BRASIL-JAPÃO: 41ª Missão Econômica restabelece ligações entre Londrina e Nishinomiya

 

Realizada entre 20 de março e 1º de abril, a 41ª Missão Econômica e de Amizade Brasil-Japão, organizada pelo deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR) em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, teve como principal saldo o restabelecimento das ligações entre as cidades irmãs Londrina e Nishinomiya. “Foi um pedido especial feito pelo presidente da Associação dos Amigos de Nishinomiya, o empresário Ywao Miyamoto, pois as relações entre as duas cidades precisavam ser reativadas”, explicou Nishimori, acrescentando que a comitiva de 27 pessoas foi integrada por lideranças de Londrina, entre elas o prefeito Alexandre Lopes Kireeff (PSD) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Rony Ales (PTB), além do próprio Miyamoto.

 

Encontro com o prefeito de Nishinomiya, Masahiro Kouno (foto: divulgação)

 

Em entrevista concedida após seu retorno, o prefeito de Londrina disse que os japoneses têm fortes motivos para investiremem Londrina. Segundo Kireeff, os japoneses se mostraram abertos a viabilizar de imediato intercâmbio cultural, econômico e científico e se mostraram impressionados como Londrina, “uma cidade jovem que completa 80 anos em 2014 mas já se apresenta de forma bastante desenvolvida”.

O prefeito colocou Londrina como uma candidata em potencial para receber investidores, demonstrando diferenciais da cidade, como a alta quantidade de instituições de ensino superior, quatro escolas internacionais, baixa taxa de violência, custo menor em relação a capitais, alta qualidade de vida e também ressaltou a grande colônia japonesa presente na cidade e região.

“Atingimos o objetivo de apresentar nossa cidade nas instâncias diplomáticas e governamentais do Japão, em especial os ligados à província de Hyogo e a cidade de Nishinomiya, que são o estado e a cidade irmãos do Paraná e Londrina respectivamente. Nós nos encontramos também com empresários com poder de investimento. Fomos bem sucedidos e vamos dar prosseguimento às tratativas para sacramentar esses investimentos na nossa cidade”, destacou Kireeff, lembrando que, por motivos geopolíticos, o Japão procura investir em países que não ofereçam riscos de desastres naturais ou de conflitos, e que possam ampliar sua atuação no mercado mundial. “O Brasil se enquadra nesse perfil”, destacou.

 

Comitiva entregou cerca de 280 quilos de livros para a Comunidade Brasileira de Kansai (foto: divulgação)

 

Livros – De acordo com Nishimori, a recepção em Nishinomiya teve direito à apresentaçã de banda e visitas oficiais à Prefeitura e a Câmara Municipal. “Foi fantástico”, definiu o deputado paranaense, destacando que o roteiro oficial incluiu ainda as cidades de Kobe e a capital japonesa. Um dos momentos mais interessantes da viagem, conta o deputado, foi a entrega de cerca de 280 quilos de livros didáticos doados pelo Governo do Estado de São Paulo à Comunidade Brasileira de Kansai (CBK), uma NPO (Organização Sem Fins Lucrativos) dirigida pela brasileira Marina Matsubara que funciona no antigo Centro de Emigração de Kobe.

“Estivemos também com o ex-primeiro-ministro e atual ministro das Finanças, Taro Aso, e com membros do grupo Kikunokai, que esteve no Brasil em 2008 por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil”, disse Nishimori.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BOLSA DE ESTUDO SHOEI 2015: Inscrições devem ser f... Inscrições devem ser feitas entre os dias 2 e 7 de fevereiro Entre os dias 2 a 27 de fevereiro, o Ciate – Centro de Informação e Apoio ao Trabalha...
SAÚDE: Quais os principais tratamentos para endome... Doença que afeta cerca de 6 milhões de mulheres só no Brasil, a endometriose ainda causa muita dúvida em pacientes e até em alguns profissionais pela ...
EXPOSIÇÃO: Nikon premia fotógrafos em exposição na... Os amantes da fotografia recebem no coração da Vila Madalena a exposição coletiva “EU SOU O MELHOR EM CAMPO” que permanece até 04 de março na Galeria ...
CAMPO GRANDE – MS: Morre Armando Tibana, ex-...   Armando Kosuke Tibana, de 63 anos, morreu na última sexta-feira (13), vítima de enfarte. (foto: divulgação)   O ex-presidente da...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *