ARTIGO: A força do associativismo

*Bruno Omori

 

O Associativismo consiste na união de pessoas, empresas ou entidades, com objetivo de criar de forma poderosa, sinérgica, coletiva, conectada e planejada, estratégias consolidadas para defender e desenvolver um segmento, função ou missão.

Se analisarmos a atual crise política e econômica do Brasil que afetam a produção e rentabilidade das empresas com a queda dos postos de trabalho, além da incerteza em relação a possíveis investimentos, da descrença ao poder público e relação de oferta e demanda dos mercados; agregadas as demandas crescentes da sociedade com a interação das gerações dos Baby Boomers, com a X, Y e Milenium cujas expectativas em relação aos serviços, os atendimentos e demandas são divergentes e ao mesmo tempo convergentes, não necessariamente somente em relação a faixa etária e sim sobre suas expectativas criadas em seu comportamento como consumidor; somados a uma inversão de alguns valores da sociedade como o respeito aos professores, da falta de cuidado do bem público ou apologia a drogas e temas que destroem a sociedade;  e finalmente com as constantes evoluções tecnológicas especialmente na comunicação que geram um número quase ilimitado de informações na internet e mídia sociais, onde as organizações públicas e privadas e as pessoas tem dificuldades em transformar em dados confiáveis e estratégicos para tomada de decisões em suas vidas ou mesmo no mundo corporativo.

Podemos afirmar que nunca o mercado corporativo, o governo e a coletividade em geral precisou de forma incontestável do Associativismo, pois somente com a união dos pensamentos, estratégias, lideranças, filosofias e forças, será possível que a sociedade tenha a capacidade para enfrentar os desafios, novas tendências culturais, tecnológicas e sociais, além de propor agendas e planejamento para o crescimento e desenvolvimento do nosso País e Globalmente.

A ABIH (Associação Brasileira de Hotéis) fundada em 1936, que em 2016 completará 80 anos, presentes nos 26 Estados e DF, cuja base associativista visa a defesa e desenvolvimento do mercado hoteleiro e do turismo do Brasil, lançou o seguinte slogan ”Conheça o Brasil” que de forma simples, filosófica e mercadológica propõe de forma coletiva e integrando o mercado hoteleiro, governamental,  com o trade turístico, ser um dos agentes propulsores da retomada do crescimento da economia e valores do nosso amado País.

 


resized_resized_BRUNO-OMORI

*Bruno Omori é presidente da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hoteis – São Paulo) e da IDT – Cema (Instituto do Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente)

Related Post

JORGE NAGAO: Kashima e Feliz 2017?   Kashima, nada será como Antlers!   O Kashima Antlers começou o Mundial da Fifa batendo o Auckland City por 2x1, gols de Akasaki e K...
JORGE NAGAO: Thanks, Leicester! Comemoração do título e gol de Ikasaki, de bicicleta, contra o Newcastle.     Era uma vez, um pequeno time de fu...
ERIKA TAMURA: Falando nihonguês!   Quando os brasileiros chegam aqui no Japão, para trabalhar, têm inúmeras dificuldades. Mas uma delas, com certeza, é o idioma. E brasilei...
EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO: Recursos de multas   Toda vez que você receber uma multa e achar que foi aplicada indevidamente, pode-se entrar com recurso de multas. O órgão responsável cha...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *