BEGIN NO BRASIL: Banda Begin promete surpresas em sua mini turnê pelo país

 

Em sua segunda visita ao país, os músicos da banda okinawana Begin prometem surpreender o público nos três shows que farão em território brasileiro – sexta (8) e sábado (9), no Anhembi,em São Paulo, e no dia 10, em Londrina (PR). Desde a última segunda-feira (4) no Brasil, o trio formado por Eisho Higa (vocal, sanshin), Masaru Shimabukuro (violão, guitarra e vocal), e Hitoshi Uechi (teclado, vocal) concedeu uma entrevista coletiva à imprensa nipônica na manhã desta quarta-feira (6), no Hotel Matsubara (zona Sul de São Paulo), onde deram uma pequena amostra do que pretendem apresentar.

 

Hitoshi Uechi, Eisho Higa e Masaru Shimabukuru durante coletiva no Hotel Matsubara (foto: Aldo Shiguti)

 

Eisho Higa (foto: Aldo Shiguti)

Nos dois shows na capital paulista, a banda receberá como convidados os músicos brasileiros Osvaldinho da Cuíca, Ney Marques, o grupo Bandolim Elétrico e Luizinho 7 Cordas, além dos grupos de taikô Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Requios Gueinou Doukoukai. Sobre as participações dos artistas brasileiros, Eisho Higa disse que, apesar de não conhecê-los, “são profissionais de primeira linha”. O vocalista Eisho Higa vai além e já prevê frutos dessa parceria. “Pode ser que surja uma nova música inspirada nesse encontro. Temos outras idéias e vamos passá-las para nossa equipe, que reúne escritores de fábulas”, revelou Higa, afirmando que uma das propostas é escrever um livro bilíngüe, em forma de conto infantil, narrando a trajetória dos imigrantes. “É uma outra forma de contribuirmos para estreitarmos os laços entre os dois países”, disse Higa.

 

Já sobre os grupos de taikô, os músicos de Ishigaki afirmam guardar uma recordação muito especial da época em que se apresentaram juntos, em 2011.

 

HItoshi Uechi (foto: Aldo Shiguti)

“Há dois anos, quando estivemos aqui pela primeira vez, imaginávamos que ninguém conhecia nossa música, mas ficamos surpresos ao saber que os tocadores conheciam nosso repertório”, disse Uechi, acrescentando que se emocionou também com a “união” dos jovens okinawanos.

Outra novidade será o repertório, que deve ser uma mescla de hits consagrados com músicas do novo álbum, “Tropical Foods”, que inclui as inéditas “Churrasco” – que conta as impressões da banda sobre um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira – e “Kikyô” –  que narra a história de um imigrante que deixa sua terra natal e parte para o Brasil, contando todas as aventuras e desventuras, em ritmo de chorinho.

 

Masaru Shimabukuro (foto: Aldo Shiguti)

Além disso, Masaru Shimabukuro antecipou que a banda pretende tocar uma música brasileira, mas guarda o segredo a sete chaves. “Queremos ser uma ponte entre os dois países, transmitindo algo da cultura japonesa, principalmente para os isseis e os nisseis. Para a nova geração, queremos fazer o papel de obachian e odichian, cantando músicas líricas e clássicas. Acredito que os mais velhos vão se identificar muito”, disse Eisho, acrescentando que na manhã de terça-feira os músicos tiveram oportunidade de conhecer o projeto desenvolvido pela Associação Meninos do Morumbi, na zona Sul de São Paulo, e ficaram encantados com a musicalidade das crianças.

 

Meninos do Morumbi – “Percebemos que, para os brasileiros de uma forma geral, a música é algo natural, como respirar. Eles já convivem com a música desde criança e se divertem com isso”, disse Masaru, explicando que o trio deu de presente um instrumento batizado de Ichigo Ichiê – composto por quatro cordas e fácil de tocar. “Eles aprenderam rapidinho”, elogiou o guitarrista da banda.

 

Os musicos estiveram nesta terça-feira na Associação Meninos do Morumbi (foto: divulgação)

 

Depois de São Paulo, a Banda Begin se apresentará neste domingo em Londrina (PR), no Recinto José Garcia Molina, que fica dentro do Parque de Exposições Ney Braga. O retorno ao Japão está previsto para o próximo dia 12. “Praticamente uma semana depois vamos fazer uma turnê pelo Japão e certamente vamos levar essa energia e calor dos brasileiros”, contou Higa, lembrando que, “na primeira ocasião, o nosso contato foi mais com os descendentes de japoneses, e nesta segunda visita estaremos mais próximos do público brasileiro”.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Serviço:

Turnê da Banda Begin no Brasil

São Paulo: dias 08 (20h30) e 09/11/2013 (19 Horas)em São Paulo, no Grande Auditório do Anhembi

Londrina: no dia 10/11/2013 ( 18 Horas), no Recinto José Garcia Molina, dentro do parque Ney Braga.

Os ingressos estão à venda na www.blueticket.com.br , através do site: www.bandabegin.com.br ou  https://www.facebook.com/bandabegin

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

EXPOSIÇÃO CICATRIZES – VILMA KANO A narrativa permeia o plástico e o gráfico, em uma nuance moderna e minimalista. No Outubro Rosa, a mostra levanta os questionamentos sobre os obstácu...
AUTOMOBILISMO: Nikkei busca patrocínio para subir ... Imagine a seguinte cena: Manhã de domingo, em um autódromo qualquer. O piloto Igor Omura Fraga cruza a linha de chegada e comemora mais uma vitória na...
RIO DE JANEIRO: Acontece neste fim de semana a 12ª...   Nos dias 17 e 18 de agosto de 2013, sábado e domingo, acontece a 12ª Festa do Japão no Parque do Flamengo, para entretenimento e divulgação ...
SOFTBOL: Nikkei Curitiba é campeã da Taça Brasil d... A categoria Sub 19 do Nikkei de Curitiba sagrou-se campeã da 12ª edição da Taça Brasil de Softbol Feminino Interclubes, competição realizada nos dias ...
Tags:

One Comment

  1. Aldo parabéns, vc. sempre a frente da noticia.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *