ATIBAIA: 37ª Festa de Flores e Morangos começa no dia 1º de setembro

A Associação Hortolândia de Atibaia realiza de 1º a 24 de setembro – sempre de sexta a domingo – no Parque Municipal Edmundo Zanoni, em Atibaia (SP), a 37ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia. Consolidada e reconhecida tanto no âmbito nacional como internacional, a Festa de Flores e Morangos de Atibaia é o quarto evento cultural paulista que mais atrai público de fora do Estado de São Paulo. Para os 13 dias de festa, são esperados cerca de 100 mil visitantes.

 

37ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia começa no dia 1º de setembro no Parque Edmundo Zanoni. Foto: Aldo Shiguti

 

Nesta edição, a Festa de Flores e Morangos traz como tema “O Japão mais próximo de você”. E uma das atrações mais aguardadas em cada edição é o Pavilhão de Exposições, que recebe decoração inspirada no tema.

Inaugurado em 1985, e com 1500m2, o espaço é destinado para a exposição de flores, plantas ornamentais e morangos. A exemplo do ano passado, a decoração será composta por mais de 1 milhão de pétalas, das mais diferentes espécies e cores – os morangos também fazem parte da decoração.

 

Pavilhão de Exposições será decorado com o tema deste ano: “O Japão mais próximo de você”. Foto: Aldo Shiguti

 

1 milhão de pétalas – A equipe responsável em dar cor e forma a um dos ambientes mais procurados pelos visitantes é formada por Yamaguti, Miyoko Hiranaka, Tadayuki Hanashiro e Yuri Kobayashi – cada qual com seu setor. Este ano, paisagens do Japão e do Brasil devem estar presentes em todos os espaços do pavilhão. A ideia é proporcionar aos visitantes a oportunidade de conhecer todo o trabalho dos produtores rurais. Hoje a cidade de Atibaia representa 11% dos produtores rurais do Brasil e 42% da área plantada do Estado, 25% das flores comercializadas no país são de Atibaia. Para se ter uma ideia, a cada quatro flores comercializadas uma é de Atibaia, que conta hoje com cerca de 600 produtores.

A maior parte da produção é escoada para os Ceasas de São Paulo e Campinas, além de Holambra. O forte são as flores de vaso e de corte, mas as produções de rosas, crisântemos e orquídeas também ganham destaque.

 

Decoração destaca presença japonesa na região. Foto: Aldo Shiguti

 

Morangos – Com clima e solo propícios para o cultivo, a cidade de Atibaia também é uma das maiores produtoras de morangos no país e a maior do todo Estado de São Paulo. Mais de 4 milhões de pés são produzidos por temporada pela região. Atibaia foi a primeira cidade brasileira a receber a certificação com o selo PIMO (Produção Integrada de Morangos) que é o resultado do esforço e trabalho dos produtores de morango, juntamente com a Embrapa, para o cultivo de morangos especiais, de forma natural, tornando a fruta produzida em Atibaia reconhecida em todo o país. Na festa, os morangos são encontrados tanto na forma “in natura”, como nas mais diferentes receitas, muitas delas feitas especialmente para o evento.

 

Morangos também ocupam espaço no ambiente. Foto: Aldo Shiguti

 

Concurso – Outra preocupação da Festa de Flores e Morangos de Atibaia é quanto à educação, Desta forma, todos os anos a associação promove um Concurso de Desenho Infantil envolvendo alunos do ensino fundamental da cidade. Este ano, o tema escolhido foi “Amigos da Floresta” e os vencedores serão premiados no dia 1 de setembro, durante a cerimônia de abertura da festa.

Também merecem destaque a gastronomia japonesa, que conta com três restaurantes com comidas típicas – além dos mais variados tipos de alimentação e as apresentações culturais e artísticas, com de dança folclóricas japonesa, como bon odori, e grupos de taikô, Awa Odori e Yosakoi Soran.

 

Pavilhão de Exposições é um dos atrativos da festa. Foto: Aldo Shiguti

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    37ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia

    Quando: De 01 até 24 de setembro

    As sextas, sábados, domingos e o feriado da Independência

    Horários: das 09h até 18h

    Onde: Parque Municipal Edmundo Zanoni, Av. Horácio Neto, 1030

    Cidade: Atibaia, SP

    Telefone – 0800-555-979

    Site: www.floresemorangos.com.br

     

     


     

     

    PROGRAMAÇÃO DE PALCO
    DOS DIAS 2, 3 E 7 DE SETEMBRO

     

    Setor de compras da Festa de Flores Morangos de Atibaia. Foto: Aldo Shiguti

     

    DIA 02/09 (SÁBADO)

    12H: Grupo Rambynas (Lituania)

    13H: Bon Odori Atibaia (Japão)

    14H: Coppélia Ballet (Brasil)

    15H: Grupo Sonnenblume (Alemanha)

    15H30: Coral da Escola de Lingua Japonesa (Japão)

    16H: Kawasuji Taikô de Atibaia (Japão)

    17H: Bon Odori Atibaia (Japão)

     

    DIA  03/09 (DOMINGO)

    12H: Bon Odori Atibaia (Japão)

    13H: Isbá – Danças Folclóricas da Bielorússia (Bielorússia)

    14H: Fujinkai Nazaré (Japão)

    15H: Kawasuji Taikô de Atibaia (Japão)

    16H: Grupo Jadran – Soc Amigos da Dalmácia (Croácia)

    17H: Bon Odori Atibaia (Japão)

     

    DIA 07/09 (5ª FEIRA)

    12H: Bon Odori Atibaia (Japão)

    13H: Nuaar – Núcleo de Artes Árabes (Árabe)

    14H: Grupo Gold Und Silber – Soc. Filarmônica (Alemanha)

    15H: Kawasuji Taikô de Atibaia (Japão)

    16H: Filha de Isis – Grupo de Dança do Ventre (Árabe)

    17H: Bon Odori Atibaia (Japão)

     

    *Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *