ARTES: Instituto Tomie Ohtake recebe Stella Holmes para um “preview” do documentário West Encounters East

 

O Instituto Tomie Ohtake recebe nesta sexta-feira (26) a consultora produtora de artes Stella Holmes, reconhecida como uma das principais personalidades do mundo das artes de Miami, para apresentação um trailler do documentário, o “West Encounters East”, em fase de produção. Estarão presentes ao evento além do diretor do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, os artistas Yutaka Toyota, Takashi Fukushima, Kazuo Okubo e Guillermo Ueno, da Argentina, entre outros convidados e colaboradores do projeto.

Parte dos depoimentos e entrevistas foi gravada em julho deste ano com os filhos dos renomados artistas contemporâneos como Mabe e Fukushima: Yugo e Takashi, respectivamente, além de Toyota, Kazuo Okubo, Cristina Sá e o ceramista Megumi Yuasa.

 

 

A equipe chega a São Paulo para mais uma rodada de entrevistas e tomadas de imagens para finalizar o documentário, que terá uma hora de duração e será lançado em fevereiro de 2013 pela televisão norte-americana Public Television, com a audiência de mais de 65 milhões de espectadores.

O filme com os artistas nipo-brasileiros é o primeiro de uma série com a produção executiva de Stella Holmes e a produção de Linda Corley, sobre O Encontro entre as culturas da Ásia e da América Latina. Além de realizar curadorias de exposições, o projeto tem um forte compromisso com a formação acadêmica e recorre a historiadores de arte, especialistas em estudos culturais e escritores de literatura para conectar o público de todas as origens e para situar a obra de arte em nosso contexto sócio-histórico global.

A missão mais profunda, perante uma época de mudanças entre civilizações diferentes, é promover a consciência mútua e o respeito como uma forma de maior tolerância e mais intercâmbio positivo. West Encounters East transforma cultura em Encontros artísticos – culturais.

A série de documentários “West Encounters East” pretende fazer uma releitura, abrir um novo enfoque ao tema “influência e simbiose” ao enfatizar a trajetória de artistas japoneses que, mesmo trazendo em suas origens e formação a cultura japonesa, desenvolveram um trabalho artístico valioso nos países latinos onde se radicaram influenciados pelo meio, a natureza e cultura local.

“A forma como se deu a integração da cultura japonesa na sociedade brasileira nas artes marciais, na culinária, na dedicação aos estudos e também na arte, nos cativou e motivou a fazer a primeira série do documentário com artistas nipo-brasileiros”, revelou a produtora Stella Holmes, argentina radicada nos Estados Unidos.

 

[kkytv id=”qwBtGTuR7Yc” width=”600″ height=”361″]

 

 

Stella Holmes é uma cidadã do mundo

 

Nascida em Buenos Aires, educada em Paris e EUA, a fundadora do West Encounters East pode ser descrita como uma cidadã do mundo. Formada em História da Arte, além de ser colecionadora, estudou na Université La Sorbonne e University of Miami. Stella fez sua vida em Miami e tem dedicado grande parte de seu tempo para a comunidade. Entre suas atividades estão: Curadora do Viscaya Museum and Gardens; Membro, Director’s Circle, Lowe Art Museum e principal apoiadora do ArtLab, uma série de exibições lançadas pelo Lowe Art Museum e Departamento de Arte e História da Arte da Universidade de Miami para promover a experiência em ser curador, aos estudantes da Universidade; Stella Holmes é também empreendedora do ramo de imóveis através da sua empresa Overseas Partners Realty.

 

Recepção:

Data: dia 26 de outubro, das 20h às 22h

Local: Instituto Tomie Ohtake – Rua dos Coropés, 88

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: Cruzeiro Japão em Alto Mar contou com apre...   JOE HIRATA – Realizado pela RA Turismo entre os dias 16 e 23 de março no MSC Magnífica para Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Leste, o Cr...
ANIME: Jesus e Buda passam férias juntos em Tóquio...   Se Jesus Cristo tirasse férias ele iria para onde? Já imaginou essa situação? E se ele viesse aqui para a Terra, faria o quê? Agora junte Je...
CONCURSO DE DESENHOS: Fundação Japão anuncia desen... Desenho da estudante Cindy Natsuki Yoshita (foto: divulgação)   A estudante Cindy Natsuki Yoshita, de 12 anos, da Fundação Instituto Educa...
DIADEMA: 29º Kyodo Matsuri – Miss Ryuso une cultur... A Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB) e Centro Cultural Okinawa do Brasil (CCOB) realizam neste fim de semana (30 e 31), nas dependências do CC...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *