BEM ESTAR: Jun Sakamoto, Tamie Kitahara e José Antonio Filla: Tradições no ‘Comer, Amar e Rezar,’ não necessariamente nesta ordem…

 

 

Comumente somos levados pelo ritmo de nosso trabalho, sem que sequer tenhamos a sensação de escolha, perante cada importante momento de nossas vidas. Em verdade, fundamentalmente, cada momento carrega a sua importância diferenciada, entre eles, a da própria preciosidade de oportunidades que a vida nos oferece, constantemente.

Dentro deste contexto, admiro o trabalho de pessoas que fazem de seus cotidianos verdadeiras obras de arte, onde, a atenção plena aos mínimos detalhes consiste no cerne de suas atividades.  São pessoas como o marceneiro de templos, o japonês Tsunekazu Nishioka, que nos diz: “É preciso se concentrar completamente o tempo todo, e estar com o espírito elevado, porque a estrutura de espírito de um artesão permeia cada aspecto de seu trabalho, e o trabalho trará a marca de seu criador, durante toda a sua existência (Brown, 1989).”

Aqui em São Paulo, temos acesso a alguns destes personagens que nos inspiram com suas obras: o Sushiman Jun Sakamoto, a mestra do Koto e do Shamisen (instrumentos tradicionais japoneses), Professora Tamie Kitahara, o mestre do ‘Yoga Nidrá – dormir para o despertar,’ Professor José Antonio Filla.

No Sushi, assim como na Música Tradicional Japonesa e num momento de Yoga Nidrá, o material de trabalho é sutil e a sua característica mais marcante consiste na fugacidade.  Dentro da frase de Nishioka, o que seria ‘toda uma existência,’ poderia durar, no caso destes três – me permito dizer – artesãos, o tempo de um risco em cima d’água, frase comumente utilizada pelo Professor José Antonio.  Há toda uma construção empenhada em nos levar e nos elevar a um patamar de atenção, onde nos aguardam os nossos queridos mestres, no comer, no amar, no rezar… e tocamos o céu por apenas um instante que reverberará intensamente.

A aquilo que permite esta construção, eu denominaria cultura: um continuum de pessoas que, como no caso de Nishioka e de nossos três artesãos contemporâneos, dedicam-se a atuarem como instrumentos de sua arte buscando persistentemente uma melhor atuação, uma expressão mais aprofundada, genuína, que traduza com perfeição o contato que pretendem compartilhar não tão somente conosco, mas também com as gerações vindouras: tradição!

São embaixadores de suas artes que nos oferecem atalhos para que possamos vivenciar, respectivamente, aquele sabor diferenciado e único, um momento musical como que transportados por uma máquina do tempo ao Japão antigo, um espaço diferenciado de consciência que pode nos parecer familiar, saudoso, um retorno ao lar primordial.

Eu os convido, então, para três momentos especiais e diferenciados, onde entraremos em contato com o espírito destes artesãos, transitando pelas suas visões de mundo em cada um de seus diferentes campos de atuação.  Que possamos compartilhar da magia e do encanto provenientes de tais profundos estudos e dedicação.  Que possamos sentir na pele, a presença das tradições e das gerações por eles representadas e transmitidas.

 

ONDE: Associação Palas Athena.  Alameda Lorena 355, Jardim Paulista, São Paulo, SP – CEP: 01424-001 | Tel.: (11) 3266-6188.  www.palasathena.org.br

QUANDO: Novembro de 2013

 

1)      Sushiman Jun Sakamoto

23 de novembro de 2013, sábado, 14h00 a 15h30

http://www.palasathena.org.br/curso_detalhe.php?curso_id=261

 

2)      Professora Tamie Kitahara, Koto e Shamisen: Música Tradicional Japonesa

27 de novembro de 2013, quarta-feira, 19h30 a 21h00

Zen e Yoga (por gentileza, selecionar Módulo XII por ocasião da inscrição)

http://www.palasathena.org.br/curso_detalhe.php?curso_id=235

 

3)      Professor José Antonio M. Filla: Yoga Nidrá: Dormir para Despertar

29 de novembro de 2013, sexta-feira, 19h30 a 21h00

http://www.palasathena.org.br/curso_detalhe.php?curso_id=262

 

 

Referências:

Brown, S. Azby.  The Genius of Japanese Carpentry – Na Account of a Temple’s Construction, Tokyo and New York: Kodansha International, 1989.

Fonte da imagem: http://24.media.tumblr.com/0103a4662b46cda60cf82b59900d00f7/tumblr_mgluovAutV1qfo406o1_500.gif

 

 

 

 

Helena Tiemi Honda Kobayashi

Sócia e colaboradora da Associação Palas Athena, é instrutora de yoga, atenção e concentração nas práticas meditativas. Tem doutorado e mestrado pela Yokohama National University, tendo completado 15 anos de vivência no Japão.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SILVIO SANO > NIPÔNICA: ABRINDO O BAÚ DO VOVÔ   A era da Tecnologia da Informação (TI) é realmente surpreendente... principalmente a nós que chegamos a utilizar a máquina de datilograf...
JORGE NAGAO: Se a vida lhe der..   pão velho, faça uma rabanada; uma comédia, dê uma gargalhada; uma tragédia, suporte a sarrafada; rasteira, levante e dê uma guinada...
JORGE NAGAO: Por que há poucos nikkeis em nosso fu...   Kaneco,Sergio Echigo e China (Ademir Ueta) com seu filho Rafael (FOTO: divulgação)   Nos anos 60, perto da Ponte Rasa, zona le...
SILVIO SANO: Mensalão ou Olimpíadas?   O processo do Mensalão, que já veio tarde, de tão tragicômico teve até seu início se dando em pleno período das Olimpíadas. Mas, por sua imp...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *