BEISEBOL: Acenbi participa do lançamento oficial do projeto Base

Diretores e associados da Acenbi (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) participaram do lançamento oficial do Projeto Base (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino), realizado no último dia 1º de junho, durante jantar de apoio realizado no Espaço K Shows e Eventos, em Indaiatuba. Estiveram presentes também autoridades municipais, representantes de empresas e de entidades parceiras e simpatizantes do esporte.

 

A partir da esquerda: João Yamate, Haruo Uyeno e Massao Kanesaki (Foto: divulgação)

A partir da esquerda: João Yamate, Haruo Uyeno e Massao Kanesaki (Foto: divulgação)

 

Entre os nomes que prestigiaram o evento estavam João Yamate (presidente da Acenbi), Haruo Uyeno (diretor do Departamento de Beisebol e Softbol da Acenbi). o prefeito Reinaldo Nogueira, Humberto Panzetti (Secretário Municipal de Esportes), Rita de Cássia Trasferetti (Secretária Municipal de Educação), Hector Huanay Escobar (diretor da Faculdade Max Planck) e Marcelo Canela (diretor-geral do Colégio Rodin).

O Projeto Base foi idealizado pelo vereador Massao Kanesaki (DEM) em parceria com a Acenbi), a prefeitura de Indaiatuba, a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e a Major League Baseball (MLB), dos Estados Unidos. Seu objetivo principal é utilizar a prática do beisebol como instrumento educacional para o desenvolvimento físico e humano.

Inicialmente, o projeto é voltado aos alunos, de 6 a 11 anos de idade, das EMEBs (Escola Municipal de Ensino Básico) de tempo integral do município de Indaiatuba. As projeções para o futuro, entretanto, incluem a participação de todas as escolas municipais.

De acordo com Massao Kanesaki, o projeto de beisebol já pode ser considerado o maior no Brasil, em sua categoria. “Pelas informações que estamos recebendo da MLB, o projeto reúne o maior número de praticantes da América do Sul, talvez até da América Latina”, complementa.

 

Lançamento oficial do projeto aconteceu durante jantar no Espaço K Shows e Eventos (Foto: divulgação)

Lançamento oficial do projeto aconteceu durante jantar no Espaço K Shows e Eventos (Foto: divulgação)

 

Início – A implantação do Projeto Base começou com a realização da I Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba, em fevereiro desse ano. Durante dez dias, renomados instrutores da MLB ministraram treinamento para professores de Educação Física da rede municipal, além de atletas e técnicos de equipes de beisebol.

No final de fevereiro, o projeto foi implantado na primeira escola, o complexo Educacional Profª Laura Fahl Correa, no Parque das Nações, com apoio da Acenbi. Em seguida, aderiram também à iniciativa a EMEB Prof.a Maria José Ambiel Marachini, no Jardim Paulista, e EMEB Profª Renata Guimarães Brandão Anadão, no Jardim Morumbi.

Hoje, o projeto contempla cerca de 1.250 alunos de três EMEBs de tempo integral.

 

Festival de Beisebol – Dentro das atividades do Projeto Base, foi realizado no dia 30 de maio o I Festival Municipal de Beisebol, no Complexo Educacional Profª Laura Fahl Corrêa, no Parque das Nações (Indaiatuba). Participaram cinco equipes escolares constituídas nas três EMEBs e uma equipe convidada da Acenbi.

Durante o evento, aconteceu o lançamento do uniforme oficial do Projeto BASE. Foi apresentado também o técnico de beisebol da MLB, Sixto de Jesus Martinez (de República Dominicana), recém-chegado ao Brasil. Ele passa a coordenar as aulas nas escolas ao lado do professor Bernardo Peñalver (de Cuba), que atua no Projeto desde o início.

A próxima competição dos alunos do Projeto BASE está marcada para os dias 20 e 21 de junho. Trata-se do Torneio Massaharo Kanesaki de Beisebol, promovido anualmente pela Acenbi em sua sede de campo.

 

 

 

 

Related Post

TÊNIS DE MESA: ACEAS SUZANO FAZ EXCELENTE ETAPA DA... Previsto para o mês de janeiro de 2018 – ano em que a comunidade japonesa celebra os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil –, o 68º Campeonato Bras...
NIPPAK PESCA: Nós: conheça-os e veja como confecci... Quem pensa que só marinheiro, escoteiro e alpinista sabem dar nós, está redondamente enganado. O pescador também tem de saber dar os seus !!!  ...
COMUNIDADE: Harumi Goya quer contar com a ajuda de... A presença de jornalistas do Jornal Utiná Press – veículo de comunicação dirigido à comunidade okinawana residente no Brasil – na 148ª Reunião Ordinár...
MARÍLIA: O Departamento de Beisebol e Softbol do ... Departamento de Beisebol e Softbol do Nikkey realiza neste sábado evento social O Departamento de Beisebol e Softbol do Nikkey Clube de Marília realiz...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *