ARTES MARCIAIS: Fundação Japão traz ao Brasil karatecas japoneses do estilo Shotokan para demonstrações em SP e MG

Com o objetivo de divulgar a prática do karate – modalidade que em 2020 fará parte do programação olímpico das Olimpíadas de Tóquio – a Fundação Japão traz ao Brasil dois karatecas japoneses do estilo Shotokan.

Os treinadores Okabe Shigehiro, 6º dan, e Ejiri Masahiro, 5º dan, estarão em São Paulo, no dia 16 de fevereiro para um workshop de Karate Shotokan, na Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil, na Vila Mariana (zona Sul da capital paulista), às 19h. O evento será gratuito e aberto ao público, tanto para praticantes como para não praticantes.

 

Objetivo do evento é divulgar a prática do karate no país. Foto: divulgação

 

Nascido em 1952, Okabe Shigehiro é formado na Kyoto Sangyo University e 6º dan no estilo Shotokan de karate. Mestre 6º dan pela Japan Karatedo Federation, é examinador para proficiência de 3º nível pela Japan Karatedo Federation, árbitro oficial em kumite/kata nível nacional pela Japan Karatedo Federation e treinador avançado pela Japan Sports Association.

Já Ejiri Masahiro nasceu em 1967 e é 5º dan no estilo Shotokan de karate. É treinador em karatedo e treinador esportivo oficial pela Japan Sports Association e também é árbitro “A” oficial nível nacional pela Japan Karatedo Federation e da Asian Karatedo Federation.

Para participar, basta enviar um e-mail para info@fjsp.org.br, colocando na linha de assunto “Workshop de Karate Shotokan”. No e-mail, devem ser informados nome completo, e-mail, telefone para contato e informar se é ou não praticante de karate.

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, os caratecas japoneses realizarão três apresentações em Belo Horizonte (MG), durante a programação do 6º Festival do Japão de Minas. As apresentações acontecem no Expominas às 15h30, no primeiro dia, e às 12h e às 15h no dia seguinte.

 

Workshop e Performance de Karate Estilo Shotokan

Workshop de Karate Shotokan em São Paulo – SP

Quando: Dia 16 de fevereiro, às 19h

Onde: Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil – Av. Lins de Vasconcelos, 3.352 – Vila Mariana (próx. ao metrô Vila Mariana)

Duração: aproximadamente 90 minutos

Classificação: livre

Inscrição gratuita pelo e-mail: info@fjsp.org.br

(Linha de assunto: Workshop de Karate Shotokan | Enviar nome completo, e-mail, telefone para contato e informar se é ou não praticante de karate)

Vagas limitadas

Informações: (11) 3141-0110

 

 

Apresentação de Karate Shotokan em Belo Horizonte – MG

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017, às 15h30

Sábado, 18 de fevereiro de 2017, às 12h e às 15h

Local: EXPOMINAS – 6º Festival do Japão em Minas

Endereço: Av. Amazonas, 6.200 – Belo Horizonte – MG

Informações: http://www.festivaldojapaominas.com.br/site/

 


 

 

Conheça os convidados

 

Mestre Okabe, 6º dan. Foto: divulgaação

 

Okabe Shigehiro – Nascido em 1952, é formado na Kyoto Sangyo University, 6º dan no estilo Shotokan de karate. Mestre 6º dan pela Japan Karatedo Federation, é examinador para proficiência de 3º nível pela Japan Karatedo Federation, árbitro oficial em kumite/kata nível nacional pela Japan Karatedo Federation e treinador avançado pela Japan Sports Association.

Iniciou no karate ainda no colégio, onde chegou a capitão da equipe na Kyoto Sangyo University. Sua equipe conquistou o título no 26º Campeonato Nacional Japonês de Karate.

Após a graduação, continuou se aperfeiçoando, atingindo boas colocações nos campeonatos nacionais. Há cerca de 20 anos, ao perceber as possibilidades que o treinamento e a disciplina do karate poderiam proporcionar no enfrentamento das adversidades do cotidiano, fundou uma academia onde, atualmente, se empenha transmitindo os cinco princípios do espírito de luta a homens e mulheres de 3 a 60 anos de idade.

Ocupa, hoje, os cargos de diretor executivo na Japan Karatedo Students Federation, diretor executivo e chefe da arbitragem da Kansai Karatedo Students Federation, diretor executivo da Japan Shotokan Karatedo Association e diretor geral da Japan Shotokan Karatedo Association-filial de Osaka.

 

 

Mestre Ejiri, 5º dan. Foto: divulgação

 

Ejiri Masahiro – Nascido em 1967, 5º dan no estilo Shotokan de karate, é treinador em karatedo e treinador esportivo oficial pela Japan Sports Association. É também árbitro A oficial nível nacional pela Japan Karatedo Federation, árbitro A da Asian Karatedo Federation e árbitro B da World Karate Federation.

Influenciado pelo tio, que lecionava karate, iniciou a prática desde o 3º ano do ensino fundamental. Alguns anos depois, quando já não havia karate na grade curricular, seguiu praticando a modalidade como atividade extra curricular.

Há 15 anos, fundou a academia Seiyukan, na qual leciona para alunos do ensino fundamental, levando-os ao campeonato nacional japonês todos os anos. Ejiri também participa da arbitragem do campeonato mundial anualmente.

Atualmente ocupa os cargos de diretor executivo e diretor de arbitragem da Nagano Karatedo Federation.

 

 


 

 

Originário de Okinawa, karate tem diferentes estilos

 

O karate é originário de Okinawa, no Japão, onde surgiram os três estilos iniciais desta arte marcial: Shuri-te, Naha-te e Tomari-te. A partir destes, derivaram os demais estilos que foram surgindo e que existem até hoje.

Da capital Shuri, veio o Shuri-te, que valorizava a velocidade; enquanto em Naha, surgia o Naha-te, que dava ênfase à força. Da cidade portuária de Tomari, o Tomari-te, que incluia algumas características dos outros dois estilos, especialmente do Shuri-te.

Mais tarde, o Naha-te originou o estilo Goju-Ryu de karate. Shuri-te e Tomari-te deram origem aos estilos Shorin-Ryu, Shito-Ryu, Wado-Ryu e Shotokan que são os cinco estilos reconhecidos atualmente pela Federação Brasileira de Karate. Há, ainda, o Uechi-Ryu que não deriva dos três estilos iniciais.

Goju-Ryu – Fundado pelo Mestre Chojun Miyagi, o nome vem de Go (força) e Ju (flexibilidade). Suas técnicas primam pelo bloqueio, priorizando a rapidez no ataque. É uma técnica penosa, dura e verdadeira, caracterizada pela respiração “Kokyu” abdominal sonora.

Shorin-Ryu – O estilo Shorin, foi iniciado por Choshin Chibana, seguido por Katsuya Miyahira e Yoshihide Shinzato. Seus preceitos incluem respeito, cortesia, paz, fraternidade, dedicação, harmonia, justiça, união, humildade, paciência, otimismo, bom-senso, prudência, controle da violência e disciplina. Os treinamentos englobam preparo físico, mental e espiritual, defesa-pessoal e também meditação. Sem contato total, o estilo inclui diversas técnicas também de quedas, torções e imobilizações.

Shito-Ryu – O estilo Shito-Ryu foi criado por Kenwa Mabuni a partir da fusão das características de Naha-te e Shuri-te, resultando em uma grande riqueza de formas (katas). A palavra Shito traz os caracteres japoneses do nome de seus professores. “Shi” representa o primeiro kanji do nome de Itosu, “To” representa o primeiro kanji do nome de Higaona, e “Ryu” significa escola ou estilo.

Wado-Ryu – O estilo Wado-Ryu (estilo do caminho da paz) foi criado pelo Mestre Hironori Otsuka e, ao contrário dos demais, utiliza o mínimo de esforço. É baseado em princípios físicos e fisiológicos, utilizando esquivas, bases mais altas, técnicas peculiares e nomenclatura própria.

Shotokan – O principal nome é o do Mestre Gichin Funakoshi, que deu origem ao nome da técnica: Shotokan, significa “Academia de Shoto”. Shoto, em japonês, significa Pinheiro, que foi o pseudônimo artístico utilizado pelo mestre Funakoshi ao assinar seus poemas. Sua técnica longa e ao mesmo tempo rápida é ideal para longa distância.

 

 

 

Related Post

SOFTBOL: Marília conquista título do 25º Campeonat...   Marília Campeã do 25º Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Inter-Clubes Júnior (foto: Nelson Yajima)   Com uma vitória sobr...
NIPPAK PESCA: Expedições Amazônicas – Acampamento ...   Continuando a falar sobre o acampamento em plena selva amazônica, trataremos hoje sobre o material utilizado e algumas espécies de peixes poss...
NIPPAK PESCA: Cavalinha -Scomber colias Por Marcelo Szpilman e ilustração de Antônio Woyames     Coloração: Dorso azul-metálico com diversas barras escuras verticais, ...
GOLFE: Yasuda Seguros patrocina o 43° Campeonato N...   A Yasuda Seguros, subsidiária da Sompo Japan Insurance Inc. – um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo, patrocina o  Campeonato...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *