ANO NOVO CHINÊS 2016: Celebração na Praça da Liberdade deve atrair mais de 200 mil pessoas nos dias 13 e 14 de fevereiro

Acostumado a receber eventos ligados à comunidade nipo-brasileira, o Bairro Oriental vai se transformar em uma espécie de “Chinatown” nos dias 13 e 14 de fevereiro com as comemorações do Ano Novo Chinês. Para festejar o ano do macaco, que promete trazer mais prosperidade, harmonia e união, o evento espera receber cerca de 200 mil pessoas, pelo menos 20 mil a mais que na edição passada. Para acomodar os visitantes, este ano a festa acontecerá entre a Praça da Liberdade, ruas Galvão Bueno, dos Estudantes, Glória e dos Aflitos.

 

Expectativa é receber cerca de 200 mil visitantes, pelo menos 20 mil a mais que a edição passada (Foto: divulgação)

Expectativa é receber cerca de 200 mil visitantes, pelo menos 20 mil a mais que a edição passada (Foto: divulgação)

 

Segundo o presidente de honra da JCI Brasil-China –, Kawai Cheung, o objetivo é proporcionar mais segurança aos visitantes. E também tem a ver com processo de profissionalização pelo qual passa o evento, que este ano será realizado pela Tomates Fritos.

“A ideia é ampliar e consequentemente expandir a festa que, sob a gestão da JCI Brasil-China, entidade idealizadora do evento, não conseguiríamos”, explica Cheung, lembrando que o Ano Novo Chinês faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo.

“Por si só, a festa cresce a cada ano. Nós, enquanto entidade idealizadora, damos o suporte mas é preciso que haja segurança, daí a necessidade da profissionalização”, conta Cheung, acrescentando que as recentes investidas da China no futebol brasileiro (leia-se Corinthians) e o comércio bilateral fizeram com que aumentasse ainda mais as curiosidades em torno do país asiático.

“Particularmente, a cultura chinesa é muito rica e, ainda por cima, exótica. São misturas que acabam causando uma certa curiosidade por parte dos brasileiros e atraindo naturalmente cada vez mais público”, disse Cheung.

“Além disso, diferentemente da comunidade japonesa, que conta com uma série de grandes eventos ao longo do ano, a comunidade chinesa conta com apenas um grande evento anual realizado ao ar livre e aberto gratuitamente ao público”, explica Cheung, destacando que o evento costuma reunir atrações para todos os gostos, desde apresentações artísticas como Dança do Leão, Dança do Dragão e apresentação de artes marciais até a tradicional culinária chinesa.

 

“Cultura chinesa é muito rica e exótica”, diz Kawai Cheung (Foto: Jiro Mochizuki)

“Cultura chinesa é muito rica e exótica”, diz Kawai Cheung (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Atrações – Pratos típicos como Macarrão Chop Suey, Jiaozi (guiozas) e Rolinhos Primavera dividirão espaço com outros pratos da culinária chinesa, porém menos conhecidos pelos brasileiros como o Zongzi, um tipo de pamonha de arroz muito consumida na China. Todas essas delícias estarão disponíveis nas mais de 42 barracas e serão vendidas a preços que variam entre R$15,00 e R$20,00.

Entre as atrações culturais, destaques para as bandas de música pop chinesa, desfiles de moda com trajes típicos, show de ilusionismo com a tradicional atração de troca de máscaras chinesas, demonstração de pintura chinesa e apresentações de academias de artes marciais que movimentarão os dois dias de evento, além de um grande painel que será instalado na Praça da Liberdade. Nele, os visitantes deverão rodar uma manivela e descobrir o ano de seu nascimento e, consequentemente, o seu animal no Horóscopo Chinês.

Quem quiser mergulhar e conhecer ainda mais sobre a cultura chinesa poderá participar de um jogo da memória em forma de painel de madeira, que representará uma ‘aula’ de Mandarim.

 

História – A civilização chinesa considera este como o ano 4714, que contado como existência nacional, é o 83º ciclo. Para quem quiser entender mais sobre a cultura do país, haverá uma exposição sobre a China, localizada na Rua dos Aflitos, com os temas “Fábrica de Medalhas” e “Do lado de lá” repleto de curiosidades, grandes descobertas, ícones, etiquetas e etc., que conta com a participação voluntária de alunos e professores do Instituto Sidarta.

No dia 13 de fevereiro (sábado) a festa começa pontualmente às 12h com a tradicional contagem regressiva. A queima de fogos acontecerá no final do dia, às 20h. O ritual é seguido à risca, pois, segundo a tradição chinesa os fogos afastam os maus espíritos e trazem sorte. Para atrair mais prosperidade, alegria e boas energias, as danças do Dragão e do Leão são sem dúvida os momentos mais esperados do evento e que não podem faltar na festividade chinesa. As apresentações acontecerão durante o desfile de abertura, onde é oferecido alface ao leão que garante muita sorte e dinheiro no bolso. Haverá, também, a dança do dragão e do leão ao longo do dia.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Data: 13 e 14 (sábado e domingo) de Fevereiro de 2016.

    Local: Praça da Liberdade (Em frente ao metrô Liberdade – Linha 1 azul)

    Horário: 12 às 20h no dia 13/02 (Sábado) e das 11 às 19h no dia 14/02 (Domingo)

     

    Related Post

    SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: FIM DO ANO NO TEMPLO HONGWAN... FIM DO ANO NO TEMPLO HONGWANJI – Almoço no domingo. Cada um levou o seu prato. Sorteio de brindes. E entrega dos produtos adquiridos com a renda obtid...
    CULTURA: Mangaká Nobuhiro Watsuki participa de eve... O mangaká Nobuhiro Watsuki, responsável por títulos como Rurouni Kenshin, conhecido no Brasil como Samurai X; Busou Renkin (Alquimista Armado) e Embal...
    SOCIAL: Fernando Haddad anuncia a SP Cine, encerra...   No último dia da Mostra Internacional de Cinema, uma boa notícia aos amantes de produção cinematográfica do estado e capital. Coincidência o...
    ATIBAIA ESPECIAL: 36ª Festa de Flores e Morangos p... A Festa de Flores e Morangos de Atibaia, que este ano chega a sua 36ª edição, mostrou que é mais que uma atividade cultural. A festa, que prossegue ne...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *