ATLETISMO: Maior vencedora da competição, Bela Vista Osasco é campeã da 20ª edição da Competição Nikkei de Atletismo

A equipe da Bela Vista Osasco (Equipe da Acenbo – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco), sagrou-se campeã da 20ª edição da Conima – Competição Nikkei de Atletismo – realizada no dia 6 de setembro, no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, zona Sul de São Paulo, pela Anma (Associação Nikkei Mirim de Atletismo). Com o resultado, a equipe confirmou ser a maior vencedora de todos os tempos da competição, com 511 pontos, deixando o vice-campeonato para a equipe de Mogi das Cruzes, com 464 pontos e a 3º colocação para a equipe de Adamantina, com 316 pontos.

Yudo Yassunaga com a equipe campeã (Foto: divulgação)

Yudo Yassunaga com a equipe campeã (Foto: divulgação)

Apesar dos ventos fortes e tempo chuvoso, vários atletas se superaram. No feminino, a grande destaque foi a atleta Catherine Yukari Yamamura da BVO, que conquistou duas medalhas de ouro, com direito a recorde na prova dos 100 metros, com a marca de com o tempo de 13,49s. Na Categoria C Feminino, a atleta Carolina Hirata, também da BVO, foi a destaque conquistando 3 medalhas de Ouro: 100 metros, Salto em Distância e Revezamento 4 x 100 metros. Na Categoria D Feminino, a atleta Julia Suemi Yoshida, de Mirandópolis, foi a destaque ao conquistar três medalhas de Ouro: 100 metros, 200 metros e Salto em Distância.

No Masculino, o grande destaque veio de Mogi das Cruzes, com o atleta Felipe Kazuya Takahashi, que conquistou nada menos que quatro medalhas de Ouro na Categoria C: 100 metros, 400 metros, Revezamento 4×100 metros e Salto em Distância.

Na Categoria Extra Masculino, o atleta Douglas Hideki Tajima da Equipe de Mogi das Cruzes, foi o destaque com três Ouro: 100 metros, 200 metros e Salto em Distância. E, finalmente, na Categoria E Masculino, o atleta Guilherme Kobori Borsuk, de Adamantina, foi o destaque com três medalhas de Ouro: 75 metros, Revezamento 4×75 metros e Salto em Distância.

 

História – Para o presidente da Anma, Yudo Yassunaga, a Conima tornou-se numa das mais importantes – senão a mais importante – competição nikkei mirim criada com a finalidade de Incentivar a manutenção da cultura e tradições japonesas através do atletismo.

Yassunaga lembra que, em meados de 1995 e 1996, a situação estava muito difícil para a sobrevivência do atletismo nikkei, “pois a maioria das entidades, técnicos e dirigentes estavam desanimados em continuarem”.

“Foi quando, em 1996, um grupo de amigos da grande São Paulo idealizou e realizou a 1ª edição da Conima e constituíram a Anma”, conta Yassunaga, acrescentando que, além dele, Massashi Shibuya (1º vice-presidente da Anma) e Ana Mizoguchi (diretora técnica), são os três únicos remasncentes daquela época. “Por isso, podemos atestar que o sonho de cada um dos fundadores se realizou e as equipes de atletismo em geral estão revigoradas”, destaca Yassunaga, explicando que, “por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, a Anma depende de doações e patrocinadores.

“Sem o apoio e contribuição de personalidades e autoridades políticas, árbitros, pais voluntários, patrocinadores em geral, órgãos públicos ligados ao esporte, em especial a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, a Federação Paulista de Arbitragem e também várias secretarias Municipais de Esportes a exemplo de Caieiras, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo não seria possível realizarmos um evento detse porte”, agradeceu Yassunaga.

 

 

 

Related Post

ESPETÁCULO: Fukuda Cello Ensemble se apresenta no ... Um dos grupos de formação do Instituto Fukuda, a Fukuda Cello Ensemble (FCE) apresenta neste domingo (28), às 11 horas, concerto no Auditório Masp Uni...
MANAUS: Fundação Japão promove exposição “Artesan... Inaugurada nesta quarta-feira (12), a Exposição Itinerante Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas permanece aberta ao público até o próximo dia 26 ...
SOLIDARIEDADE: Festival Kodomo-no-Sono acontece ne... A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono, ou simplesmente Kodomo – como a entidade é carinhosamente conhecida – realiza neste fim de semana (22 e ...
XADREZ: Mariana Kikuchi brilha na etapa Juquiá do ... Representantes da Região também estarão presentes na Final Estadual da Olimpíada Escolar de Xadrez   Xadrez não tem idade: com apenas dez ano...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *