ARTES: MuBE apresenta ‘A Paisagem Mexicana’, de Luis Nishizawa

 

A Embaixada do México no Brasil, o Consulado do México em São Paulo e o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura inauguram nesta sexta-feira (14) a exposição A Paisagem Mexicana na Plástica de Luis Nishizawa”. Sob curadoria de Juan Manuel Reza, a mostra é considerada uma das maiores exposições sobre a natureza e o cosmos, do artista mexicano Luis Nishizawa. Antes de desembarcar na capital paulista – onde permanecerá aberta ao público até 25 de janeiro de 2015 – a mostra foi apresentada em Brasília. Trata-se de uma exposição inédita em território brasileiro.

 

Luis Nishizawa faleceu no dia 29 de setembro deste ano (foto: divulgação)

Luis Nishizawa faleceu no dia 29 de setembro deste ano (foto: divulgação)

 

Nishizawa é conhecido, mundialmente, por traçar um diálogo em sua obra, com a natureza e o cosmos, ao expressar a grandeza de montanhas e vulcões e, assim, difunde uma visão espacial, colossal e a perspectiva geográfica das paisagens mexicanas. A exposição reúne 37 trabalhos entre pinturas, serigrafias e gravuras, dentre elas, uma pequena seleção do gênero natureza morta. Esta mostra revela o multifacetado, que caracteriza Nishizawa, como artista.

 

Mostra é uma das maiores exposições sobre a natureza do artista (foto: divulgação)

Mostra é uma das maiores exposições sobre a natureza do artista (foto: divulgação)

 

 

Quem é – Luis Nishizawa Flores, pintor mexicano, nasceu em Cuatitlán, México, no dia 2 de fevereiro de 1918. Seu pai, Kenji Nishizawa, é natural da Província de Nagano, Japão, e sua mãe, Maria de Jesús Flores, do Estado do México.

Começou a estudar arte quando foi aceito na prestigiosa Academia de San Carlos, em 1942 e realizou sua primeira exposição em 1951, no Salão de Artes Plásticas, transformando-se num dos mais importantes artistas mexicanos.

Em 1996, ganhou o Prêmio Nacional de Ciências e Artes na categoria das Belas Artes. Também tem recebido outros importantes reconhecimentos, tanto nacionais, quanto internacionais, dentre eles, a condecoração do Governo do Japão, com a medalha Tesouro Sagrado do Dragão, em 1987.

Nishizawa é um dos maiores representantes de paisagens naturais contemporâneas na pintura universal. Trabalhou e lecionou na cidade de Toluca, onde transformou sua casa em estúdio, quase até o momento de sua morte, aos 96 anos.

Faleceu no dia 29 de setembro deste ano, aos 96 anos, a apenas uma semana da abertura da exposição de sua exposição em Brasília.

 

 

 

 

A PAISAGEM MEXICANA NA PLÁSTICA DE LUIS NISHIZAWA

Onde: MuBE: Endereço: Rua Alemanha, 221 – Jardim Eurupa – São Paulo

Quando: De 15 de novembro a 26 de janeiro de 2015. Abertura: 14 de novembro.

Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 horas

Entrada franca

Informações pelo telefone:

11/2594-2601

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

GUEINOSAI: Bunkyo promove 49º Festival de Música e...   O Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realiza neste fim de semana (21 e 22), a 49ª edição do Festival ...
PARAGUAI: Princesa Mako participa da festa dos 80 ... Realizada no último dia 9, na sede da Conmebol, na cidade de Assunção, a festa dos 80 Anos da Imigração Japonesa no Paraguai contou com a participação...
SUMÔ: Confira os resultados do Campeonato de Santo... Realizado no dia 5 de julho, na Associação Beneficente e Cultural de Colônia Paulista (zona Sul de São Paulo), o Campeonato Regional de Santo Amaro co...
SOFTBOL: Nikkei Curitiba conquista a 11ª Taça Bras...   Realizado nos dias 03 e 04 de maio em Marília, a 11ª Taça Brasil de Softbol Feminino Categoria Adulta, a equipe de Nikkei Curitiba supera a eq...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *