BAURU-SP: Cerâmica do Japão: a geração emergente do forno tradicional japonês

Das técnicas tradicionais às obras de arte originais, da antiguidade à vida contemporânea, 35 ceramistas japoneses expõem sua visão sobre o tema “Vasilhames”

Após a estreia no Rio de Janeiro, em dezembro último, e passagens por Curitiba e Brasília, a Exposição Itinerante Cerâmica do Japão: A Geração Emergente do Forno Tradicional Japonês chega a Bauru, onde estará em cartaz de 21 de março a 20 de abril, dividida em duas etapas.

Na primeira fase, até 3 de abril, estarão expostas as peças provenientes das regiões de Arita & Karatsu, Hagi, Bizen, arredores de Kyoto e Tamba e Kutani & Kanazawa. Na segunda fase, a partir de 6 de abril, a visitação será para as obras das regiões Seto & Mino e arredores de Tóquio e Mashiko.

 

 

A visitação à exposição acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h, com exceção dos dias 4 e 5 de abril e feriados. Em 21 de março, dia da abertura, a exposição acontecerá apenas a partir das 20h.

Promovida pela Fundação Japão, esta é a última etapa da mostra, que trouxe ao país obras de 35 artistas em atividade nas sete regiões mais representativas dos fornos no Japão. Daqui, a mostra segue para a Nova Zelândia.

 

Ceramica_No.61_ok-340x271Vasilhames

O tema desta exposição, “Vasilhames”, revela a perspectiva de cada artista na compreensão da funcionalidade deste objeto tão presente no dia a dia dos japoneses, assim como a sua visão sobre a situação atual e o futuro da cerâmica japonesa.

Segundo Masami Shiraishi, curador e diretor do Museu de Arte da Província de Yamanashi, o Japão é um dos países em que a arte da cerâmica floresceu com grande prosperidade.

 

 

“O país não só conta com um grande número de ceramistas, como também com um contingente significativo de apreciadores dessa arte”, afirma.

Para o curador da mostra, o privilégio de ter as quatro estações nitidamente distintas e um clima ameno e diversificado provavelmente conferiram ao povo japonês uma forte afeição por objetos feitos de elementos básicos da natureza, como a argila.

Além da produção comercial de artefatos destinados ao uso prático cotidiano, os ceramistas demostram uma riqueza na originalidade. Alguns visam o uso prático, enquanto outros buscam a criatividade, empregando a técnica tradicional às formas; outros, ainda, utilizam a argila simplesmente como elemento básico para moldagens experimentais.”

Ceramica_No01_ok-460x366A mostra revela também a compreensão de cada artista sobre as funções dos vasilhames, apresentando a natureza da cerâmica japonesa atual. Enquanto alguns buscam o aprimoramento das técnicas tradicionais, muitos acrescentam refinamento ao design com o intuito de criar obras de arte ainda mais originais. Outros, livres das limitações da tradição, buscam novas formas, adaptando-as ao estilo de vida moderno, criando obras ainda mais notáveis. Há, ainda, aqueles que procuram enfatizar a praticidade da cerâmica na vida contemporânea. Em comum, os ceramistas têm a dedicação a uma arte inovadora para a próxima geração.

 

Serviço

Exposição Itinerante

Cerâmica do Japão: A Geração Emergente do Forno Tradicional Japonês

21 de março a 3 de abril de 2016
Exposição das Regiões Arita & Karatsu, Hagi, Bizen, arredores de Kyoto e Tamba e Kutani & Kanazawa

6 a 20 de abril de 2016
Exposição das Regiões Seto & Mino e arredores de Tóquio e Mashiko

 

Local
Centro Cultural de Bauru – Galeria Angelina W. Messenberg
Avenida Nações Unidas, 8-9    Centro, Bauru-SP

Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h
Sábados e domingos, das 9h às 17h (exceto feriados e dias 4 e 5 de abril)

 

Mais informações
Tels.: (14) 3235-1088 | 3232-9493

Entrada Franca

 

Realização
Fundação Japão

Apoio
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Secretaria Municipal de Cultura (Prefeitura Municipal de Bauru)

 

 

 

Related Post

KIBÔ-NO-IÊ: 38ª edição da Festa do Verde espera ce... Que tal passar um dia agradável com a família e ainda praticar um gesto de solidariedade? O convite é da Sociedade Beneficente Casa da Esperança – Kib...
SALVADOR-BA: Salvador recebe o VII Festival da Cul...   Em sua sétima edição, a Associação Nipo-Brasileira de Salvador (Anisa) realizará o VII Festival da Cultura Japonesa – XXII Bon Odori, que te...
MUSICA: A cantora Sabrina Helsh retorna ao Brasil ...   A brasileira Sabrina Hellshmeister Shikasho de 33 anos, mais conhecida como Sabrina Hellsh retorna ao Brasil para uma turnê. A cantora ganho...
TV: Cultura exibe programa japonês Mestres em sua ... O quarto episódio da série “Mestres em sua profissão”, vai ao ar nesta sexta-feira, 10 de março, à meia-noite   A Fundação Japão, por meio ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *