BRASIL-JAPÃO: Comunidade de SP se despede do embaixador Kunio Umeda

As principais entidades nipo-brasileiras de São Paulo realizam nesta quinta-feira (29), no Salão Nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – cerimônia de despedida do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, que está retornando para o Japão.

 

Comunidade nikkei de São Paulo se despede do embaixador Kunio Umeda. Foto: Arquivo

Comunidade nikkei de São Paulo se despede do embaixador Kunio Umeda. Foto: Arquivo

 

Natural de Hiroshima, Kunio Umeda, assumiu a Embaixada do Japão no Brasil em 2014. Além de contribuir decisivamente para estreitar as relações diplomáticas entre os dois países, Kunio Umeda também participou intensamente das comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, que teve como ponto alto o Hanabi Matsuri (Festival de Fogos de Artifício Brasil-Japão) no dia 12 de setembro do ano passado, no Autódromo de Interlagos (zona Sul de São Paulo), e atingiu seu ápice com a visita das Altezas, o Príncipe e a Princesa Akishino, em outubro do mesmo ano.

 

Embaixador Kunio Umeda participou da cerimônia de recepção às Suas Altezas Imperiais no Bunkyo. Foto: Arquivo

Embaixador Kunio Umeda participou da cerimônia de recepção às Suas Altezas Imperiais no Bunkyo. Foto: Arquivo

 

Kunio Umeda se formou, em 1978, na Faculdade de Direito da Universidade de Kyoto. Ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Foi Primeiro Secretário da Embaixada do Japão na Indonésia, trabalhou no Ministério das Finanças e Orçamento e, também, na Divisão de Política Regional do Bureau da Ásia. Foi nomeado cônsul-geral do Consulado Geral do Japão em Lima (Peru). Foi ministro da Embaixada do Japão na China. Em 2012, foi indicado para Diretor-Geral de Cooperação Internacional e, em 2014, assumiu a Embaixada do Japão no Brasil.

 

Kunio Umeda ao lado da estilista Junko Koshino nos 120 Anos. Foto: Arquivo

Kunio Umeda ao lado da estilista Junko Koshino nos 120 Anos. Foto: Arquivo

 

 

Co-promotoras – As entidades co-promotoras do evento são: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil – Japão, Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo-no-Iê, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Associação Harmonia de Educação e Cultura, Centro de Chado Urassenke do Brasil, Associação Ikebana do Brasil, Nippon Country Club, Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões do Brasil, Cotia Seinen Renraku Kyogui-Kai, Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (CIATE), Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Associação Cultural e Esportiva Piratininga, Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshuusei, Associação dos Bolsistas da JICA (ABJICA), Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses, Federação das Escolas Budistas do Brasil, Associação Beneficente Feminina Esperança, Associação Brasil-Japão de Pesquisadores, Cooperativa Central Agrícola e de Colonização do Brasil (Notakyo), Associação Furusato Soosei do Brasil, Associação Nikkey de Golfe do Brasil (ANGB), JCI – Câmara Júnior Brasil-Japão, Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (ASEBEX), União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, Federação de Sakura e Ipê do Brasil e Centro Cultural Hiroshima do Brasil.

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TEATRO YOSE: Teatro clássico de variedades se apre... Rio de Janeiro e São Paulo tiveram oportunidade de conferir a apresentação do Teatro Yose – teatro clássico de variedades. Em São Paulo, as apresentaç...
SILVIA IN TOKYO: NÚMERO DE VÍTIMAS DE HIPERTERMIA ... EM UMA SEMANA, 5.659 PESSOAS FORAM SOCORRIDAS DE AMBULÂNCIA COM SINTOMAS DE HIPERTERMIA OU INSOLAÇÃO   Pedestres em Ginza se protegem do cal...
COMUNIDADE: Aclimação Gakuen celebra 50 anos e con... Para comemorar seu 50º aniversário de fundação da Aclimação Gakuen e os 60 anos de magistério da professora Tomiko Takahashi, a Comissão de Ex-Alunos ...
COMUNIDADE: Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro faz d... O Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social e o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – receberam, no...

One Comment

  1. No Rio lembraremos carinhosamente do Sr. Kunio Umeda como Embaixador do Japão no Brasil: suas Boas Vindas em 7 de maio de 2014 pelas 4 entidades junto ao Consulado Geral do Japão, assim como durante a recepção às Suas Altezas Imperiais, o Príncipe Akishino e a Princesa Kiko em 7 de novembro de 2015.
    Fomos contemplados com sua presença em 21 de agosto de 2016, quando Sr. Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, surpreendeu a comunidade RJ no mesmo dia do encerramento dos Jogos Olímpicos do RIO 2016.
    Com nosso Muito Obrigado pelo desenvolvimento Brasil-Japão, desejamos que sua trajetória seja repleta de felicidades.
    Teruko Okagawa Monteiro, diretora cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *