ARTES MARCIAIS: Família Kishikawa comemora 42 anos de kendô

 

Para comemorar 42 anos da prática de kendô da família Kishikawa e 20 anos do Saga Kendô (Hagakure-Kan), o patriarca do clã, Yoshiaki Kishikawa realizou uma festa alusiva à data no dia 16 (set), no bairro da Aclimação (Zona Sul de São Paulo). O evento contou com a participação de alunos e dirigentes esportivos, totalizando cerca de 200 pessoas. Além de uma competição interna, houve demonstrações e apresentação do grupo de taikô Yama Buki, de Suzano.

 

Familia Kishikawa comemora 42 anos de Kendô (foto: Nikkey Shimbun)

 

“Trata-se de uma data muito significativa e me sinto bastante lisonjeado”, disse Yoshiaki, lembrando que a história do Saga teve início em 1982 com a ajuda dos filhos, Jorge (7º dan, kyôshi) e Roberto (7º dan, kyôshi), e da esposa, Mitiko (6º).

Segundo ele, “hagakure é uma filosofia de vida que foi deixada pelos samurais da província de Saga”. “A família Kishikawa tem transmitido esta filosofia há mais de três décadas, orientando o Caminho da Arte da Espada”, conta Kishikawa, lembrando que sua esposa, Mitiko, foi a primeira mulher, casada, a praticar kendô no Brasil. “No início ela foi muito criticada, mas sua determinação e persistência abriram as portas para que outras mulheres pudessem praticar”, explica Kishikawa.

 

Mitiko e Yoshiaki Kishikawa: em prol do kendô brasileiro (foto: Nikkey Shimbun)

 

“Hoje, o kendô não faz distinção entre homens e mulheres nem leva em conta a faixa etária, sendo muito praticado por crianças. O que as pessoas buscam nos dias atuais é, através da prática, melhorar a harmonia, concentração, dinamismo, controle, equilíbrio mental e a auto-confiança”, conta Kishikawa, que colaborou para o desenvolvimento do kendô brasileiro como dirigente da Federação Paulista de Kendô e da Confederação Brasileira, além da Confederação Latino-Americana de Kendô.

 

Dança Esportiva – Além de contribuir em prol do desenvolvimento do kendô, Yoshiaki Kishikawa também atua como árbitro em competições de dança. A última foi o 4º Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva, realizado no dia 7 de setembro, no Sesc Ipiranga, com promoção da Confederação Brasileira de Dança Esportiva (CBDance).

 

Dança Esportiva (foto: divulgação)

 

Com certificado da IDTA (International Dance Teachers Association), Kishikawa foi homenageado pela CBDance pelos 43 anos de prática, 20 ensinando e seis como colaborador da entidade.

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: 5º Fórum de Integração Bunkyo quer “pr...   Estão abertas até o próximo dia 25 as inscrições para o 5º FIB – Fórum de Integração Bunkyo, que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro,...
VISITA DE SUAS ALTEZAS IMPERIAIS: Príncipe Akishin... O Príncipe Akishino e a Princesa Kiko desembarcaram em Mato Grosso do Sul, no domingo (1/11) e foram recepcionados por 30 crianças da Escola Visconde ...
TÊNIS DE MESA / INTERCOLONIAL: Com Carol Kumahara ... Realizada pela Aceas Nikkey (Associação Cultural Agrícola e Esportiva de Suzano) de 19 a 21 de janeiro, em sua sede, na Chácara Reunida Guaió, em Suza...
CERÂMICA: 1º Festival do Casarão do Chá reúne 39 a...   A Associação Casarão do Chá realiza neste domingo (3), das 10 às 17h, no Casarão do Chá, em Mogi das Cruzes (SP), a 1ª edição do Festival de...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *