ARTES MARCIAIS: KARATE-DO: workshop na ACADEPOL, Rio

No dia 24 de abril de 2015 sensei Akira Saito ministrou Workshop de Karate-do Goju-ryu para instrutores da Polícia Civil e para alunos da ACADEPOL-Academia da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, na CIDPOL-Cidade da Polícia Civil, Rio de Janeiro. Sensei Akira Saito é renshi shihan, 5º Dan IKGA-International Karate-do Goju-kai Association, filiado à J.K.F.-Japan Karate-do Federation, campeão mundial na categoria Bunka-Kata-Kumite, técnico da Seleção Brasileira do Karate-do Goju-ryu  IKGA, praticante de Budo entre outras artes, colunista do Jornal Nippak.

 

Sensei Akira Saito com André L. Franco. 1B) Sensei Akira Saito com Wenia Soares.  1C) Direita, Juarez Silva dos Santos, sensei Akira Saito, Genival Ferreira da Silva e Estevão Jesus. (Fotos de Cristina Matsuura)

Sensei Akira Saito com André L. Franco. 1B) Sensei Akira Saito com Wenia Soares. 1C) Direita, Juarez Silva dos Santos, sensei Akira Saito, Genival Ferreira da Silva e Estevão Jesus. (Fotos de Cristina Matsuura)

 

Organizado por André L. Franco – oficial de Cartório Policial, coordenador de Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento do Departamento de Ensino Policial da ACADEPOL – e pela instrutora Wenia Soares, o workshop fez parte de intercâmbio de técnicas para aperfeiçoamento de defesa pessoal policial visando Jogos Olímpicos de 2016. Segundo sensei Akira Saito foram abordadas “algumas técnicas especificas do Karate-do Goju-ryu, controle de respiração e conceitos filosóficos do Budô (Caminho Marcial), preceitos que regem as Artes Marciais Japonesas, sua etiqueta e costumes.”

Estiveram presentes Juarez Silva dos Santos, presidente da Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro e também campeão panamericano, Genival Ferreira da Silva, técnico da Seleção Carioca de Karate, Estevão Jesus, atleta da Seleção Carioca que apresentou os katas Unsu e Gankaku para a turma.

 

Aprimoramento em Karate-do Goju-ryu. (Fotos de Cristina Matsuura)

Aprimoramento em Karate-do Goju-ryu. (Fotos de Cristina Matsuura)

 

As fotos são de Cristina Matsuura, visitante, faixa preta 1º Dan, que faz Karate na Associação Nikkei do Rio de Janeiro, onde o Karate-do Goju-kai é ensinado pelo sensei William Gomes, faixa preta 5º Dan filiado a IKGA, FKERJ e CBK. “O evento foi bastante proveitoso para todos que participaram no dojo ou fora dele”, avaliou Cristina. Esta publicação reúne material coletado pela autora do texto, que não pôde comparecer ao evento.

 

Participantes do workshop (Fotos de Cristina Matsuura)

Participantes do workshop (Fotos de Cristina Matsuura)

 

Após o workshop no Rio de Janeiro renshi shihan Akira Saito participou do Seminário da IKGA Chile nos dias 25 e 26 de maio de 2015. Representante da Associação Shizuoka Goju-kan no Brasil, sensei Saito tem buscado a formação de seres humanos melhores para a sociedade.

 

(Teruko Okagawa Monteiro)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BEISEBOL: Acenbi participa do lançamento oficial d... Diretores e associados da Acenbi (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) participaram do lançamento oficial do Projeto Base (Be...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: É bom olhar para trás Era um dos que olhava de viés para a Bolsa Família. Como tantos remediados achava excessiva essa assistência às classes desprotegidas. Não deem os pei...
NIPPAK PESCA: Marimbá – Diplodus argenteus     Por *Marcelo Szpilman e ilustração de Antônio Woyames   Coloração: Corpo branco-prateado com dorso mais escuro e um...
PARAGUAI: Princesa Mako participa da festa dos 80 ... Realizada no último dia 9, na sede da Conmebol, na cidade de Assunção, a festa dos 80 Anos da Imigração Japonesa no Paraguai contou com a participação...

One Comment

  1. Nosso MUITO OBRIGADO ao Portal JORNAL NIPPAK/Redação pela publicação sobre o Workshop de KARATE-DO GOJU-RYU no Rio de Janeiro, que aprimorou instrutores da Polícia Civil e alunos da ACADEPOL!!
    Fico contente dessa notícia divulgar a atuação do Sensei Akira Saito, que, como o JORNAL NIPPAK, nos prestigia em seu site ARTES DO JAPÃO!!
    Teruko Monteiro
    Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *