BASTOS: 53ª Festa do Ovo deve atrair mais de 200 mil visitantes

A Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos e Sindicato Rural de Bastos realizam nos dias 13, 14 e 15 de julho a 53ª Edição da Festa do Ovo de Bastos, com muitas atrações e exposições, no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, no interior paulista. A cidade de Bastos que é considerada a capital do ovo comemora também 84 anos de fundação. A 53ª Festa do Ovo de Bastos terá a colaboração financeira do governo do Estado, como resultado do trabalho do deputado federal Junji Abe (PSD-SP). Atendendo pedido do parlamentar, a Secretaria Estadual do Turismo repassará R$ 100 mil à Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos, responsável pela organização do tradicional evento que movimenta a avicultura nacional e atrai mais de 200 mil visitantes de diferentes localidades do mundo.

 

Bastos é conhecida como a capital do ovo (foto: divulgação)

 

De acordo com o deputado Junji Abe, a destinação de recursos é importante para custear parte da infra-estrutura necessária ao evento, realizado por entidade social sem fins lucrativos, que depende de patrocínios e contribuições da sociedade. “É uma iniciativa de grande importância para fortalecer a avicultura e o agronegócio como um todo, além de contribuir para difundir a cultura japonesa” explica.

A busca de recursos para eventos turísticos e culturais complementa os trabalhos de Junji, em execução junto ao Estado e à União. “Não poderíamos deixar de lado a Festa do Ovo de Bastos, de fundamental importância para o agronegócio, porque valoriza os produtores e contribuiu para mostrar as riquezas do campo à população urbana”, ponderou o deputado, ao informar que priorizou o atendimento aos setores essenciais como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento agrário.

O vice-presidente da entidade, que também é médico veterinário bastense, Sergio Kenji Kakimoto, destaca a importância do evento. “É muito importante para nós, ter um evento com tamanha grandiosidade, ser reconhecido mundialmente como a capital do ovo”, diz. “Ter uma cadeia produtiva do ovo, ativa nossa economia local em diversos segmentos, como a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, atrativos como máquinas e implementos agrícolas, inovações tecnológicas para a avicultura, indústria de máquinas processadoras de ovos, veículos, itens de informática, equipamentos para indústrias e diferentes atrações da cultura japonesa, com destaque para culinária, artesanato e danças típicas”, enfatiza.

 

“Haverá um Concurso do Ovo com Qualidade, aonde 14 juizes (veterinários, profissionais da área, pesquisadores científicos) irão analisar, e deverão verificar a resistência da casca, a limpeza e textura dos ovos e a uniformidade de tamanho. Nos itens de qualidade interna, checarão a cor e centralização da gema e a consistência e altura da clara, entre outros aspectos. A competição ocorre a 40 anos em Bastos, selecionando os campeões nas categorias ovos brancos, vermelhos e de codorna”, comenta. “Dentro da programação está previsto no primeiro dia (13), no período da manhã, o Encontro dos Avicultores de Jornada Técnica, com palestras e atividades informativas promovidas pelo Sindicato Rural de Bastos. Às 14 horas será a abertura oficial, com apresentações de grupos de taikôs, show dos Irmãos Lázaros. Nos demais dias shows dos cantores japoneses Marcio Kuwada, Satiko Ono, Takeshi Nishimura, Meninos de Goiás, Nobohiru Hirata, entre outros. Haverá também uma competição comedor de ovo, o recorde das edições passadas foi de 57 ovos. O público terá uma programação bastante variadas todos os dias”, finaliza o vice-presidente Kakimoto.

 

Na programação deste ano estão previstas apresentações de temas como as conseqüências para a avicultura da presença de mico toxinas em milho; situação atual do monitoramento de resíduos e contaminantes em ovos; e situação de disponibilidade atual e futura de grãos, com a presença de especialistas de universidades e do Governo Federal.

(Luci Júdice Yizima)

 

 

Serviço:

A 53ª Festa do Ovo de Bastos

Data: de13 a 15 de Julho de 2012

Horário: dia 13 das 14h às  22h,  dias 14 e 15 de julho das 10h as 22h

Local: Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, Bastos, SP

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HOMENAGEM: Vereador Ushitaro Kamia entrega Salva d... Através de uma iniciativa do vereador Ushitaro Kamia, o Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho foi homenageado com a outorga Salva de Prata, n...
POLÍTICA: Nishimori assume presidência do PR no Pa... O deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), que assumiu a presidência estadual do partido no início deste mês, disse que pretende  continuar o trabalho...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
SOCIAL: O filme “Estação Liberdade” prossegue até ...   Incluído no circuito da 37ª Mostra Internacional de Cinema, o filme “Estação Liberdade” teve ingressos esgotados na estréia, quinta (24), co...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *