BELO HORIZONTE: Culinária é destaque na 6ª edição do Festival do Japão em Minas

De 17 a 19 de fevereiro (sexta, sábado e domingo), Belo Horizonte receberá o 6º Festival do Japão em Minas. Desde 2012 que a capital mineira é palco do Festival do Japão em Minas, o maior evento sobre a cultura japonesa do Estado, e que hoje integra o calendário oficial de eventos da cidade .

 

Expominas recebe 6ª edição do Festival do Japão em Minas

 

O festival, que tem como objetivo a propagação da cultura, o intercâmbio social, cultural e econômico entre Minas e Japão, mais uma vez será realizado no Expominas, em uma área de 11.000 m2, e propiciará ao público apresentações culturais, oficinas de arte gratuitas, concurso da Miss Nikkei Minas Gerais e de Cosplay, área de estandes institucionais e empresariais, setores de saúde, games e bazares, área gastronômica e, ainda, a área de cultura pop, com uma diversificada programação.

Shin Koike, embaixador da Difusão da Culinária Japonesa para o exterior é um dos destaques em BH

A diversidade da culinária japonesa – Washoku, tombada pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade em 2013, estará representada no evento, por meio de várias atividades. A programação  terá workshops de Shin Koike, Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa para o exterior, nomeado pelo Governo do Japão para promover a cultura washoku e difundir os preceitos da boa culinária japonesa.

Celso Amano, grande vencedor do World Sushi Cup 2016, realizado no Japão, também estará no Festival. Já Atomu Komono, designado como chef pelo Ministerio das Relações Exteriores do Japão para atuar no Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, vai ministrar a oficina de Chirashizushi, outra modalidade de sushi. Nessa área, será ministrada palestra com degustação de Saque, pela sommelier Yasumin Yonashiro, que possui o certificado de Kikisake-shi (sommelier de sake) pela instituição japonesa Sake Service Institute.

Haverá também a exposição de réplicas de pratos típicos originais, que chegam a enganar os olhos de tão perfeitos e apetitosos. As inscrições para as atividades são gratuitas, no local do evento.

 

Miss – Destaque também para o concurso Miss Nikkey MG 2017, que será realizado no dia 18, sábado, às 19h30, no palco do festival. O concurso tem por objetivo promover a integração das descendentes de japoneses, além da divulgação da beleza nipo-mineira.

Participam candidatas com ascendência japonesa – de qualquer grau –, entre 15 e 29 anos de idade. Durante o Festival, as candidatas desfilam com três trajes: vestido longo, happi e short jeans e regata branca.

A primeira colocada, além de receber o título de Miss Nikkey Minas Gerais 2017, ganhará uma viagem para São Paulo para representar o Estado no Miss Nikkey Brasil. Apresentado por Kendi Yamai, o Miss Nikkey Brasil é uma das principais atrações da 20ª edição do Festival do Japão, que será realizado pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), nos dias 7, 8 e 9 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Já o concurso de Cosplay, que acontecerá no 6º Festival do Japão em Minas, às 16h30 do domingo (19), tem o objetivo de mostrar um pouco dessa tendência símbolo da cultura pop japonesa. O concurso contará com troféu de premiação para os 1º, 2º e 3º lugares.

Nos três dias o público poderá conferir também apresentações de artes marciais (karatê, judô, kendô, aikidô e kyudo) e demonstrações de uma das mais belas tradições japonesas, a cerimônia do chá.

 

O apresentador Kendi Yamai com as vencedoras do concurso realizado no ano passado

 

Koban – Como nos anos anteriores, a edição 2017 do Festival tem como programação paralela o 6º Encontro Internacional Brasil-Japão, que acontece na quinta (16), das 14 às 18 horas, e na sexta (17), das 7 às 12 horas. Realizado em conjunto com a Policia Militar de Minas Gerais, o evento terá como destaque o 8º Seminário Internacional de Polícia Comunitária – Sistema Koban – sobre bases fixas de policiamento para segurança de comunidades, da Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com Agência de Cooperação Internacional do Japão – Jica. A experiência é tão bem sucedida que vem servindo de modelo para o programa da Polícia Militar, em alguns estados brasileiros.

 

6º Festival do Japão em Minas

Quando: Dias 17, 18 e 19 de fevereiro. Sexta, das 14 às 22 horas; sábado, das 10 às 22 horas e domingo, das 10 às 19 horas

Onde: Expominas (Av. Amazonas, 6200)

Ingressos: R$16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia-entrada)

Informações: www.festivaldojapaoemminas.com.br

 

 

 

 

 

Related Post

INTERCÂMBIO: Seminário na Fiesp discute novas poss... O Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (Jinmonken), em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), realiza no próximo dia 22...
PARÁ: No Japão, Jatene firma contrato de empréstim...   O governo do Pará fechou um ciclo que levou duas décadas para ser concretizado, o projeto de implantação do Bus Rapid Transit (BRT), que int...
ESPECIAL: 56º PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES Cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo homenageia atletas e dirigentes Em cerimônia bastante concorrida, foi realizada no dia 3 de abril, na Câma...
PARANÁ/INVESTIMENTOS: Governador Beto Richa recebe... O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), recebeu, no último dia 12, com uma comitiva de empresários japoneses que planejam investir no Paraná, e com...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *