ARTIGO/LUIZ NISHIMORI: ‘Por um 2018 de grande crescimento e desenvolvimento para o Brasil’

Mesmo com todos os percalços políticos e econômicos que enfrentamos este ano posso dizer que conseguimos realizar grandes projetos em prol do desenvolvimento do Paraná e do Brasil.

 

“como agricultor, trabalho muito pelos produtores rurais”. Foto: divulgação

 

Em 2017 fui escolhido como Coordenador de Relações Internacionais da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), justamente num momento tão importante para nossa agricultura e pecuária no cenário internacional, participei de várias reuniões importantes para o setor e destaco a reunião com os adidos agrícolas estrangeiros sediados em Brasília e com candidatos à posição de adido agrícola junto a missões diplomáticas brasileiras no exterior. Adido é um funcionário diplomático nomeado para atuar como representante de uma área específica junto de uma embaixada. A FPA já é considerada a Frente Parlamentar mais atuante da Câmara dos Deputados.

Sempre digo que o Brasil é um país rico em recursos naturais, que tem um enorme potencial energético, rico em matéria prima e possui uma agricultura brilhante, e foi exatamente o trabalho incansável de nossos produtores rurais que conseguiu segurar o nosso Produto Interno Bruto (PIB), a agricultura representa 23% do nosso PIB, e foi responsável por 80% do crescimento do PIB nos três primeiros meses de 2017.

Como agricultor trabalho muito pelos produtores rurais do nosso Estado, votamos matérias importantes para a classe, na câmara dos deputados, uma delas foi o Projeto de Lei que facilita a renegociação de dívidas e que tem a intenção de retirar os juros e multas para o pagamento FUNRURAL. Na comissão especial dos defensivos fitossanitários, qual sou relator, realizamos inúmeras audiências públicas para escutar todos os setores envolvidos. Nossa maior preocupação é a questão de segurança alimentar, a saúde da população e o cuidado com o meio ambiente. Depois de escutar todos os pareceres, estamos finalizando o texto que logo será entregue.

Como Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão chefiei este ano duas Missões Econômica, Empresarial e de Amizade Brasil-Japão, ambas com resultados fantásticos. Em maio fomos acompanhados de uma comitiva de Londrina-PR e contamos com a participação do Prefeito Marcelo Belinati, visitamos Nishimomyia cidade co-irmã de Londrina a cidade é referência na produção de doces e saquês.

Em outubro ministrei uma palestra na Keidanren, Federação das Indústrias do Japão e na embaixada do Brasil no Japão, também participei de uma roda de debates sobre reformas trabalhista, tributária e política. Nesta edição o prefeito de Fazenda Rio Grande-PR nos acompanhou e entregamos uma placa de homenagem ao Presidente do Grupo Sumitomo, Ikuji Ikeda, em reconhecimento ao trabalho e instalação da Fábrica de Pneus Sumitomo Rubber em Fazenda Rio Grande, a fábrica conta com 1300 empregos diretos, agora na segunda fase de construção irá contar com 2000 empregos e na terceira fase que já foi anunciada pelo presidente, Ikuji Ikeda, a fábrica irá ampliar para 3000 empregos diretos.

Em 2018 a comunidade nipo-brasileira irá comemorar 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, e teremos muitas atividades voltadas para a celebração deste grande momento para o nikkeis em todo país. Será um ano de muita alegria e com comemorações em vários municípios do Paraná, culminando com uma grande exposição a Expo-IMIN 110 Programação Artística e Cultural que terá a duração de quatro dias e trará inúmeras atrações artísticas, obras de arte, exposição de tecnologia e área gastronômica. A realização da Expo-IMIN 110 será de 19 a 22 de julho no Parque Exposições Francisco Feio Ribeiro em Maringá, com solenidade oficial no dia 20 de Julho.

Este ano tivemos votações extremamente importantes para o futuro do nosso país e posso dizer tranquilamente que me posicionei de maneira coerente e condizente com o meu trabalho, busco o crescimento e desenvolvimento econômico do Brasil. Para criar oportunidades de investimentos precisamos desburocratizar e ter um setor empresarial favorável para o investimento de novas empresas no país, não existe crescimento e aumento de renda se não houver empregos. Quanto a reforma tributária precisamos que ela seja eficiente, justa e simplificada.

Me considero um deputado municipalista e uma grande conquista que tivemos este ano foi a aprovação do Projeto de Lei 8965/17, que libera R$ 1,91 bilhão a estados e municípios para incentivar as exportações como forma de complementar a distribuição de recursos prevista na Lei Kandir e a PEC 212/16 que aumenta para 2024 o prazo final para os municípios quitaram os precatórios dentro de um regime especial e prevê também um novo rateio entre os municípios. Os estados continuarão a ficar com 50% dos recursos resgatados para pagar precatórios contra seus governos e os outros 50% serão rateados entre os municípios.

No entanto precisamos investir ainda mais em nossos municípios, sou a favor do Pacto Federativo, porque acredito que a maior parte dos recursos conquistados por cada cidade, deve ser investido ali no local, e não ser revertido a maior parte para a união, precisamos rever isso e cuidar de nossos municípios. Ampliei muito meu trabalho municipalista e tenho indicados emendas e recursos do Governo Federal, para mais de 170 cidades do Paraná.

Podem continuar contanto com todo o meu trabalho e empenho para as cidades do nosso Paraná, tenho certeza de que em 2018 vamos retomar nosso crescimento. Timidamente, nossa economia está se recuperando, a confiança do consumidor está voltando a subir, e com a implantação de algumas reformas, novas empresas confiarão no grande potencial do país e vão proporcionar mais emprego e renda para a população, o trabalho não pode parar!

Quero aproveitar e deixar aqui os meus mais sinceros votos de um Natal cheio de paz, saúde e felicidade e que 2018 seja repleto de esperança, novas conquistas e grandes realizações.

 

*Luiz Nishimori é deputado federal pelo PR-PR

 

Related Post

PROGRAMA DE ENVIO DE ESTAGIÁRIOS PARA ENTIDADES: J...   No dia 2 de agosto, durante sua rápida passagem pela capital paulista, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, fez uma promessa diante da p...
JORGE J. OKUBARO: Os primeiros 15 de muitos anos Por Jorge J. Okubaro*   A avidez com que nossos pais se lançavam à leitura do jornal que acabara de ser entregue pelo distribuidor ou pelo ...
POLÍCIA: Idoso nikkei reage e mata ladrão com tiro... Um idoso de 84 anos matou um ladrão que tentou invadir seu sítio em Mogi das Cruzes, em São Paulo, nesta segunda-feira (18). Três suspeitos que tentav...
COMUNIDADE: André Korosue é homenageado na Câmara ... Em sessão solene realizada no último dia 22, a Câmara Municipal de São Paulo prestou uma homenagem ao presidente da Associação Pró-Excepcionais Kodomo...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *