ARUJÁ: 23ª Expo Aflord prossegue neste fim de semana

 

Com expectativa de receber cerca de 40 mil pessoas até o encerramento, prossegue neste fim de semana  6 e 7 de setembro, em Arujá (SP), a 23ª edição da Expo Aflorfd. Realizado pela Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra (Aflord), o evento deste ano tem como tema “Maravilhas do Brasil”.

 

Cerimônia de abertura da 23ª Expo Aflord com Meirel's Larini, Iida, Tamada e general Camilo (foto: Aldo Shiguti)

Cerimônia de abertura da 23ª Expo Aflord com Meirelles, Larini, Iida, Tamada e general Camilo (foto: Aldo Shiguti)

 

A cerimônia de abertura, realizada no sábado passado (23), contou com a presença do prefeito de Arujá, Abel Larini; do diretor geral do Departamento Consular de São Paulo, Shigueru Iida, do presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SP, Fábio Meirelles; dos generais João Camilo Pires de Campos e Riyuzo Ikeda; dos deputados federais Junji Abe (PSD-SP) e Walter Ihoshi (PSD-SP); do deputado estadual Jooji Hato (PMDB), além de vereadores e secretários de Arujá.

 

Walter Ihoshi, Luiz Carlos Gondim e o prefeito Abel Larini (foto: Aldo Shiguti)

Walter Ihoshi, Luiz Carlos Gondim e o prefeito Abel Larini (foto: Aldo Shiguti)

 

Em entrevista ao Jornal Nippak, o prefeito de Arujá disse que “é um prazer muito grande participar da cerimônia de abertura da 23ª Expo Aflord”. “Trata-se de uma exposição que traz para Arujá, em primeiro lugar, a riqueza visual e a beleza das flores, resultado de anos e anos de trabalho e pesquisa dos produtores. Em segundo, movimenta o turismo e Arujá fica parecendo a Holambra graças ao trabalho da Aflord”, explicou Larini, acrescentando que “é uma honra poder participar de uma festa como essa não só na qualidade de prefeito como também na qualidade de cidadão arujaense”.

 

Katsuya Araki, fundador da Aflord, com Fábio Meirelles (foto: Aldo Shiguti)

Katsuya Araki, fundador da Aflord, com Fábio Meirelles (foto: Aldo Shiguti)

 

“Durante três fins de semana, Arujá se torna o centro das atenções e recebe gente do país todo, como ocorreu com o Brasil durante a Copa do Mundo”, destacou o prefeito, lembrando que a comunidade japonesa possui uma tradição muito grande em Arujá. “Quando era aluno, a proporção de descendentes de japoneses na escola que freqüentei era muito grande. Eu mesmo cheguei a participar de undokais organizados pela comunidade nipo-brasileira para ganhar lápis”, conta o prefeito.

 

(foto: Aldo Shiguti)

(foto: Aldo Shiguti)

 

Potencial – Para o deputado federal Walter Ihoshi, que por intermédio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo beneficiou o evento com uma emenda no valor de R$ 60 mil, “a Expo Aflord é um evento que já está consagrado não só na comunidade nipo-brasileira como também na região de Arujá”.

 

(foto: Aldo Shiguti)

(foto: Aldo Shiguti)

 

“É um evento que reúne produtores de flores ornamentais – grande parte, se não a totalidade – ligados à nossa comunidade e à região de Arujá e considero mportante apoiar eventos como esse não só  por ser uma forma de incentivar os produtores  a desenvolverem novas técnicas e por congregar a produção de flores, fortalecendo os produtores , mas sobretudo, porque também traz um toque da cultura japonesa”, destacou Ihoshi, lembrando que “a cultura japonesa  trouxe todo esse trabalho dos produtores para a região de Arujá”.

 

(foto: Aldo Shiguti)

(foto: Aldo Shiguti)

 

Já o presidente da Aflord, Edson Tamada, disse que a Expo Aflord tem como objetivo mostrar o potencial dos produtores da região da Dutra. “Durante esses três finais de semana, os visitantes podem conferir um pouco do que é realizado pelos produtores da região”, destacou Tamada.

 

O presidente da Aflord, Edson Tamada (foto: Aldo Shiguti)

O presidente da Aflord, Edson Tamada (foto: Aldo Shiguti)

 

(foto: Aldo Shiguti)

(foto: Aldo Shiguti)

 

Após os discursos, foram premiados os vencedores do concurso em quatro categorias: Melhor Orquídea, Melhor Flor de Corte, Melhor Folhagem e Melhor Flor em Vaso.

 

(foto: Aldo Shiguti)

(foto: Aldo Shiguti)

 

 

Dicas – Além de conhecer a grande variedade de flores e plantas produzidas na região da Via Dutra, os visitantes poderão adquirir produtos com preços bem abaixo daqueles praticados normalmente do mercado. Durante toda a exposição, engenheiros e técnicos agrônomos permanecem na área de exposições para fornecer orientação aos compradores sobre como garantir maior durabilidade e saúde dos produtos adquiridos. Uma programação de shows da cultura japonesa alegra o ambiente colorido por milhares de flores, distribuídas em uma área coberta de 2.000 m².

 

(foto: Aldo Shiguti)

(foto: Aldo Shiguti)

 

Os visitantes poderão ainda degustar delícias da culinária japonesa. A entrada é gratuita para menores de 8 anos. Idosos com mais de 60 anos e estudantes com carteirinha tem 50% de desconto.

 

(foto: Aldo Shiguti)

(foto: Aldo Shiguti)

 

(foto: Aldo Shiguti)

(foto: Aldo Shiguti)

 

O pavilhão de exposições está localizado na cidade de Arujá e o acesso ao local é fácil e bem sinalizado.

O endereço é Av. PL do Brasil, km 4,5, Fazenda Velha – Arujá (SP)

Mais informações pelos telefones : (11) 4655-4227 e 4655-1928

(Aldo Shiguti)

 

 

 

 

 

 

=========================================================================

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

PRÉ-SAL: Parceria entre Estaleiro do Paraguaçu e K... A Kawasaki Heavy Industries Ltda., empresa japonesa, se associou às baianas Odebrecht, OAS e UTC, no empreendimento de construção e operação do Estale...
EXPOSIÇÃO: PICASSO E A MODERNIDADE ESPANHOLA Obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (90 obras). Curadoria: Eugenio Carmona Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (Rua ...
9º Festival dos Imigrantes de Jacareí Uma das maiores celebrações populares do Vale dos Paraíba chega a sua nona edição. O Festival dos Imigrantes de Jacareí acontece dias: 05 de agosto...
PARANÁ: Consulado em Curitiba realiza mês da Cultu... Mês da Cultura Japonesa terá apresentação de Taikôs (foto: divulgação)   O Consulado Geral do Japão em Curitiba, com o apoio de diversas e...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *