ATLETISMO: Sudoeste é campeã do 76º Intercolonial; Anma passa a realizar a competição

 

A equipe Sudoeste, sagrou-se campeã da 76ª Competição Intercolonial de Atletismo, evento realizado nos dias 21 e 22 de julho, na pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo. A vice-colocação ficou com a equipe da Anasp (Sul da Capital), seguida por Noroeste.

 

Sudoeste campeão do 76º Intercolonial de Atletismo (foto: divulgação)

 

O grande destaque da competição foi o atleta Luiz Fernando Imanaka Ferreira, da Sudoeste, que bateu o recorde dos 110m com barreira e também bateu o recorde no revezamento pela sua equipe, consideradas pelos técnicos as provas mais difíceis do atletismo.

A Comissão Organ – presidida por Seiti Sacay (presidente da Associação Cultural e Esportiva Piratininga) – destacou também que o Intercolonial serviu de seletiva para convocar os atletas que irão compor a Seleção Brasileira de Atletismo Nikkei que participará da 20ª Confraternização Desportiva Internacional Nikkei, a ser realizada em 2013, no Peru.

Participaram Seleções das Equipes da Alta Araraquarense, Anasp, Ibirapuera, Leste de São Paulo, Noroeste, Norte do Paraná e Sudoeste.

 

Sudoeste - campeão do intercolonial de atletismo (foto: divulgação)

 

Considerada a mais importante competição de atletismo nikkei do país, o Intercolonial foi idealizado em meados da década de 30 pelo Centro da Juventude Nova Brasileira (antiga denominação do Zenhaku Seinem Renmei), que organizou a 1ª Competição Intercolonial de Atletismo no interior do estado de São Paulo. A partir da década de 40, a competição passou a contar com o apoio da Associação Até a Vista – AAV, a mais significativa entidade de atletismo no Brasil.

 

Anasp, vice-campeão do Intercolonial de Atletismo (foto: divulgação)

 

Em meados da década de 50 houve uma grande mudança na organização da competição. Foi quando os dirigentes da AAV participaram na fundação e criação da Associação Cultural e Esportiva Piratininga, que desde então passou a ser a entidade realizadora da competição.

E neste ano, houve nova mudança. A AAV, o Piratininga e as equipes participantes nomearam a Anma (Associação Nikkei Mirim de Atletismo), a maior entidade criada exclusivamente para incentivar as entidades nipo-brasileiras em manterem o atletismo nikkei, como entidade realizadora da competição.

 

Nororeste, terceira colocada no Intercolonial de atletismo (foto: divulgação)

 

Para a Anma muitos contribuíram para a realização da competição, porém seria “imperdoável” não enaltecer o trabalho dos árbitros, “que contribuem se dedicando em prol das crianças e dos adolescentes, contribuindo na formação destes jovens através do atletismo, merecendo por isso a admiração e respeito de todos, com essa participação voluntariosa, que é típica da cultura japonesa, tão elogiada pela sociedade brasileira em geral”.

E além de contar com estes árbitros voluntários das entidades que a compõem, afim de prestigiar os atletas e técnicos a Anma também contou com árbitros da Federação Paulista de Atletismo, elevando o nível da competição que conforme os dirigentes das equipes participantes, tratou-se de uma grande competição

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

KIYOSHI YAMAMOTO: 45ª edição do Prêmio homenageia ... Acontece nesta sexta-feira (27), a partir das 19 horas, no Salão Nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), e...
COMUNIDADE: Família Taniguchi: uma história de sac... Noriyuki Taniguchi, sua esposa  Setsuko Taniguchi, e os três filhos pequenos saíram no quarto grupo de imigrantes da Província de Hiroshima, no Japão ...
TV DIGITAL: Japan-TV traz ao Brasil o Japão em tem... Há quase sessenta anos, quando a televisão chegou pela primeira vez no Brasil, ninguém acreditou que hoje haveria pelo menos uma TV colorida em quase ...
COMUNIDADE: Livro resgata 56 anos da equipe de bei...   Para comemorar os 56 anos de atividades da equipe de beisebol da Medicina da USP, os 85 anos da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *