ANO NOVO CHINÊS 2017: Celebração na Praça da Liberdade deve atrair mais de 200 mil pessoas nos dias 28 e 29 de janeiro

A comunidade chinesa no Brasil se prepara para celebrar a chegada do Ano Novo Chinês – um dos feriados mais importantes da China e que este ano será no dia 28 de janeiro – a festa deve começar no dia 27 de janeiro e se estender até 2 de fevereiro naquele país – a Associação 21 Tomates Fritos prepara a 12ª edição da festa, que acontece exatamente no mesmo final de semana – 28 e 29 deste mês – no Bairro Oriental, um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo e que reúne, além da comunidade japonesa, membros das demais comunidades asiáticas radicadas na Capital.

 

Comunidade chinesa celebra Ano Novo na Praça da Liberdade. Foto: Aldo Shiguti

 

Este ano sob a regência do Galo, a festa completa o ciclo dos 12 signos. E com muitas novidades. “Como acontece em todas as comemorações chinesas, não poderão faltar as danças dos leões e do dragão e muitas artes marciais”, antecipa Kelly Lam, da Associação 21 Tomates Fritos, entidade que reúne quatro ex-presidentes da JCI Brasil-China, idealizadora do evento.

 

Bairro Oriental será palco do Ano Novo Chinês nos dias 28 e 29.

 

Este ano, a exemplo de 2016, a festa acontecerá na  Praça da Liberdade e se estenderá pelas ruas Galvão Bueno, dos Estudantes, dos Aflitos e Glória. O objetivo é proporcionar mais conforto e comodidade aos visitantes. Segundo os organizadores, são esperados cerca de 200 mil pessoas nos dois dias de festa, ou 5 mil pessoas por hora.

 

Como toda festa chinesa as danças dos leões e dos dragões costumam chamar a atenção do público. Arquivo Aldo Shiguti

 

Identificação – Kelly Lam explica que, além da curiosidade normal dos brasileiros em relação à cultura oriental, a festa chinesa costuma despertar interesse também pelo lado místico. E muito também em função da culinária, da música e das danças, que usam muita cor – predominantemente o vermelho e o amarelo.

 

Apresentação de danças é uma das atrações da celebração do Ano Novo Chinês. Arquivo Aldo Shiguti

 

“Acredito que os brasileiros se identificam muito com isso, até porque a cultura chinesa é muito rica”, conta Lam, acrescentando que a China também se tornou um importante parceiro comercial para o Brasil. “E eventos como a celebração do Ano Novo Chinês costumam aproximar ainda mais os dois países”, diz Lam, lembrando que, desde a segunda edição, a festa passou a fazer parte do Calendário de Eventos do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).

 

Festa reúne participantes de todas as idades. Arquivo Aldo Shiguti

 

Pamonha e guioza – . “Mas desde o primeiro ano a receptividade do público tem sido muito boa”, diz ela, afirmando que de lá para cá a festa tomou uma dimensão tão grande que precisou ser profissionalizada. Daí a necessidade de criar a Associação 21 Tomates Fritos. “Até porque a idealizadora, a JCI Brasil-China, muda de gestão todos os anos e a festa não tinha continuidade como tem agora”, destaca Lam, explicando que, além das atrações culturais, os visitantes poderão provar alguns dos principais pratos típicos chineses como o macarrão chop suey, o jiaozi (guiozas), rolinhos primavera e até o zongzi, uma pamonha feita de arroz embrulhada em folha de bananeira. Todas essas  estarão disponíveis nas barracas e e food trucks que estarão espalhados na festa.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    12º Ano Novo Chinês

    Quando: Dias 28 e 29 de janeiro

    Horário: Sábado: das 12 às 20h; e domingo,  das 11h às 18h

    Onde: Praça da Liberdade e arredores (próximo à estação Liberdade do metrô)

     

     

    Related Post

    CULTURA: SESC REGISTRO PROMOVE WORKSHOP DE SHODO Participantes do Workshop de Shodo no Sesc de Registro. Foto: divulgação   O Sesc Registro promoveu, no último dia 7, o Workshop de Shodo ...
    HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
    MÚSICA: Joe Hirata recebe convidados especiais par...   Como parte das comemorações de seus 15 anos de carreira, o cantor Joe Hirata embarca, literalmente, para uma aventura marítima. Trata-se do ...
    ARTES MARCIAIS: Família Kishikawa comemora 42 ano...   Para comemorar 42 anos da prática de kendô da família Kishikawa e 20 anos do Saga Kendô (Hagakure-Kan), o patriarca do clã, Yoshiaki Kishika...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *