ARTES MARCIAIS: Comunidade do karatê lamenta morte do mestre Tsunioshi Tanaka

O karatê ficou mais triste com o falecimento do mestre Tsunioshi Tanaka, 7º dan, ocorrido no último dia 18, em São Paulo, vítima de complicações por conta de uma infecção. Nascido em 14 de fevereiro de 1934 na cidade de Lins (SP), mestre Tanaka partiu aos 82 anos de idade. Diretor-presidente da Associação Karate-Do Tanaka, na Vila Prudente (zona Leste da Capital), deixa a esposa, Kanami, o filho e um casal de netos, além de vários discípulos.

 

Mestre Tsunioshi Tanaka, que deixa um legado de respeito, disciplina, determinação e humildade. Foto: Reprodução

 

Em comunicado nas redes sociais, os alunos do mestre manifestaram suas tristezas e, ao mesmo tempo, destacaram seu legado. “Estamos desolados com esta perda, mas cientes do grande legado deixado a nós por essa grande figura do Karatê-Do brasileiro. Formado em Educação Física e Ciência do Esporte, o mestre Tsunioshi Tanaka é um grande nome do Karatê e esteve na companhia de outros grandes nomes ao longo de sua trajetória, como Seiichi Akamine, Sadao Saito, Mas Oyama, Shigeru Oyama, Tadashi Nakamura, Yoshihide Shinzato e Juichi Sagara.  Sempre foi um estudioso do Karatê e desenvolveu sua metodologia visando ensinar cada perfil de aluno de acordo com sua capacidade e potencial”.

Em outro trecho, o comunicado lembra que “nas mais de cinco décadas no comando da associação, as contribuições foram muitas, desde divulgação da arte a promoções e participações nos primeiros eventos de karatê realizados no Brasil. Também é notável a marca de mais de 11.700 alunos que já passaram pela associação, adquirindo mais bem-estar e saúde, além de aprenderem os valores contidos no caminho do guerreiro, como respeito, disciplina, determinação, tranquilidade e humildade”.

 

Mais de 11.700 alunos passaram pela associação do mestre

 

Depoimentos – Outros mestres também lamentaram a perda. Para Flavio Vicente de Souza, 7º dan, da Associação Okinawa Shorin-Ryu Jyureikan do Brasil e Okinawa Kobudo Jinbukai do Brasil, Tsunioshi Tanaka “foi um grande mestre”. “Como outros kodanshas da época, ele contribuiu muito para o desenvolvimento do karatê brasileiro. No meu exame de faxia preta, tive a honra de tê-lo como um dos avaliadores, na época em que ele fazia parte da Federação Paulista de Karatê”, disse Flavio Vicente, lembrando que, além do mestre Tanaka, fizeram parte da mesa os também mestres Yoshihide Shinzato, Juichi Sagara e Koji Takamatsu.

“Por isso, sempre digo: vamos continuar para sempre o legado dos mestres do karatê. ‘Budo wa mugem de waru!’, ou seja, ‘O caminho do Budo é infinito’”, destacou Flávio Vicente.

A importância de Tsunioshi Tanaka também foi reconhecida pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD), que em 2013 o homenageou com uma placa pelos 50 anos de dedicação, empenho e fundação da Associação Karatê-Do Tanaka.Em entrevista ao Jornal Nippak, Ihoshi disse que “nós perdemos um grande homem, um grande mestre que ensinou não só a arte marcial que ele ajudou a propagar no Brasil, como também valores humanos”.

“Eu, que tive o privilégio de conhecê-lo e a honra de acompanhar seu trabalho, posso afirmar que perdemos um grande mestre. O mestre Tanaka finalizou sua missão de vida e tenho certeza que deixou um legado muito importante para todos nós brasileiros e sobretudo para seus alunos e alunas. Todos nós sentimos muito sua ausência e certamente ele já deixou sua história no nosso país”, comentou Ihoshi.

O velório e sepultamento foram realizados em 19/1 no Cemitério do Araçá, localizado na Avenida Doutor Arnaldo, 300, Pacaembu.

 

(Aldo Shiguti, com informações da Associação Karate-Do Tanaka)

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    KENKO TAISSO: KENKO TAISSO DO BRASIL PARTICIPA DO ... Com o objetivo de divulgar a cultura e as tradições japonesas no Nordeste, a Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba, em parceria com o Escritório...
    BEISEBOL E SOFTBOL: Cerimônia celebra 70 anos de f... Uma cerimônia singela realizada no último dia 22, no Hotel Vila Rosa, no bairro da Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), marcou o 70º aniversário de f...
    BEISEBOL: MAJOR LEAGUE BASEBALL INVESTE NA FORMAÇÃ... Dando continuidade aos investimentos e processo de crescimento da modalidade no Brasil, a Major League Baseball (MLB) realizará na cidade de Ibiúna (S...
    COMUNIDADE: “O que é Japonesar para você?” é tema ... Acontece, nos dias 21 e 22 de novembro, no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, na capit...

    2 Comments

    1. Felipe Alexandrino says:

      Oss, amigos do Jornal Nippak. Eu, como aluno do mestre Tsunioshi Tanaka, agradeço pela reportagem e a homenagem ao mestre. O legado será mantido e todos os ensinamentos dados serão continuados.

    2. Academia que pertenci na década de 1980 Grande Tanaka .OSS
      PROF. ANSELMO

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *