ARTIGO/YOKIO OSHIRO: Quando outubro chegar!

O novo ano que se inicia nos traz a esperança de que o Brasil sairá da crise econômica que se alastra por longos anos. Há uma tênue recuperação e o otimismo aos poucos tem voltado apesar dos milhões de desempregados. O ano de 2017 foi marcado ainda sob o holofote das ações de combate à corrupção levada a efeito pelas autoridades de Estado.

 

“O ano de 2018 será decisivo para o futuro do país”, diz Oshiro. Foto: Aldo Shiguti

 

A corrupção parece sem fim, endêmica, porém, para o bem do nosso país, as emblemáticas operações do pioneiro “Mensalão” a “Lava-Jato” serviram de exemplo e de parâmetro de que haverá sim, o permanente monitoramento daqueles que se locupletam do dinheiro público. No ano que se finda o país também se viu diante de dois processos de destituição do presidente da República sob acusação de crimes de corrupção pelo Ministério Público Federal, ambos arquivados pela Câmara dos Deputados.

Não há como negar que tal situação gerou instabilidade política com períodos de crise institucional entre Executivo, Judiciário e Legislativo. Mas os Brasileiros do Bem vêm a esperança de fato em 2018, quando teremos a maior eleição do país. Elegeremos o Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, ou seja, toda a estrutura que move politicamente a Nação. Portanto, se quisermos mudar os rumos da nossa pátria, cada brasileiro terá em suas mãos um poder supremo que é o voto.

É preciso que o cidadão exerça na plenitude a sua cidadania e faça valer seu voto, pois do contrário serão grandes as chances de o país continuar na mesmice. Portanto, o ano 2018 será um ano decisivo para o futuro do país e para as próximas gerações. Será um ano de muitas esperanças e também de grandes emoções com a Copa do Mundo de Futebol na Rússia.

O Brasil poderá conquistar o hexacampeonato. Haja emoção ! Quem sabe sobrará um espaço no coração de cada brasileiro para os soccers japoneses, fazendo valer os mais de 120 anos de Tratado de Amizade entre os brasileiros e japoneses e também em homenagem aos 110 anos de imigração japonesa que se comemora justamente no ano e mês da Copa.

As festas da Copa e dos 110 anos vão passar e, quando outubro chegar, o Brasil terá a grande oportunidade de ser purificado e estará nas mãos dos Brasileiros do Bem a grande decisão. Com sabedoria e cidadania decidiremos o futuro do país ! Feliz 2018 !

 

*Ex-superintendente da Polícia Federal, Yokio Oshiro é presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão

 

 

 

Related Post

COMUNIDADE: 17º FESTIVAL DO JAPÃO – Além das atraç...   17º FESTIVAL DO JAPÃO – Além das atrações tradicionais e da gastronomia, este ano o Festival do Japão, que atingiu sua 17ª edição, apresento...
COMUNIDADE: TERUCO KAMITSUJI É ELEITA PRESIDENTE D... A vice-presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Teruco Araki Kamitsuji, foi eleita presidente do Consc...
DIPLOMACIA: Embaixada do Japão celebra Dia das For... No dia 1º de julho de 1954, o Japão criou suas Forças de Autodefesa, que hoje atuam, principalmente, em operações de cooperação internacional e de man...
VISITA DE SUAS ALTEZAS IMPERIAIS: Em Curitiba, Ric... Depois de São Paulo, Suas Altezas Imperiais, o príncipe Akishino e a princesa Kiko seguiram no dia 30 para o Estado do Paraná, onde passaram por Curit...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *