BELÉM/PA: Exposição ‘Artesanato do Japão’ prossegue até 4 de janeiro no Museu de Arte de Belém

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Manaus, a mostra itinerante Artesanato do Japão – Tradições e Técnicas já está em Belém, onde fica em cartaz até 4 de janeiro de 2015. A exposição traz um recorte do artesanato do Japão, sob o olhar das tradições e técnicas adotadas por reconhecidos artesãos, compartilhando a habilidade e criatividade de seus trabalhos.

 

A exposição traz um recorte do artesanato do Japão (foto: divulgação)

A exposição traz um recorte do artesanato do Japão (foto: divulgação)

 

Segundo Kazuko Todate, curadora do Museu de Arte em Cerâmica de Ibaraki, no Japão, estarão expostos utensílios criados ao longo dos anos na vida cotidiana, em cerâmica, tingimento de tecidos, metais, laqueados, bambu e madeira, papel, entre outros, sempre trabalhados com técnicas adequadas, de acordo com a natureza de cada material, criando objetos práticos e com seu toque de beleza.

“Os materiais tradicionais e característicos de cada região foram transformados em utensílios práticos e artigos altamente criativos, com a esmerada técnica e talento dos artesãos, que desenvolveram a produção e a criação de obra de arte, contribuindo para aumentar o estrato do setor artístico e qualitativamente como um todo.”

As tradicionais artes que fazem parte da mostra incluem artesanato de técnicas tradicionais e materiais típicos de várias regiões do Japão, que pouco a pouco foram substituídas por modernas máquinas e produção em grande escala.

 

Mostra inclui materiais típicos de várias regiões do Japão (foto: divulgação)

Mostra inclui materiais típicos de várias regiões do Japão (foto: divulgação)

 

A transição, explica a curadora, começou durante a era Meiji (1868 – 1912), quando o Japão ingressou na fase de industrialização.

“Ainda nesta época, pequenas oficinas das regiões continuaram produzindo utensílios artesanalmente. Surgiram, então, talentosos artesãos com marcante personalidade, que se tornaram grandes artistas.”

Após este período na capital do Pará, a exposição, que faz parte do acervo da Japan Foundation (Japão), seguirá percorrendo o país, passando por Recife e São Paulo.

 

 

Exposição Itinerante Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas

Data: de 9 de dezembro de 2014 a 4 de janeiro de 2015

Local: Museu de Arte de Belém (MABE)

Endereço: Praça D. Pedro II, s/n – Cidade Velha, Belém-PA

Horário de funcionamento: de 3ª a 6ª feira, das 10h às 18h | sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h

Entrada franca

Informações: (91) 3114-1026

Consulado do Japão em Belém: (91) 3249-3344

Agendamento de visitas monitoradas

Divisão de Ação Educativa: (91) 3114-1028 | educativa.mabe@gmail.com

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

AMAZÔNIA: Imigração japonesa na Amazônia merece ma... Por Heitor Shimizu, de Tóquio   Hiroaki Maruyama, da Universidade Rikkyo, destaca que a presença de japoneses, apesar do pequeno número, f...
PALESTRA: Fundação Japão traz especialista japonês... Em 2015, ano em que comemoramos 50 anos da introdução do macarrão instantâneo no Brasil, a Fundação Japão em São Paulo traz ao país Masaki Kato, da As...
KARAOKÊ: 14º Concurso Hokkaido Karaokê Marimo supe...   O maior desafio dos concursos de karaokê realizados no auditório da Associação Hokkaido de Cultura e Assistência Centro de Intercâmbio Brasi...
CULTURA: 10º Okinawa Festival supera expectativas ...   Dança Folclórica de Okinawa (foto: Aldo Shiguti)   A décima edição do Okinawa, realizada neste sábado e domingo (15 e 16), no Cl...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *