BOLSA DE ESTUDO: Ciate abre inscrições para programa de bolsa Shoei

O Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior – Ciate –, em conjunto com a Fundação Kunito Miyasaka abre inscrições para o  programa de concessão de Bolsa de Estudo Shoei, dirigido aos jovens decasséguis ou filhos de dekasseguis, estudantes de cursos superior no Brasil, a partir de 01 até 29 de fevereiro, das 9h às 17h30, na Rua São Joaquim, 381 – 1º andar – Sala 11, no bairro da Liberdade em São Paulo.

A Bolsa de Estudo Shoei foi constituída graças à doação da Shoei, uma empresa japonesa do ramo têxtil que, desde a década de 60, atuou como uma das sócias da Bratac (Sociedade Colonizadora do Brasil, criada em 1929, e que, ao longo dos anos, desenvolveu uma série de atividades no setor produtivo e industrial).

 

De acordo com Yoshioka, candidatos devem ter até 35 anos de idade e ter sido dekassegui (Foto: Luci Judice Yizima)

De acordo com Yoshioka, candidatos devem ter até 35 anos de idade e ter sido dekassegui (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Em entrevista ao Jornal Nippak, o Conselheiro e Membro da Seleção de Bolsa do Ciate, Reimei Yoshioka fala sobre o programa de de concessão de Bolsa de Estudo Shoei. “Tudo começou por volta de 2000, ao fechar a filial no Brasil, a Shoei destinou parte dos recursos financeiros remanescentes ao auxílio das atividades da comunidade nipo-brasileira. Constituiu-se assim a Bolsa de Estudos batizada de Shoei como uma forma de preservar seu nome, visto que foi adquirida por outra empresa”, diz.

“Esse programa existe desde então, só para candidatos de até 35 anos de idade, ter sido decasségui, e ou ter tido vivência escolar no Japão de no mínimo um ano e comprovar baixa renda familiar”, comenta Yoshioka.

“Além disso, o candidato não poderá estar recebendo outro auxílio similar, de entidades públicas ou privadas, ou auxílio educacional da empresa onde trabalha ou da própria universidade. A cada bolsista será oferecida uma ajuda mensal equivalente a um salário mínimo brasileiro, reajustada anualmente conforme as normas vigentes”, alerta o conselheiro.

De acordo com Yoshioka, esse valor será oferecido até o término do curso de graduação, mediante a observância de algumas condições básicas tais como: demonstração explícita de interesse aos estudos, apresentação de relatório trimestral das atividades realizadas durante curso, apresentação dos documentos comprovando aprovação anual e/ou semestral e disposição em auxiliar nos eventos promovidos pelo Ciate conforme solicitação da diretoria.

 

LUCI JUDICE YIZIMA

LUCI JUDICE YIZIMA

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
LUCI JUDICE YIZIMA

Últimos posts por LUCI JUDICE YIZIMA (exibir todos)

     

    Bolsa de Estudo Shoei

    Onde: CIATE – Rua São Joaquim, 381 – 1º andar – Sala 11 – Liberdade – SP (próximo à estação São Joaquim do Metrô).

    Quando: De 01 à 29 de fevereiro de 2016,

    Horário: Das 9h às 17h30

    Informações pelo tel.:

    (11) 3207-9014 ou e-mail

    contato@ciate.org.br

     

    Related Post

    TALK 2016: Ciclo de palestras reúne nomes consagr... Manuella Curti, presidente da Filtros Europa Levar inspiração para a geração mais nova, bem como contribuir com a sociedade para um mundo melhor. ...
    EDUCAÇÃO: Arraiá da Escola Jardim Episcopal na Lib...   O mês de junho é um mês de festa, a Escola Jardim Episcopal realizará no dia 14 de junho, das 10h30 às 16h, a sua tradicional Festa Junina c...
    BOLSA DE ESTUDO: MEXT 2014   O Ministério de Educação do Japão (Monbukagakusho/MEXT) oferece a oportunidade de realizar pesquisas em Universidades Japonesas, com possibi...
    KOSHUKAI DA ASEBEX: Inscrições feitas até esta sex... A Asebex - Associação Brasileira de ex-Bolsistas no Japão – está com inscrições abertas para o Koshukai 2016, um seminário voltado a todos os candidat...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *