ARTES MARCIAIS: Brasil se destaca no Mundial de Karatê-Do Goju-Kai no Canadá

*Akira Saito

 

Entre os dias 27 de setembro a 01 de outubro, aconteceu no Richmond Olympic Oval (arena Multi Esportes construída em 2006 para abrigar as Olimpíadas de Inverno de Vancouver), no Canadá, o 7th Karate-Do Goju-Kai Global Championships, evento que reúne os melhores atletas de Karate-do do estilo Goju-ryu, linhagem Goju-kai (Yamaguchi-Ha) do mundo e acontece somente de quatro em quatro anos.

 

A delegação brasileira teve uma excelente performance no Mundial de Karatê realizado no Canadá. Arquivo Pessoal

 

Estiveram presentes delegações do Japão, Estados Unidos, país sede Canadá, Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Hong Kong, Indonésia, Hungria, Taiwan, Inglaterra, África do Sul, Namíbia, Suíça, Irã, Suécia, Austrália, Índia, Taipei, Holanda, Filipinas, Tailândia, Nepal e Paquistão.

 

Os Saito Brothers (Akira e Horácio) trouxeram a Prata para o Brasil. Arquivo Pessoal

 

O evento teve início no dia 27 de setembro com credenciamento oficial dos atletas, pesagem e congresso técnico e de árbitros.

No dia 28 aconteceu a cerimônia de abertura que, além do tradicional desfile das delegações, contou também com uma apresentação inédita do Saiko-Shihan Yamaguchi Goshi (líder da organização mundial) do Kata “Tenryu”, o último kata dos quatro considerados de “Mestres” (Genkaku, Chikaku, Koryu e Tenryu). Também aconteceram as competições de Kata e Kumite Sub 21, Senior Individual e Master.

 

Equipe Kumite (William, Edmar, Elias e Miguel): bronze. Arquivo Pessoal

 

No dia 29 aconteceram as competições de Kata Equipe, Bunkai-Kata-Kumite e Kumite Equipe e no dia seguinte as competições de Kata e Kumite até 13 anos e Para-Karate. No dia 1 de outubro foram realizadas as competições de Kata e Kumite 14/15 anos e 16/17 anos e para finalizar, à noite, o jantar de confraternização “Sayonara Party”.

 

Luciana Ribeiro (à esquerda) também conquistou Prata. Arquivo Pessoal

 

O Brasil obteve um ótimo resultado, conquistando onze medalhas, sendo Ouro com Fernando Henrique Vital Filho (Kumite 14/15 anos) e William Pinto Gomes (Kumite Master 40/50 anos); Prata com Jean Monné Medrado (Kumite Senior +18 anos +84 kg), Luciana de Fátima Ribeiro (Kata Senior +16 anos acima de Sandan), Akira Saito e Horácio Saito (Bunkai-Kata-Kumite Senior +16 anos), Miguel da Veiga Paula Neto (Kumite Sub21); e Bronze com Horácio Saito (Kata Senior +16 anos acima de Sandan) – Edmar Alves de Carvalho (Kumite Master 40/50 anos) – Hirochi Ulrich Odakura (Kata 12/13 anos), Gabriela Silva Yotsumoto (Kumite Sub21), Kumite por Equipe com os atletas: William Pinto Gomes, Edmar Alves de Carvalho, Elias Gerson Eler, Miguel da Veiga Paula Neto.

 

Dois brasileiros no pódio: Wiliam (campeão) e Edmar (3º) . Aquivo Pessoal

 

Técnicos da Delegação: Akira Saito, Horácio Saito, William Pinto Gomes e Edmar Alves de Carvalho. Árbitros Oficiais Credenciados: Paulo Cesar Mucelin e Anderson Pereira do Nascimento. Fisioterapeuta: Luciane B. Silva.

A Delegação foi comandada por seu representante oficial no Brasil, Luiz Kotsubo – Renshi-Shihan que esteve presente também em todas as reuniões com os líderes de outros países onde foram discutidas as medidas futuras a respeito de eventos, seus conceitos técnicos e organizacionais. Kotsubo Renshi-Shihan está à frente da IKGA-Brasil (International Karate-do Goju-kai Association – Brasil) desde 2007 e desde então levou a delegação brasileira em todos os eventos internacionais e sempre tendo atletas no pódio: Mundial 2009 na África do Sul, Mundial 2013 na Índia, Panamericano 2016 no Chile e Mundial 2017 no Canadá, apenas citando alguns exemplos.

 

Gabriela Silva Yotsumoto também foi bronze. Arquivo Pessoal

 

Exemplo – A estada em Richmond (cidade da província de Columbia Britânica, grande metrópole de Vancouver) foi muito boa, uma cidade formada por uma grande parcela de imigrantes asiáticos e traz como referência, a limpeza, a organização, o bom atendimento e facilidade de locomoção. Locais públicos para passeios e também para prática esportiva que dariam inveja às instalações privadas do Brasil, são comuns em uma cidade típica de primeiro mundo, onde o dinheiro público é gasto da forma correta, ou seja, em benefício da população.

 

Fernando Henrique Vital Filho trouxe o Ouro para o Brasil. Arquivo Pessoal

 

Na arena Richmond Olympic Oval, funcionam ringues de gelo para jogos de Hóquei, quadras de basquete, de vôlei, pista de atletismo indoor, paredão de escalada, academia de musculação, museu olímpico, lanchonetes e lojas de materiais esportivos e souvenires entre outras coisas.

O próximo Mundial será realizado na cidade de Tóquio, no Japão em 2021 e com certeza o Brasil estará novamente bem representado.

Parabéns ao Renshi-Shihan Luiz Kotsubo e a todos da Deleção Brasileira nesta grande conquista!!!!!

 

AKIRA SAITO

AKIRA SAITO

Renshi-Shihan (Mestre) 5 Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares: akira.karate@gmail.com
whatsapp – (11) 98462-6797
AKIRA SAITO

Últimos posts por AKIRA SAITO (exibir todos)

    Related Post

    SHOGUI: Associação Brasileira realiza Campeonato n... Jogo bastante praticado no Japão mas ainda pouco divulgado no Brasil, o shogi (ou shôgui, em português) – também conhecido como xadrez japonês – está ...
    NIPPAK PESCA: Expedição Fishing Co. – Parte II Continuação da “aventura pescativa” que teve 2 objetivos: ir atrás dos grandes e valentes tucunarés e testar os mais recentes produtos no conceito fis...
    MUNDIAL DE CLUBES: Tradicional grito ‘Vai Co...   Milhares de torcedores do Timão usam a expressão para marcar presença no oriente   Do R7 O Japão não será o mesmo depois da passag...
    AKIRA SAITO: QUE DEUS ABENÇOE A TODOS “Independentemente em que se acredita, a maior prova de existência espiritual é o amor e o bem querer ao próximo”   Demonstrar carinho e afet...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *