ATLETISMO: São Silvestre de Registro presta homenagem a Massakazu Matsumura

 

Dezesseis anos depois da última edição, a Corrida de São Silvestre de Registro reuniu mais de 100 corredores de diversos municípios brasileiros, como Londrina (PR), Pelotas (RS), Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Claro, Piedade, Itapetininga, Bauru e também de Cajati, Eldorado, Pariquera-Açu, Miracatu, Juquiá, Cananéia, Ilha Comprida, Iguape e Registro.

A prova, realizada no dia 29 de dezembro, teve como vencedores Allison Rocha Peres, no masculino, e Janaína Fernandes, de Juquitiba, entre as mulheres.

A organização da competição prestou homenagem a Massakazu Matsumura, que por 40 anos se dedicou à realização da São Silvestre em Registro. Aos92 anos, ele disse que ficou muito contente por ver a prova sendo retomada no município. “Desde criança sempre gostei muito de esporte. Durante a 2ª Guerra Mundial, não podíamos falar japonês e nem se reunir em grupos, por isso comecei a praticar o atletismo”, revelou Massakazu.

 

A organização da competição prestou homenagem a Massakazu Matsumura, que por 40 anos se dedicou à realização da São Silvestre em Registro (foto: divulgação)

 

Por iniciativa de Massakazu Matsumura, a primeira edição da corrida foi realizada em Registro no ano de 1956, para homenagear um dos primeiros atletas japoneses a participar da São Silvestreem São Pauloque havia imigrado definitivamente para o Brasil. “Cada bairro tinha o seu grupo, então muita gente participava. É muito bom ver que a corrida voltou a ser realizada”, comemorou seu Massakazu.

Além dos 10 km, a São Silvestre também contou com a prova de 5 km e uma caminhada. A premiação foi realizada pelo prefeito Gilson Fantin, vice-prefeito Nilton Hirota, secretário de Esportes, Djalma dos Santos, vereador Maurício Martins e diretores da ACER. Receberam troféus os três primeiros colocados nas categorias 10km feminino e masculino, 5km masculino e feminino, Veterano e Morador de Registro. Francis Hirakawa também recebeu troféu na categoria especial.

 

São Silvestre de Registro (foto: divulgação)

 

A Corrida de São Silvestre foi uma iniciativa de Sadao Tanaka, organizada por Daniel Ferreira (Notícias do Vale) e ACER, com o apoio da Prefeitura de Registro, Polícia Militar, Sabesp e colaboração do comércio local.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

108 ANOS: Câmara Municipal de Santo Andre faz hom... Em todo o Brasil segue as homenagens aos108 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, em Santo André no Grande ABC paulista será  no dia 22 de junho as 19...
TÊNIS DE MESA: LIGA NIPO-BRASILEIRA REALIZA 11ª ET... Foi realizada no último dia 18, a 11ª etapa da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa organizada pelo Departamento de Tênis de Mesa do clube Uruma. Num...
Olimpíadas 2012: Favorita, Espanha é dominada e pe... A seleção Japonesa manteve a posse de bola e dominaram a partida, mas o único gol do jogo surgiu de uma falha da zaga espanhola. Após escanteio, os za...
ARUJÁ: Assinado convênio da emenda parlamentar par...   NIPPON FEST – Foi assinado no último dia 21 o convênio da emenda parlamentar estadual da secretaria da cultura do Estado de São Paulo para o...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *