ARTES: Exposição ‘Mabe 20 Anbos’ reúne obras inéditas do artista

Com curadoria do artista plástico Yugo Mabe, acontece nesta quarta-feira. 22, a partir das 19 horas, na galeria Joh Mabe Espaço de Arte & Cultura, a abertura da Exposição Mabe 20 Anos.Trata-se de uma homenagem da família aos 20 do falecimento de um dos principais artistas plásticos do Brasil. A mostra, que ficará aberta ao público até o dia 5 de dezembro (de segunda a sexta, das 10 às 17 h, e sábados, das 10 às 14 h), é uma parceria com a Smart Gallery, que terá seu lançamento “oficial” no dia da inauguração e será tocada por Joh e Dan e Yugo, sobrinhos e filho de Yugo.

 

Exposição ‘Mabe 20 Anos’ reúne obras inéditas do artista. Divulgação

 

Com uma seleção de obras inéditas e de gravuras do pai, Yugo Mabe disse ao Jornal Nippak que procurou priorizar a qualidade em detrimento da quantidade. “Se fosse um museu, por exemplo, colocaríamos mais obras, mas por ser um ambiente cujo espaço é um pouco menor minha preocupação foi a de mostrar a pluralidade e a extensão das obras do meu pai”, conta Yugo, lembrando que a exposição foi um pedido de sua mãe, dona Yoshino Mabe.

Estarão expostas cerca de 20 serigrafias além de pinturas a óleo das fases abstracionista e figurativa. “A maioria das obras nunca saiu do acervo da família”, destaca Yugo, acrescentando que teve apenas três meses para preparar a exposição.

 

Algumas obras estarão à venda pelo site Smart Gallery. Foto: divulgação

 

Da fase figurativa, Yugo explica que selecionou quadros mais recentes, das décadas de 80 e 90. “Muita gente acha que nunca mais pintou paisagens depois da década de 50, quando se tornou profisisonal. Mas ele sempre dizia para nós que era bom continuar pintando para não esquecer como se desenhava”, conta Yugo, afirmando que será a primeira vez que uma exposição sobre seu pai reunirá uma quantidade significativa de serigrafias.

“O objetivo é fazermos algo bonito”, destaca Yugo, acrescentando que sua preocupação, além de reunir obras inéditas, também foi a de não decepcionar as pessoas que acompanhram a carreira de seu paí.

Um pouco de Mabe – Manabu Mabe nasceu em Takara, Vila Shiranui, Município de Udo, província de Kumamoto, em 1924, atualmente cidade de Shiranui. Faleceu em São Paulo em 1997. Imigrou para o Brasil em 1934, com 10 anos de idade, instalando-se por 3 anos com a família na Fazenda Sakamoto, em Birigui. Em 1937 transferiu-se para a região de Guararapes e em 1939 instala-se na fazenda do sr. Ushiyama, na colônia União, em Lins.

Paralelamente ao seu trabalho no cafezal inicia aos 18 anos sua trajetória de pintor, pintando maçãs com crayons trazidos do Japão e paisagens com aquarelas. Participou do Grupo dos Quinze, criado pelos artistas Handa, Takaoka, Tamaki e Kaminagai e em 1950 inicia a carreira de pintor profissional, instalando seu ateliê no bairro do Jabaquara.

 

Maioria dos trabalhos pertence ao acervo da família. Foto: divulgação

 

Já em 1959 Manabu Mabe recebe o prêmio máximo em artes plásticas no Brasil, na V Bienal de São Paulo, com o Prêmio de Melhor Pintor nacional.

Possui obras em diversos museus e galerias, no Brasil e no exterior, entre eles no Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da USP, Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes, RJ, Museu Manchete, RJ, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu de Arte de Belo Horizonte, The Museum of Fine Arts Houston, EUA, The National Museum of Art, Kioto, Japão, The Kumamoto Museum of Art, Japão; The Kamakura Museum of Modern Art, Japão; Rikka Museum of Art, Tókio; The National Museum of Art, Osaka, Japão; Lowe Art Museum, Miami, EUA; Museum of Moderm Art of Latin America, Washington, EUA; Museo de Belas Artes de Caraça, Venezuela; The Hakone Open Air Museum , Japão; Moa, Museum of Art , Atami, Japão; Iwasaki Art Museum, Kagoshima,Japão; Murauchi Art Museum, Tóquio, Japão e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

 

(Aldo Shiguti, com site da Assembleia Legislativa do Estado de SP)

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    SERVIÇO

    Exposição – Mabe 20 Anos

    Quando: De 23 de novembro a 5 de dezembro. De segunda a sexta, das 10 às 17 h, e sábados, das 10 às 14 h. Abertura: Hoje, 22 de novembro, às 19 horas

    Onde: Joh Mabe Espaço de Arte e Cultura (Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4225)

    Informações pelo telefone: 11/3885-7140

    Realização e vendas: Smart Gallery (compras antecipadas no site: www.smartgallery.com.br)

    Related Post

    COMIDA DA BATCHAN: OFICINA DE COMIDA JAPONESA CASE... A 1ª Edição da Oficina de Comida Japonesa Caseira contou com a participação de 22 pessoas –  lotação máxima – dos quais 12 eram descendentes de japone...
    OSHIBANA: 16ª Exposição da professora Alice Imai a... Acontece neste fim de semana, 11 e 12, das 9 às 18h30, no Instituto Iace, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), a 16ª Exposição de Oshibana-e. Prom...
    SAÚDE: Hospital Santa Cruz promove palestra sobre ... Palestra “Coração na Batida Certa”, em parceria com a SOBRAC, é aberta ao público.   Objetivo é prevenir arritmias e morte súbita cardíaca, ...
    CONCERTO: Pianista Fábio Caramuru se apresenta nes... Depois de um semestre bastante movimentado, o Centro Cultural da Aliança Cutural Brasil-Japão encerra suas atividades em 2017 com “chave de ouro”, ou ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *