AUTISMO: Apresentação das crianças do Pipa mostra uma nova forma de tratamento

Neste sábado, 25, às 10h, o Pipa – Projeto de Integração Pró-autista do Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo realiza no grande auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo, a 13ª apresentação das crianças do projeto. “Este evento tem como objetivo de promover a inclusão social das crianças autistas, e também mostrar a evolução delas no tratamento no Pipa”, explica Ricardo Wazima, coordenador do projeto.

 

Este ano, a apresentação traz como tema o universo circense. Foto: divulgação

 

Todos os anos o Pipa realiza a apresentação das atividades físicas e musicais de suas crianças e, nesta edição, traz como tema o universo circense com o “Pipalegria – O Circo das Crianças do Pipa”.

Na programação constam apresentações de equilibristas mirins em vários aparelhos, atrações musicais com a participação especial de um grupo de tocadores de taikô (tambores japoneses) do Pipa e certamente muitas palhaçadas.

Segundo Ricardo, “há sempre uma criança antes do diagnóstico de autismo e é com alegria que se educa qualquer criança”. As apresentações terão surpresas, emoção e diversão garantidas.

 

“Pipalegria – O circo das crianças do Pipa. Foto: divulgação

 

Projeto Pipa – 492O Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa) é um centro terapêutico especializado no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e utiliza a metodologia da Terapia de Vida Diária (TVD), desenvolvida por Kiyo Kitahara, doutora em pedagogia e fundadora da escola Musashino Higashi Gakuen, em Tóquio (Japão).

Esta prática tem como pilares a educação em grupo, a terapia de 24 horas, com a participação ativa dos pais. Prevê a não utilização de medicamentos e o desenvolvimento de atividades físicas, que promovem a expressão rítmica e corporal adequada para que a criança possa regular suas emoções e As atividades tiveram início em 2006, no Templo Central Nikkyoji, na Vila Mariana. Quatro anos depois, em 2010, o Pipa foi transferido para a Rua Soldado João Pereira da Silva, 273, no Parque Novo Mundo, ao lado do Hospital Nipo-Brasileiro, onde funciona até hoje.

Atualmente esta unidade atende 39 pessoas, entre cinco e 18 anos, da Capital e de várias cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Dois jovens maiores já trabalham no Hospital Nipo-Brasileiro.

O Pipa é especializado no tratamento ao autismo e conveniado ao SUS, promove desde 2006 a aprendizagem em diferentes áreas para explorar e desenvolver as potencialidades de crianças entre 5 e 18 anos, favorecendo a inclusão social e profissional.

Mais informações sobre o Pipa podem ser obtidas no telefone (11) 2636-3894 e no site http://www.enkyo.org.br/unidade/projeto-de-integracao-pro-autista-pipa-d72f

 

Apresentação artística:

PIPALEGRIA – O Circo das Crianças do PIPA

Data: 25 de novembro (sábado), às 10h

Local: Grande Auditório do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo (próximo à estação São Joaquim do Metrô)

Entrada gratuita

Estacionamento (terceirizado): Rua Galvão Bueno, 540

Related Post

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Mulheres Nikkeis Prov...   Antigamente elas eram vistas como sexo frágil, mas os anos passaram e a mulher conquistou autonomia. Além do papel de donas da casa e de mãe...
VEÍCULOS: Toyota do Brasil inicia exportação do Et... A Toyota do Brasil inicia a exportação do compacto Etios para o Peru. O país andino torna-se, assim, o quarto destino comercial do veículo produzido e...
MUNDIAL DE CLUBES: Sanfrecce Hiroshima vence o Auc...   O Mundial de Clubes de 2012 já tem uma equipe eliminada. Nesta quinta-feira, na primeira partida do torneio, o Sanfrecce Hiroshima contou co...
COMUNIDADE: Família se despede de Fabiana Ikeda e ... Por Daniel de Oliveira*   Fabiana Ikeda com o marido, Daniel Gonçalves de Oliveira: “Exemplar caminhada” (Foto: Facebook/Fabiana Ikeda) ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *