BAIRRO ORIENTAL: Banheiro Público da Rua Galvão Bueno será revitalizado

Fechados há sete anos, os banheiros públicos no bairro da Liberdade, estão com os dias contados. Cansado de ver pessoas querendo usar o banheiro de seu estabelecimento, o comerciante nikkei Nelson Takeda, tomou a decisão inusitada de revitalizar o banheiro público do bairro. Ele participou da licitação Proposta de Chamamento Público número-201402612431 em 14 de fevereiro junto a Subprefeitura Sé que lançou um edital para acolher as propostas de parceria na abertura dos banheiros na Rua Galvão Bueno, localizado no número 147. Além de revitalizar os banheiros, a empresa escolhida teve que apresentar um projeto de melhorias paisagísticas que envolva a manutenção e limpeza da área de aproximadamente 240 m². Em contrapartida os idealizadores da proposta vencedora poderão explorar comercialmente o espaço com a instalação de um estabelecimento comercial como um café, uma floricultura ou uma frutaria.

 

(Foto: Luci Judice Yizima)

O comerciante Nelson Takeda: “Meu projeto é sustentável e ecologicamente correto” (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Em entrevista ao Jornal Nippak, o comerciante Nelson Takeda explicou que as propostas foram entregues no dia 6 de março na Assessoria Jurídica da Subprefeitura da Sé”. “Depois foram analisadas por uma comissão que decidiu pela proposta que melhor atendia ao interesse da municipalidade e apresentava a melhor aplicação de investimentos para o local e para o bairro, graças a Deus a proposta escolhida foi a minha”, se orgulha Nelson.

 

Audacioso – “Meu projeto foi bem elaborado, audacioso, é sustentável e ecologicamente correto. Pretendo manter a fachada em estilo oriental, terá um bicicletário, deck em três níveis, um deck com Orquidário terá também um espaço cultural para pequenas apresentações de contos de histórias, monólogos, fantoches, mágicas, com orquidário e jardinagem que vai compor todo o ambiente de acordo com a decoração, uma vista panorâmica para via expressa Leste – Oeste”, garante Nelson Takeda que o banheiro da Liberdade servirá de exemplo para outros municípios.

“Os banheiros terão quatro box feminino, quatro box masculino, e um box para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), um box com chuveiro para os ciclistas tomarem banho. A água das torneiras da pias serão reutilizadas nas descargas dos banheiros, um processo muito utilizado nos banheiros públicos do Japão”, declara o comerciante.

De acordo com Nelson o banheiro deverá permanecer aberto à população diariamente das 7 às 21h, sendo que os serviços de limpeza e manutenção serão realizados no período noturno. O espaço terá capacidade para atender cerca de mil pessoas por dia.

A subprefeitura da Sé também quer viabilizar a abertura de outros cinco banheiros da região central por meio de parcerias com empresas privadas que se comprometam com a manutenção dos espaços. Entre eles podemos citar os banheiros das praças da República e Fernando Costa, no parque Dom Pedro II. Atualmente o banheiro da Praça Roosevelt já funciona através de uma parceria com duas empresas privadas que expõem suas marcas no local e garantem a manutenção, limpeza e suprimentos dos banheiros.

(Luci Júdice Yizima)

 

 

Related Post

TRADIÇÃO: Apesar do mau tempo, Acal comemora ‘suce... Em um final de semana frio e chuvoso, a Praça da Liberdade recebeu, nos dias 4 e 5, o 37º Tanabata Matsuri. Realizado pela Acal (Associação Cultural e...
COMUNIDADE: Comissão Organizadora adia 10º Nikkey ... A Comissão Organizadora do 10º Nikkey Matsuri, que seria realizado nos dias 23 e 24 deste mês, no Centro de Eventos Pró Magno, no bairro da Casa Verde...
LINS: Por falar da imigração japonesa… Discursando na solenidade da celebração do centenário em 2008, Guentiro Mizoguti, falecido em 2015, aos 93 anos, com obituário na Folha de S. Paulo, s...
MARÍLIA: Nikkey de Marília realiza o 17º Festival ...   O Nikkey Clube de Marília realiza no próximo sábado (dia 14), a décima sétima edição do Festival da Primavera “Bon Odori”. O evento, que tem...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *