ARTES: Artistas nikkeis participam da ‘1ª Exposição Manifesto do Papel’ na Casa Sinlogo

Com a era digital todos acreditavam que o papel iria sumir da face da terra. Para mostrar que ele está mais vivo do que nunca, um grupo de sete artistas decidiu mostrar a importância do papel na arte na “1ª Exposição Manifesto do Papel” que acontece neste sábado (9), das 15h às 21 horas, na Casa Sinlogo, em Pinheiros (zona Oeste de São Paulo). A exposição segue até dia 30 de maio. Em sua primeira edição, a mostra traz pinturas e esculturas dos mais talentosos artistas da nova safra, integrantes do Cocoon Collective – Cako Martin, Danilo Kato, Digo Cardoso, Fepe Camargo, Maíra Fukimoto, Yara Fukimoto e Zansky de Zaster. Todos os trabalhos utilizam os diversos tipos de papéis Canson, entre eles, artísticos, especiais, 100% algodão.

 

Obra de Yara Fukimoto que está presente na mostra (Foto: divulgação)

Obra de Yara Fukimoto que está presente na mostra (Foto: divulgação)

 

A curadora e responsável pela mostra, Stephanie Marihan fala sobre o a importância da exposição. “É a primeira mostra em prol do desenvolvimento e valorização do papel na arte”, afirma, acrescentando que “em sua diversidade de texturas, tipos de fibras, gramaturas, é o primordial suporte da criação na arte, o meio pelo qual artistas põem em prática sua criatividade, a base em que ocorrem o registro e a experimentação necessários para o nascimento de suas obras”.

 

Trabalho de Danilo Kato, que debuta em coletivas (Foto: diuvlgação)

Trabalho de Danilo Kato, que debuta em coletivas (Foto: diuvlgação)

Ações – “Manifesto do Papel traz desenhos, pinturas e esculturas utilizando os mais diversos tipos de papéis da Canson, marca francesa centenária”, diz. “Pensando nisso, juntos desenvolvemos o entendimento e da valorização do papel na arte. O papel contando a sua história. Nós vamos ter várias ações durante a exposição”, diz Stephanie Marihan, afirmando que a mostra é “imperdível”.

Nas 12 oficinas, gratuitas, com duração de 4h e com limitação de até 20 pessoas, profissionais de várias vertentes das artes visuais vão ministrar palestras permitindo aos participantes conhecer mais sobre técnicas artísticas que utilizam papéis como suporte e experimentá-los como por exemplo na serigrafia, graffiti e aquarela, além de sua utilização no processo criativo e impressão.

Durante a exposição, a Canson Brasil vai distribuir entre os presentes 600 kits especiais,  contendo amostras dos mais diversos tipos de papéis, lambe-lambe serigrafado com frases diversas entre outras surpresas, além de um cartão de desconto nas compras de papéis da Canson em lojas de materiais artísticos apoiadoras do evento.

 

 

Obra de Maira Fukimoto (Foto: divulgação)

Obra de Maira Fukimoto (Foto: divulgação)

Nikkeis – Maíra Fukimoto é uma das três artistas nikkeis que participa da mostra, e explica sobre a sua arte. “É uma honra fazer parte desse Cocoon Collective. É diferente”, fala. “Eu trago quatro obras, sendo duas em papel marchê e duas pinturas. A minha expectativa de mostrar os meus trabalhos é muito grande, estou bem animada”, finaliza Maíra.

Já a irmã de Maíra, Yara Fukimoto, que também é uma das expositoras, confessa que o papel é tão importante na produção das artes tanto quanto outros produtos. “Queremos mostrar o valor real do papel. Através do papel quero mostrar como me expresso e como vejo o mundo. É muito orgânico o meu trabalho”, explica. “Queremos perpetuar o papel na arte, pois ele persiste no tempo, e é utilizado até hoje. Das minhas quatro obras, duas em nanquim e aquarela, e outras duas obras em esculturas”, completa Yara.

Quanto ao nikkei e mascote do grupo, Danilo Kato se diz muito feliz em participar da exposição coletiva. Já fez uma exposição solo, coletiva é a sua primeira. “Fiquei muito feliz em fazer parte desse coletivo, é fruto do reconhecimento do meu trabalho”, pondera.  “A minha expectativa é grande e saber que estou entre amigos, é muito legal”, completa.

(Luci Judice Yizima)

 


 

 

Exposição Manifesto do Papel

Onde: Galeria Casa Sinlogo – Rua Oscar Freire, 2221 – Pinheiros – São Paulo – SP

Quando: 09 até 30 de maio

Horário: das 15 às 21h

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LAZER: CDC UCRA, NO HELIÓPOLIS, RECEBE NOVA ESTRUT... O CDC Ucra, no bairro de Heliópolis (zona Sul de São Paulo), foi inaugurado no último dia 22 com a presença do prefeito João Doria (PSDB), do deputado...
SOCIAL: Shinnenkai do Coral Bunkyo CORAL BUNKYO – O Coral Bunkyo realizou no dia 28 de janeiro, no Garden China (zona Sul de São Paulo), o seu tradicional Shinnenkai (Festa de Confrater...
BEISEBOL: Atibaia, Mogi e GECEBS garantem vaga nas... Nippon Blue Jays se classifica se vencer seu jogo na última rodada da fase de classificação Faltando uma rodada para o encerramento da fase de classi...
TRADIÇÃO: Ryukyu Koku Matsuri Daiko realiza seu pr... Conhecido por suas apresentações em eventos da comunidade nipo-brasileira, o grupo de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko realizou, no dia 30 de agosto, s...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *