ARTES MARCIAIS: Samurais do Instituto Niten visitam casa de repouso Ikoi-no-Sono

 

Os 76 internos da Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi-no-Sono –, em Guarulhos (SP), tiveram uma surpresa no dia 21 de setembro com a visita do Hayabusa-kai, o grupo de jovens do Instituto Niten. A apresentação contou com a participação de 20 samurais do Niten.

 

Apresentação no Ikoi-no-sono contou coma participação de 20 "samurais" do Instituto Nitten (foto: Divulgação)

Apresentação no Ikoi-no-sono contou coma participação de 20 “samurais” do Instituto Nitten (foto: Divulgação)

 

Além de proporcionar uma tarde agradável aos residentes – na faixa ETA entre 70 e 90 anos – o encontro teve como objetivo colocar em prática o quarto voto do Hagakure – o livro dos samurais: “tirar o sofrimento dos seres vivos”, em outras palavras, “aplicar a compaixão e benevolência em todas as nossas ações em prol da humanidade”.

A apresentação envolveu demonstração das três principais modalidades aplicadas no Instituto Niten: kinjutsu (combate), iaijutsu (saque de espada) e jojutsu (bastão de carvalho branco). Segundo Midori Saito, a proposta foi reativar as memórias de infância, “já que a maioria tem familiaridade com a shinai (espada de bambu) e o bogu (armadura de proteção) e muitos deles treinaram durante a fase escolar”.

 

Praticantes interagiram com os idosos (foto: divulgação)

Praticantes interagiram com os idosos (foto: divulgação)

 

Para a coordenadora social do Ikoi-no-Sono, irmã Teresia Akatsuka, “foi uma tarde proveitosa para os idosos e, certamente, muitos deles voltaram a recordar com carinho da terra natal”.

Segundo Midori, “muitos idosos tem o conhecimento histórico da época dos samurais, o que proporcionou mais identificação e empatia” “Para fechar com chave de ouro, imagine a nossa surpresa ao perguntarmos quem gostaria de tentar uns golpes e quase que imediatamente um senhor levantou os braços”, conta Midori, acrescentando que “ele estava um pouco trêmulo, mas com um olhar firme e decidido”.

 

Residentes assistiram a apresentação com muita atenção (foto: divulgação)

Residentes assistiram a apresentação com muita atenção (foto: divulgação)

 

“Ele acertou dois men (golpes na cabeça) precisos, diga-se de passagem, melhor que muitos jovens de 20 anos, e depois ainda disparou um tsuki (golpe na garganta) preciso”, explicou o aluno Felipe Gisondi, que recebeu os golpes.

Para a chefe de enfermagem do Ikoi-no-Sono, Evelyn Nascimento, “a visita do grupo Hayabusa foi muito emocionante”. “Não imaginei que uma simples apresentação pudesse causar tamanha emoção nos internos. Fiquei surpresa ao perceber que muitos estavam chorando”, disse Nascimento, afirmando que “além de uma linda demonstração, o grupo interagiu com os idosos oferecendo-lhes carinho e atenção”.

 

Grupo Hayabusa do Instituto Niten (foto: divulgação)

Grupo Hayabusa do Instituto Niten (foto: divulgação)

 

Para Gisondi, “interagir com esses senhores e senhoras, que são a história viva do Japão e do Brasil por pelo menos 30 minutos foi algo mágico que sei que irá ecoar tanto nas nossas vidas como na deles”. “Também ficamos muito emocionados”, disse.

A irmã Teresia agradeceu a visita em nome dos idosos e disse esperar que através da prática e apresentação em vários locais, “o Instituto Niten possa levar os valores com respeito, disciplina, alegria e paz para a todas as pessoas que entrarem em contato”.

Com o intuito de promover eventos filantrópicos, o Hayabusa já visitou instituições como a Casa Hope e arrecadaram agasalhos para a campanha de inverno da Cruz Vermelha. O grupo conta atualmente com cerca de 70 jovens na cidade de São Paulo, além de integrantes espalhados por diversas unidades em todo o território brasileiro. Todos sob o comando e supervisão do fundador do Instituto Niten, sensei Jorge Kishikawa.

 

 

Para saber mais sobre o Niten acesse: www.niten.org.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

FUTEBOL: Associação Harmonia celebra sucesso de ma... A Associação Harmonia de Educação e Cultura celebrou, por mais um ano, o sucesso de um dos eventos esportivos mais tradicionais da comunidade: o “Inte...
ARUJÁ: Assinado convênio da emenda parlamentar par...   NIPPON FEST – Foi assinado no último dia 21 o convênio da emenda parlamentar estadual da secretaria da cultura do Estado de São Paulo para o...
EXPOSIÇÃO: Marli Takeda expõe “Percurso, Flexibili...  Em comemoração ao centenário da Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, padroeira do mosteiro de São Bento de São Paulo, a artista plástica Ma...
KARAOKÊ: Participante de Indaiatuba foi um dos des...   Shinichi Nomura sagrou-se campeão de uma das categorias do evento realizado no CIAEI no último dia 4   O arquiteto e cantor Shinichi ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *