ARTE: Exposição de Cerâmica de Jacy Takai e Alunos no Bunkyo

 

O Ateliê Jacy Takai realiza uma Exposição de Cerâmica reunindo peças criadas pela professora Jacy Takai e seus alunos, de 6 a 8 de setembro, no Salão Nobre da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, em São Paulo.

O evento reúne cerâmicas queimadas em alta temperatura (1300º C), produzidas a partir de técnicas totalmente japonesas. Além das obras da professora, são trabalhos individuais de 17 alunos, incluindo quatro convidados de terceira idade.

 

 

 

Destaque também para um painel que integra as obras criadas por todos os alunos em conjunto com a professora sob o tema comum “Natureza”.

Durante o evento estão programadas demonstrações com ceramistas sobre o manuseio da argila e aplicação da técnica, quando o público poderá apreciar a feitura de uma peça no torno. Ainda inclui demonstrações de Ikebana e cuidados com o Bonsai.

Participam da Exposição de Cerâmica: Cristina M. Honda, Delsa Nagata, Eiko Nodomi, Hatsumi Harada Panadés, Helena F. Saito Oda, Mariana Zoccoli, Mari Yoshiura, Mirian M. D. Fugivara, Rosi Mary Fantinato Giordano, Sandra Padula, Susana Marechal, Yoneo Oda e Yukimi Nagata. Entre os alunos convidados estão Kirie Hideshima, Masayuki Hideshima, Massami Nishimura e Miwa Nagueishi, além da ceramista convidada Zaira Catarina de Luca.

 

 

A ceramista Jacy Takai

Jacy Takai, nascida em Marília, filha de japoneses da província de Tottori (Japão), iniciou sua vida artística pintando telas, passou para a pintura em porcelana e só depois veio sua paixão pela arte em cerâmica.

Fez curso na Universidade de Tóquio, teve aulas com o professor Motoo Kato, na cidade de Seto (província de Aichi), e também na cidade  de Toki (província de Gifu), com o professor Yasogi Sassaki. Participou de curso de Química na USP, onde aprimorou sua própria técnica e os segredos do esmalte para a pintura em cerâmica.Jacy Takai, nascida em Marília, filha de japoneses da província de Tottori (Japão), iniciou sua vida artística pintando telas, passou para a pintura em porcelana e só depois veio sua paixão pela arte em cerâmica.

Montou seu primeiro ateliê em 1972 e desde 1974 passou a ministrar aulas. Com uma bagagem de 41 anos de experiência, ainda hoje, aos 80 anos de idade, prepara as fornadas pessoalmente, trabalho que requer muita habilidade e dedicação. O posicionamento das peças no forno e o cuidadoso controle de sua temperatura são fatores determinantes para promover o requinte e a beleza das peças, com delicado realce às diferentes tonalidades de seus esmaltes cuja reação físico-química surpreende a cada queima.

Realizou várias exposições individuais, destacando-se as ocorridas na cidade de Imari (1987) na província de Saga, no Japão, e em Buenos Aires (2004), na Argentina, além de inúmeras exposições coletivas.

Cria e produz objetos utilitários, vasos e grandes potes – que é a sua marca. Sua maior obra foi confeccionar 2.000 placas de cerâmica, com diferentes cores e relevos, que compuseram os painéis decorativos da parte interna da Igreja São Francisco Xavier, em Maringá (1989), idealizada pelo Padre Ryo Tanaka, já falecido.

 

 

 

A convidada especial Zaira Catarina de Luca 

 

A convidada especial, Zaira Catarina de Luca, é ceramista artística e começou a transformar barro em arte há mais de 30 anos. É formada em Artes Plástica pela UNESC-Universidade do Extremo Sul Catarinense/Criciúma e possui especialização em São Paulo, Japão, Itália, Argentina e Califórnia. É professora na SATC – Escola Técnica de Criciúma (SC).

 

 

 

 

 

 

Serviço

EXPOSIÇÃO DE CERÂMICA

Abertura:
Dia 6 de Setembro de 2013 (sexta) 
Horário: 18h às 21h30
Apresentação especial de dança com a professora Kirie Hideshima e do grupo Cia de Dança Fernanda Zuppo.

Exposição/Programação:
Dia 7 de Setembro de 2013 (sábado)
Horário: 9h às 19h
-Demonstração de torno – às 10h30 e 16h30
-Demonstração de Ikebana – às 14h

Dia 8 de Setembro de 2013 (domingo) 
Horário: 9h às 17h
-Demonstração de torno – às 11h
-Demonstração de Ikebana – às 14h

Local:
Salão Nobre da Sociedade Brasileira de Cultura
Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade/SP
(próximo do Metrô São Joaquim)

 

Patrocínio:
Hoss Construtora
Mimo Restaurante

Apoio Cultural:
Cerâmica Nova Farias
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Gráfica Mil Folhas
Fundação Japão em São Paulo

 

Mais informações:
mitakeshiro@gmail.com

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: Lançamento da terceira edição do livro “O ...   Literatura - Aconteceu na noite do dia 20 (quinta-feira), o lançamento da terceira edição do livro “O Nikkei no Brasil”, no Salão Nobre da S...
LITERATURA: Jo Takahashi lança o livro Izakaya – P...   Você sabe o que é um Izakaya? O trio, o escritor japonês Jo Takahashi, a ilustradora Mika Takahashi e o fotógrafo Tatewaki Nio desvendam del...
JAPAN HOUSE SÃO PAULO: JAPAN HOUSE São Paulo tem p... Centro cultural convida os pequenos e suas famílias para passeio completo, com atividades divertidas e lúdicas programadas para o feriado    ...
SOFTBOL: Central Glória conquista a X Taça Brasil ...   Realizado no Nikkey Clube de Marília , interior de  São Paulo, nos dias  27 e 28 Abril 2013, a X Taça Brasil de Softbol Feminino Interclubes...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *