ATIBAIA: Michel Temer promete empenho do governo federal para construção do Parque Ecológico

A 34ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia prossegue neste e nos próximos dois finais de semana, no Parque Municipal Edmundo Zanoni, com expectativa de receber cerca de 100 mil visitantes. A cerimônia de abertura da festa – que este ano tem como tema “Kizuna” (ou “Laços de Amizade”) – realizada no último dia 5, contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), que foi convidado pelo presidente da Associação Hortolândia de Atibaia, Nelson Yoshida, “a unir forças e construir o melhor parque ecológico e de eventos do interior paulista, conscientes de que este local será um grande indutor de desenvolvimento social, econômico e cultural desta grande nação”.

 

Nelson Yoshida entrega mimos ao vice-presidente da República, Michel Temer. (foto: Aldo Shiguti)

Nelson Yoshida entrega mimos ao vice-presidente da República, Michel Temer. (foto: Aldo Shiguti)

 

A construção do Parque Ecológico de Atibaia, cuja pedra fundamental foi lançada em 2012, é um sonho acalentado não só pela Associação Hortolândia de Atibaia – proprietária do terreno – como também pela população de Atibaia. Em uma área de 580 mil metros, a associação pretende desenvolver projetos educacionais, culturais, agrícolas trazendo grandes incentivos ao turismo e a economia local. O empreendimento tem foco no conceito sustentabilidade. O projeto prevê ecoturismo, captação de água de chuva para reaproveitamento, centro de tratamento de esgoto, áreas experimentais agrícolas, dentre outras. A primeira etapa, de preparo e movimentação de solo, já foi concluída. A próxima fase prevê a edificação. A previsão é concluir as obras em 2016.

 

foto4

 

 

Se depender de Michel Temer, o sonho pode virar realidade antes mesmo do que se imagina. O vice-presidente se colocou à disposição para ser o “advogado desta extraordinária tarefa”.

“Para quem investiu cerca de R$ 180 bilhões nos últimos quatro anos no agronegócio, não é nada demais investir um pouco na construção do Parque Ecológico de Atibaia”, afirmou Temer, que lembrou uma passagem de sua infância para destacar a “capacidade extraordinária de trabalho do povo japonês”.

 

Pavilhão de Exposições é um dos destaques (foto:  Aldo Shiguti)

Pavilhão de Exposições é um dos destaques (foto:
Aldo Shiguti)

 

“Quando tinha sete ou oito anos, mudou-se uma família de japoneses para Tietê, onde nasci. O que chamava nossa atenção era o fato de que, todos os sábados e domingos, quando passávamos em frente à chácara dessa família, ao invés de estarem descansando como fazíamos, eles estavam trabalhando. Achei aquilo interessante porque precisamos seguir o exemplo de quem trabalha”, explicou o vice-presidente, lembrando que sua presença na festa tinha como objetivo “revelar o interesse do governo federal pela agricultura brasileira”.

 

Visitantes podem encontrar plantas e preços mais acessíveis (foto: Aldo Shiguti)

Visitantes podem encontrar plantas e preços mais acessíveis (foto: Aldo Shiguti)

 

“O agronegócios foi o setor que mais cresceu no país e é um dos sustentáculos do nosso PIB. E evidentemente, essa belíssima festa revela toda a grandiosidade do povo desta região”, disse Temer, acrescentando que o morango é uma fruta “internacional”.

 

Morangos tem lugar cativo na festa (foto:  Aldo Shiguti)

Morangos tem lugar cativo na festa (foto:
Aldo Shiguti)

 

Homenagem – Para Nelson Yoshida, a presença do vice-presidente da República na abertura da festa foi “marcante”. “Para falar a verdade, foi uma bênção o compromisso que o Temer assumiu de trabalhar em prol da nossa causa. Primeiro, em defesa do produtor e, segundo, ajudar a concretizar o Parque Ecológico, que é um sonho de toda Atibaia”, destacou Yoshida, que em seu discurso ressaltou a importância do “intenso trabalho dos diretores anteriores, em especial, do saudoso presidente Nobuyuki Hiranaka”.

 

Iida recebe homenagem de Yamada (foto: Aldo Shiguti)

Iida recebe homenagem de Yamada (foto: Aldo Shiguti)

 

Formada há 21 anos pela união da Associação Pró-Flor, Acenbra (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Atibaia), Associação dos Produtores de Morango de Atibaia e Jarinu, e Sindicato Rural com o principal objetivo de divulgar o produto agrícola, valorizando o trabalho e a dedicação do produtor rural, a Associação Hortolândia se sente satisfeita por estar colaborando em fazer do município responsável pela produção de 25% da produção nacional de flores e plantas ornamentais”, explicou Yoshida, acrescentando que a entidade “está sempre na vanguarda da tecnologia de sua produção”.

 

o Presidente da Acembra (foto: Aldo Shiguti)

o Presidente da Acembra (foto: Aldo Shiguti)

 

Para o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, a Festa de Flores e Morangos, é “importantíssima para o município pois ela representa toda nossa capacidade de produção de flor e de morango”. “Ao mesmo tempo, proporciona essa exposição da cultura japonesa da nossa cidade que, na verdade, também é a grande responsável por este potencial de produção da agricultura do nosso município”.

 

O prefeito Saulo Pedroso (foto: Aldo Shiguti)

O prefeito Saulo Pedroso (foto: Aldo Shiguti)

 

Segundo Saulo, a festa representa “o momento simbólico de apresentar o fruto do trabalho da agricultura do nosso município para todo o pais”, explicou o prefeito, acrescentando que a presença do vice-presidente da República na abertura da festa mostra “não só a grandeza do evento como também a nossa capacidade de articulação política”.

A cerimônia de abertura contou ainda com as presenças do vice-prefeito, Mario Inui; do diretor do Departamento Consular de São Paulo, Shigueru Iida; da secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi; do presidente do Sindicato Rural de Atibaia, Armando Trícoli; do presidente da Acenbra, Toshifumi Yamada; além de deputados e secretários.

Na ocasião, foram entregues prêmios aos vencedores do concurso de desenho infantil que mobilizou alunos de 35 escolas do Ensino Fundamental das redes municipal e particular de Atibaia.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO DE PALCO

 

SÁBADO (13)

11H: Grupo Tirol Áustria (Áustria)

12H: Bon Odori de Atibaia (Japão)

13H: Gold Und Silber – Sociedade Filarmônica Lyra (Alemanha)

14H: Grupo Jadran – Sociedade Amigos da Dalmácia (Croácia)

15H: Pandora Cia. de Danças Árabe

16H: Kawasuji Seiryu Taiko Atibaia e Mariko Nakahira (Japão)

17H: Bon Odori d Atibaia (Japão)

 

DOMINGO (14)

11H: Bon Odori deAtibaia (Japão)

12H: Grupo Troika (Rússia)

13H: Academia Studium Ballet (Brasil)

14H: Kawasuji Seiryu Taiko Atibaia (Japão)

15H: Grupo Sonnenblume (Alemanha)

16H: Fanfarra Municipal Atibaia (Brasil)

17H: Bon Odori de Atibaia (Japão)

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

NIPPAK JOVEM: Ribeirão Preto agita a cidade neste ...   O Ribeirão Preto Anime Fest é um evento que reúne o universo dos quadrinhos, desenhos animados, cultura oriental e temas relacionados à ...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Onde perfurar para o jorro d... Conceituado jornal, neste domingo, gastou uma página para tratar do método de encontrar água – hoje, sim, precioso líquido – perfurando poços. Um ...
RIBEIRÃO PRETO: 3º Festival Bon Odori de Ribeirão ...   A Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto realiza neste final de semana, dia 31 de agosto,  o seu terceiro Festival Bon Odori, a ser ...
EXPOSIÇÃO: LUCIANO FIGUEIREDO – URGENTE! É PINTURA... Um vasto panorama da produção de Luciano Figueiredo, artista que esteve envolvido nos principais movimentos artísticos e musicais dos anos 70, é apres...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *