BAIRRO LINDO: Ação neste sábado dá início à revitalização da Liberdade

Cerca de 450 pessoas, todas voluntárias de diversas entidades (associativas, profissionais, religiosas, sociais, esportivas e comerciais) participam do mutirão do programa “Faça seu Bairro Lindo”, que acontece neste sábado, 5, a partir das 7h30, no bairro da Liberdade. Esta ação da Prefeitura de São Paulo, realizada pela Prefeitura Regional da Sé com apoio do vereador Aurélio Nomura (PSDB), pretende resgatar e recuperar a beleza e as características orientais do bairro além de deixar a região mais limpa, mais segura e mais atraente.

 

Ação neste sábado dá início à revitalização da Liberdade. Foto: Aldo Shiguti

 

“Este é início da revitalização da Liberdade, bairro que apesar dos sinais de degradação ainda atrai milhares de pessoas de São Paulo e outros Estados e que continua sendo um grande polo de atração turística. Esta vocação com certeza ganhará um reforço com o programa Faça seu Bairro Lindo lançado pelo prefeito João Dória”, afirma o vereador Aurélio Nomura, líder do Governo, que tem dialogado com o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, sobre os detalhes do mutirão na Liberdade, que deve ser o maior já realizado pelo programa.

“Estamos trabalhando para fazer o Bairro Lindo na Liberdade o maior de todos e torná-lo referências para os próximos programas”, destaca Odloak.

Após reuniões de trabalho na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência – Bunkyo – ficou definido que nesta primeira etapa, os serviços de zeladoria incluirão coleta de lixo, recuperação de praças e jardins, plantio de árvores, operação tapa-buraco, poda de árvores, pintura de guias, limpeza das lanternas típicas (suzuranto), pintura do portal (torii) e colocação de iluminação vertical, recuperação do corrimão e pintura do gradil do viaduto Cidade de Osaka, na rua Galvão Bueno e pintura das paredes pichadas.

“Não dá para fazer toda essa ação num único dia, apesar do grande número de voluntários que ajudarão no mutirão”, explica Nomura. “Por isso é importante destacar que a ação do dia 5 será o início de um trabalho mais amplo e continuado, junto com a Prefeitura Regional da Sé, visando a revitalização do bairro da Liberdade. Futuramente, serão instaladas câmeras de vigilância que poderão ser interligadas ao Projeto City Câmeras da Prefeitura de São Paulo, que prevê a colocação de 10 mil equipamentos nos próximos quatro anos, conectados numa única central. Também será alvo de atenção o Largo da Pólvora”, completa o vereador Aurélio Nomura.

O Projeto Bairro Lindo Liberdade conta o apoio da Associação Cultural e Assistencial Liberdade (Acal),  Associação Comercial de São Paulo – Distrital Centro, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e da Aliber – Associação dos Expositoresda Feira de Arte e Artesanato da Praça da Liberdade, e deve mobilizar várias entidades  como a JCI Brasil Japão e JCI Brasil-C hina, entre outras.

 

Aurélio Nomura participa de uma das reuniões do programa Bairro Lindo Liberdade no Bunkyo. Foto: divulgação

 

Bairro Lindo – O programa Faça Seu Bairro Lindo foi lançado pela Prefeitura de São Paulo em maio e tem como objetivo deixar os distritos da cidade mais bonitos, agradáveis e seguros para todos. Surgiu a partir da adesão e participação da população nas ações do Cidade Linda. “Esse programa é resultado do SP Cidade Linda. É uma convocação para os cidadãos, para as famílias, para as pessoas protegerem e cuidarem dos seus bairros, deixando seu espaço de vida, mais bonito, mais seguro, mais saudável, com todo apoio da Prefeitura de São Paulo e de entidades parceiras nessa iniciativa”, afirmou o prefeito, João Doria, no lançamento do programa.

Cada prefeitura regional promove uma vez por mês ações do programa. O objetivo é envolver uma grande quantidade de voluntários que vivem ou trabalham no distrito. Paralelamente, a Secretaria de Prefeituras Regionais realiza o concurso Bairro Lindo do mês, que premiará um bairro vencedor conforme critérios como efetividade (trabalho de zeladoria realizado), engajamento (número de pessoas da comunidade que participaram) e abrangência (tamanho do local revitalizado).

Até o fim do ano, o objetivo é ter realizado ao menos uma ação em cada um dos 96 distritos de São Paulo, ampliando para serviços, entre outros, de tapa-buraco e limpeza de bueiros.

 

 

One Comment

  1. Notícia agradável assim alegra a todos que acreditam na Força do Bem!!!
    Já morei em São Paulo, na Casa de Estudantes da Rua Conselheiro Furtado, quando cursava a FAAP-Faculdade de Artes Plásticas e Comunicações, e tenho carinho pelo Bairro da Liberdade.
    GANBATTE KUDASAI a todos, e PARABÉNS ao Vereador Aurélio Nomura pelo Apoio à realização da Prefeitura Regional da Sé!!!
    Teruko

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *