ANDRADINA: Jamil recepciona cônsul geral do Japão em visita oficial a Andradina

No último dia 21, o prefeito de Andradina (SP), Jamil Ono (PT) recepcionou o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, que esteve em visita oficial ao município. O cônsul, que chegou acompanhado do deputado federal Walter Ihoshi (PSD), despachou com o prefeito Jamil no gabinete da prefeitura.

 

O cônsul geral do Japão, Takahiro Nakamae, ladeado pelo prefeito, deputado Ihoshi e lideranças. Foto: Secom/Prefeitura

O cônsul geral do Japão, Takahiro Nakamae, ladeado pelo prefeito, deputado Ihoshi e lideranças. Foto: Secom/Prefeitura

 

A visita foi um convite da Prefeitura de Andradina através do prefeito Jamil, endossada pelo vice-prefeito Dr. Charles Kobayashi (PSD) e prefeitos da região, como o de Lavínia, Mário Hiroshi Yamashita, de Valparaíso, Marcos Higuchi e de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, além de vereadores e comunidade nikkei.

O prefeito Jamil mostrou a Takahiro Nakamae o desenvolvimento econômico conquistado nos últimos anos pelo município, a consolidação de Andradina como cidade-polo e a liderança políticas da comunidade japonesa na região.

 

Foto: Secom/Prefeitura

Foto: Secom/Prefeitura

 

“Estreitar os relacionamentos é uma maneira de dar continuidade aos passos a serem dados para o desenvolvimento da cidade e região, já que o cônsul representa uma janela para o Japão”, comentou o prefeito Jamil.

Takahiro destacou o convite feito pelo prefeito e também o conhecimento passado por Dr. Charles sobre a região. “Uma emoção muito forte e especial, considerando que a região noroeste é o berço da história da imigração japonesa. Agradeço ao Brasil por acolher a comunidade japonesa de braços abertos. O trabalho e a cultura dos imigrantes foram inseridos na sociedade brasileira, com cidadãos com muito orgulho se deu país de origem”, explica o cônsul.

O deputado Walter Ihoshi comentou que é um privilégio estar no município acompanhando a visita do cônsul. “A comunidade nipônica foi vital na formação sócio-política das cidades da região, e com trabalho de líderes, como o prefeito Jamil, vem realizando um desenvolvimento nas diversas áreas”, ressalta o deputado.

 

Jamil destacou a importância da visita do cônsul para a região. Foto: Secom/Prefeitura

Jamil destacou a importância da visita do cônsul para a região. Foto: Secom/Prefeitura

 

Importância – Outro ponto ressaltado por Dr. Charles é posicionamento logístico estratégico em volta de três usinas hidrelétricas, com importantes sistemas de transportes hidroviário, ferroviário e rodoviário. “Como uma das funções do consulado é promover relacionamentos comerciais, culturais e sociais, esta visita tem extrema importância. Andradina é a porta de entrada do Estado de São Paulo, que abriga a maior comunidade de descendentes de japoneses do mundo, e somos a cidade-polo nas exportações e em vários serviços”, ressalta Dr. Charles.

A visita do cônsul também visa à inserção da região na Câmara de Comércio e Indústria. O Consulado pretende se unir à Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil além de outros órgãos governamentais e associações nipo-brasileiras para oferecer o melhor serviço aos japoneses residentes e empresas instaladas no Brasil e deste modo, promover o fortalecimento das relações econômicas entre os dois países.

O cônsul também foi recepcionado pela comunidade nipo-brasileira em um ato na AACEA (Associação Assistencial, Cultural Esportiva de Andradina), que contou com apresentações da Orquestra de Viola Caipira Nego Viana, Orquestra de Sopro de Andradina, folia de reis “Unidos de Belém”, a Orquestra Popular Caipira e grupo de Catira Pés no Chão da cidade de Pereira Barreto e o Bom Odori de Andradina.

 

Cônsul foi recepcionado na AACEA por grupos locais. Foto: Secom/Prefeitura

Cônsul foi recepcionado na AACEA por grupos locais. Foto: Secom/Prefeitura

 

Participantes – Acompanhou também a visita o presidente do legislativo municipal, Hernani da Bahia (PTN), e os vereadores Márcio Makoto (PT) e Joaquim Justino da Silva (PSDB). O presidente da AACEA, Paulo Massaro Matsunaga, o presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Shinichi Yassunaga, o presidente da 3ª região da Federação, Shoji Korin e o diretor da Unidade Regional Andradina (UR/15) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), Haruki Isa.

Participou também o presidente da igreja budista, Tooru Kogima, o representante do clube de serviços, Tim Ussui, o vereador de Lavínia, Edson Katayama, o vereador de Mirandópolis, Roberto Sekya, o vereador de Rubiácea, Pedro Kawakita, e o vereador de Nova Independência, Geraldo Oguri.

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Post

ESPECIAL: Jurista Kiyoshi Harada comemora 75 anos Na noite do dia 7 de maio, o jurista Kiyoshi Harada reuniu familiares, amigos e colegas de jornadas diversas num jantar comemorativo aos seus 75 anos,...
BEISEBOL: Nippon Blue Jays é campeão da Taça Brasi... O Nippon Blue Jays sagrou-se campeão da 21ª Taça Brasil de Beisebol – Categoria Adulto de 2014 ao derrotar, na final, a equipe do Gecebs por 4 a 3 em ...
RIO DE JANEIRO: Noite do Japão lotou a Rio Nikkei Durante a Noite do Japão, em 5 de março de 2016 com entrada franca, mais de 700 participantes lotaram a sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, n...
KARAOKÊ: UCE São Paulo Norte inova no 41º Festival... Realizado no dia 21 de outubro, na Associação Okinawa da Casa Verde, a União Cultural e Esportiva São Paulo Norte (UCESPN) apresentou em sua 41ª ediçã...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *