ANDRADINA: JAMIL ONO QUER CAMPUS DA USP NA REGIÃO OESTE DO ESTADO

Em mais um projeto do ex-prefeito de Andradina (SP) e atual assessor de assuntos de estratégicos da atual prefeita Tamiko Inoue (PCdoB), Jamil Ono, iniciou a luta para que a região oeste do Estado de São Paulo receba campus da USP (Universidade de São Paulo).

Jamil, que tem em sua história política a atuação pelas batalhas municipalistas, ocupa o cargo de conselheiro dentro da APM (Associação Paulista de Municípios). E foi dentro da entidade que ele ganhou o primeiro e grande apoio.

 

Jamil apresenta projeto ao presidente da APM, Carlos Cruz. Foto: divulgação

 

O presidente da APM, Carlos Cruz, demonstrou total interesse e prometeu encampar a batalha por entender que é justa para o desenvolvimento e formação universitária nesta região do Estado.

“É muito satisfatório quando recebemos missões como esta do nosso conselheiro Jamil Ono e assim podermos trabalhar em sonhos possíveis que buscam o interesse de toda uma região”, comentou Cruz. “A formação universitária representa um investimento em pessoas e traz frutos para que gerações futuras tenham maiores oportunidades”, completou.

O presidente da APM gostou tanto da ideia que abriu espaço para Jamil defender a tese e colocar o assunto em votação dentro do 61º Congresso Estadual de Municípios que acontece de 24 a 28 de abril em Campos do Jordão. Caso a proposta seja aprovada no congresso, a abertura do Campus da USP fará parte da carta da APM que será entregue oficialmente ao governador do Estado, secretário da Educação de São Paulo e à reitoria da universidade.

Entre as considerações para levantar esta bandeira, Jamil fez um mapeamento e constatou que em toda a região Oeste do Estado e até no extremo noroeste não existe nenhum campus da Universidade de São Paulo.

Conforme o levantamento, a unidade mais próxima fica na cidade de Bauru. Sendo assim corredores importantes da região oeste e noroeste do Estado não possuem unidades da USP como o de Araraquara passando por São José do Rio Preto até Santa Fé do Sul e Ilha Solteira; o de Lins à Andradina e Castilho; de Marília à Panorama e, o partindo de Ourinhos até Presidente Epitácio e Teodoro Sampaio.

“As características da nossa economia regional indicam que a instalação de um campus da USP viria colaborar para o desenvolvimento, pois com o estudo universitário vem à elaboração de projetos que possibilitam alavancar as necessidades com maior aproveitamento do território para um avanço regional”, ressaltou Jamil.

Entre as especificidades regionais elencadas para justificar a abertura de Campus da USP nestas regiões do Estado, Jamil ressalta também que os municípios precisam buscar alternativas por serem os mais impactados com a guerra fiscal nas divisas com os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, mas que tem características ímpares de crescimento por possuírem uma longa área de agricultura familiar, três usinas hidrelétricas, rodovias, hidrovias e ferrovias, além ainda ter em seu traçado o gasoduto Brasil-Bolívia e de ficar próxima ao maior centro de celulose do País.

“O investimento em educação pode representar um desenvolvimento sustentável para estas regiões oeste e noroeste, que no mapa do Estado, estão entre as que mais precisam de políticas de crescimento”, finalizou Jamil Ono.

 

 

Related Post

Poesia japonesa ganha destaque na Casa Guilherme d... Serão apresentados haicais de diversos autores, japoneses e brasileiros, além de alguns escritos por Guilherme de Almeida Durante sua trajetória co...
INCLUSÃO: SP participa de encontro voltado à acess... Tóquio, a capital do Japão, recebeu entre os dias 17 e 21 de abril, o "Encontro de Especialistas sobre a Construção de uma Sociedade e Desenvolvimento...
LITERATURA: Jornalista lança livro sobre a partici... Da série túnel do tempo. Os fanáticos por futebol mais saudosistas devem se lembrar de Sergio Echigo, habilidoso ponta-direita que jogou no Corinthian...
RIBEIRÃO PRETO: O 5º Ribeirão Preto Anime Fest aco...   O Ribeirão Preto Anime Fest é um evento multi-temático de Ribeirão Preto dedicado à temas voltados ao universo jovem e Pop. Animação Japones...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *