BAIRRO ORIENTAL: Apesar da crise, 49ª edição do Toyo Matsuri confirma expectativas dos organizadores

Realizada pela Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – e seus associados no último final de semana (dias 2 e 3), na Praça da Liberdade, principal reduto das comunidades asiáticas – em especial a japonesa – a 49ª edição do Toyo Matsuri – Festival Oriental, confirmou as expectativas dos organizadores.

 

49ª edição do Toyo Matsuri – Festival Oriental. Foto: Aldo Shiguti

 

Como lembrou o presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki em seu discurso, o objetivo do Toyo Matsuri é “agradecer os clientes que trouxeram bons negócios durante o ano que está terminando, fortalecendo e engradecendo o Bairro Oriental, e, ao mesmo tempo, comemorar o Dia do Bairro da Liberdade”.

 

Danças e shows tomaram conta da Praça da Liberdade no sábado e domingo. Foto: Aldo Shiguti

 

Apesar de não ter uma estimativa oficial – a previsão inicial era receber um público estimado em cerca de 70 mil visitantes – o coordenador geral do Evento, Hisaji Akimura, disse que a Comissão Organizadora conversou com os bazaristas e expositores após o encerramento e “todos se mostraram satisfeitos”.

“A festa só é boa quando é boa para todos”, destacou Akimura, revelando que “constatamos algumas falhas pontuais que podem ser melhoradas para o próximo ano”. Segundo ele, uma delas  é a cerimônia oficial de abertura, com a presença de autoridades e políticos, “que pode ser mais ágil para não dispersar o público”. “Mas no geral foi bom”, resumiu Akimura, acrescentando que a novidade introduzida este ano, o Hikari – filipetas coloridas inspiradas nos festivais japoneses onde é possível fazer pedido – como acontece no Tanabata Matsuri – também trouxe bons resultados.

 

Cerimônia de abertura do 49º Toyo Matsuri.Foto: Aldo Shiguti

 

“Como foi o primeiro ano e as pessoas não sabiam o que era, explicamos que o ano foi difícil para todos e que a nossa expectativa é que 2018 traga mais luz para iluminar novos caminhos”, explicou o coordenador.

 

Hirofumi Ikesaki. Foto: Aldo Shiguti

 

Além desta novidade, o público que compareceu nos dois dias pôde conferir diversas atrações, como a tradicional culinária japonesa e uma variedade de shows que incluiu danças foclóricas, grupos de taiko, cantores e desfile de cosplayers.

 

Aurélio Nomura. Foto: Aldo Shiguti

 

Abertura – Presente na cerimônia de abertura, o cônsul para Assuntos Culturais e Imprensa, Tomohiro Yanagisawa, destacou a vocação turística do bairro da Liberdade, “onde os brasileiros podem entrar em contato com a atmosfera oriental” e lembrou que em 2018 comemora-se os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

 

Keiko Ota. Foto: Aldo Shiguti

 

Líder do Governo na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Aurélio Nomura (PSDB) disse que “era motivo de origulho ver tantas pessoas participando e assimilando a cultura japonesa, mas a data festiva nos faz lembrar dos nossos maiores, que vieram para esta terra antípoda e com suor, sangue e lágrimas ajudaram a construir este país”. “E hoje, graças aos esforços dos pioneiros, a nossa imensa, laboriosa e respeitada comunidade ocupa papel de destaque em todos os setores da sociedade mudando, inclusive o hábito alimentar dos brasileiros”, disse Nomura, desejando que “esta efeméride possa nos unir cada vez mais”.

 

George Hato. Foto: Aldo Shiguti

 

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura a deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), os vereadores Ota (PSB) e George Hato (PMDB), o presidente do Comitê Executivo para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, Yoshiharu Kikuchi; a vice-presidente do Bunkyo, Teruco Kamitsuji e o gerente executivo do Bradesco, Olavo Kimura, além de representantes de entidades assistenciais.

 

Arrow
Arrow
ArrowArrow
Slider

Fotos: Aldo Shiguti

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    ESPETÁCULO: Fukuda Cello Ensemble se apresenta no ... Um dos grupos de formação do Instituto Fukuda, a Fukuda Cello Ensemble (FCE) apresenta neste domingo (28), às 11 horas, concerto no Auditório Masp Uni...
    BOLSA DE ESTUDOS: MEXT Abre Inscrições para Bolsa ...   Até 13 de março estão abertas as inscrições para concorrer a bolsas de estudos  patrocinadas  pelo Ministério da Educação,Cultura, Esportes,...
    AUTISMO: Apresentação das crianças do Pipa mostra ... Neste sábado, 25, às 10h, o Pipa – Projeto de Integração Pró-autista do Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo realiza no grande auditório ...
    REGISTRO: Memorial da Imigração deixará o Complexo... O Sesc ocupará o complexo arquitetônico do K.K.K.K, em Registro, no Vale do Ribeira. Com isso, o Memorial da Imigração Japonesa irá para um novo local...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *