BAIRRO ORIENTAL: Tanabata Matsuri atrai multidão ao Bairro da Liberdade

O tempo ajudou e o público compareceu em grande número para prestigiar o primeiro dia do 34º Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas, na Praça da Liberdade. Apesar do céu “carrancudo”, não choveu – pelo menos até o início da noite deste sábado – e milhares de pessoas puderam acompanhar a cerimônia de abertura. O evento é realizado há 34 anos pela Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) em parceria com a Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil.

 

Público compareceu em grande número para prestigiar o evento (foto: Aldo Shiguti)

 

Entre as autoridades, estiveram presentes o cônsul geral do Japão em exercício, Masahiko Kobayashi; a deputada federal Keiko Ota (PSB-SP); os deputados estaduais Jooji Hato (PMDB) e Hélio Nishimoto (PSDB); o presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade); o presidente da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, Koichi Nakazawa; o  presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kiyoshi Harada; o presidente do Bunkyo de Registro, Kuniei Kaneko; o fundador do Instituto Paulo Kobayashi (IPK), Victor Kobayashi; o presidente do Conseg Liberdade, Akio Ogawa e o presidente da UPK (União Paulista de Karaokê), Toshio Yamao).

 

Autoridades durante o brinde (foto: Aldo Shiguti)

 

Em seu discurso, Ikesaki disse que o Tanabata Matsuri é uma “festa-símbolo” da comunidade nipo-brasileira e faz parte do calendário de eventos oficiais do município de São Paulo. “Este evento foi criado há 34 anos neste mesmo local pela Associação dos Lojistas da Liberdade, hoje Acal, e atualmente acontece em diversas cidades. Em breve, temos certeza que será realizada em outros Estados e até em outros países da América do Sul, isto é, onde tiver japoneses”, discursou Ikesaki, afirmando que o Tanabata Matsuri traz “paz, alegria e harmonia”. “Por isso é muito requisitado”.

 

O presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo, Kiyoshi Harada (foto: Aldo Shiguti)

 

O presidente da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, Koichi Nakazawa, lembrou que, este ano, Cuiabá, no Mato Grosso, sediou pela primeira vez o Tanabata Matsuri e que nos dias 23 e 24 de junho, a associação realizou o 1º Arraial das Estrelas de Itaquera, uma mescla do Festival Tanabata com a Festa Junina, duas das festas mais populares do Japão e do Brasil, respectivamente.

O cônsul Masahiko Kobayashi explicou que, no Japão, o Tanabata Matsuri é uma das festas mais tradicionais e demonstrou satisfação e alegria por saber que, na capital paulista, a festa é reconhecida no calendário oficial da Prefeitura da Cidade de São Paulo. “É uma satisfação para o povo e para o governo japonês. Essa decisão carinhosa aproxima ainda mais as relações de amizades entre os dois países”, garantiu Kobayashi.

 

Grupo da Acal apresenta Yosaki Soran (foto: Aldo Shiguti)

 

Após os discursos, o público acompanhou a série de atrações comandadas pelos apresentadores Paulo Miyagui e Mieko Senaha.

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CERÂMICA: 1º Festival do Casarão do Chá reúne 39 a...   A Associação Casarão do Chá realiza neste domingo (3), das 10 às 17h, no Casarão do Chá, em Mogi das Cruzes (SP), a 1ª edição do Festival de...
KARAOKÊ: Participante de Indaiatuba foi um dos des...   Shinichi Nomura sagrou-se campeão de uma das categorias do evento realizado no CIAEI no último dia 4   O arquiteto e cantor Shinichi ...
2017: Ano do Galo 2016 foi o ano do Macaco de Fogo. E, assim como o animal do horóscopo chinês, foi bastante agitado. Crises pipocaram para todos os lados. Na política,...
REGISTRO: Comunidade de Registro realiza Bon Odori... A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo) e o Templo Budista Honpa Hongwanji co-realizaram uma grande comemoração religio...

5 Comments

  1. Esta festa é linda!!!! moro em Brasília e gostaria de saber em que data vai ocorrer a festa para eu poder marcar minhas férias e ir para SP desfrutar desta maravilha.
    Aguardo sua resposta. Regina.

  2. Boa noite!!!

    Resido no Rio de Janeiro e gostaria de prestigiar a Festa do Tanabata de 2013, mas estou com dúvidas quanto a data correta do evento. Consultei alguns sites e cada um apresenta uma data. Podem confirmar a data correta? Cordialmente, Celso Diniz.

  3. GOSTARIA DE SABER TODOS OS EVENTOS DO ANO, PARA PODER PRESTIGIAR COM MINHA FAMILIA

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *