BRASIL-JAPÃO: Comissão aprova requerimento de Ihoshi para discutir situação das escolas brasileiras no Japão

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados irá debater sobre a situação das Escolas Brasileiras e o Espaço do Trabalhador no Japão, em audiência pública. Em data ainda a ser definida, a audiência foi sugerida pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) no último dia 9 e deve contar com a participação de representantes dos ministérios do Trabalho, Educação e Relações Exteriores e do Projeto Kaeru.

 

Walter Ihoshi também se reuniu com o ministro Aloysio Nunes para conversar sobre a questão do visto. Foto: divulgação

 

Segundo Ihoshi, os assuntos estiveram em pauta durante sua última viagem ao Japão, entre os dias 12 e 20 de março deste ano, quando esteve naquele país em missão oficial a convite do governo japonês para participar do Programa “Juntos! Intercâmbio Japão, América Latina e Caribe”, cujo objetivo é aprofundar as relações entre os países e oferecer oportunidade para o intercâmbio de opiniões com alto escalão do governo e formadores de opinião daquele país, além de apresentar o Japão atual aos participantes.

Na oportunidade, Ihoshi manteve reuniões com o vice-primeiro-ministro e presidente da Liga Parlamentar Japão – Brasil, Taro Aso, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Kentauro Sonoura, e o vice-ministro parlamentar dos Negócios Estrangeiros, Shunsuke Takei.

Em Hamamatsu, Ihoshi se reuniu com representantes da comunidade brasileira local, que apresentou uma pauta contendo nove reivindicações, sendo que a primeira delas dizia respeito ao Espaço do Trabalhador Brasileiro (ETB). Criado em 2012 pelo Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu em parceria com os Ministérios do Trabalho e Emprego e das Relações Exteriores, o espaço tem como objetivo apoiar os trabalhadores emigrantes no Japão sobre os seus direitos no país.

“Pela reivindicação, há a necessidade de renovação do convênio com os ministérios das Relações Exteriores, do Trabalho e da Previdência Social para dar continuidade aos serviços assistenciais prestados pelo espaço à comunidade brasileira”, explicou Ihoshi, acrescentando que “trata-se de um espaço importante para os brasileiros de Hamamatsu e região por oferecer diversos serviços, como orientação jurídica, mas atualmente sofre com a falta de recursos”.

“Também realizamos visitas às escolas japonesas e nipo-brasileiras a fim de conhecermos a implantação e funcionamento do sistema educacional público do Japão.  Na ocasião, foi reivindicado pela comunidade brasileira residente no país um reforço às gestões do Itamaraty junto ao MEC com vistas ao maior apoio às escolas brasileiras naquele país a fim de supervisionar a qualidade do ensino oferecido”, destacou Ihoshi.

 

Visto para yonsei – Também no dia 9, Walter Ihoshi foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira. Durante o encontro, o parlamentar o assunto principal foi a concessão de visto de longa permanência para os yonseis (descendentes de quarta geração),  um dos compromissos assumidos pelo parlamentar junto à comunidade nipo-brasileira desde que ele assumiu seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados.

Ihoshi disse que Aloysio Nunes “está acompanhando o debate com muito interesse”. “Falamos sobre a proposta apresentada pelo PLD, o partido do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, do visto working holiday, que ainda está sendo discutido pelo governo japonês”, disse Ihoshi.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    MOGI DAS CRUZES: Apesar da crise, 31º Akimatsuri m... Apesar da crise que assola o país, a organização do Akimatsuri – Festa de Outono – que este ano chega a sua 31ª edição nos dias 9, 10, 16 e 17 de abri...
    EMPRESAS: Morre Eiji Toyoda, executivo da Toyota q... Primo do fundador da Toyota teve papel fundamental na história da marca   Eiji Toyoda foi presidente da Toyota entre 1967 e 1982 e continu...
    WORKSHOP DE DANÇAS CIRCULARES JAPONESAS Com Lili Mizumoto, do Giraflor Danças Circulares Onde: Salão Nobre do Bunkyo (Rua São Joaquim 381, Liberdade) Dia 30/05/2015 Horário: 9h às 1...
    TAIKÔ: 12º Festival Brasileiro acontece neste domi... A Associação Brasileira de Taikô realizará neste domingo (26), a partir das 8h30, no Cenforpe – Centro de Formação de Profissionais da Educação –, em ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *