BRASIL-JAPÃO: Defensor do visto para yonsei, deputado Mikio Shimoji vem ao Brasil

A campanha lançada pelas cinco principais entidades nipo-brasileiras – Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Aliança Cultural Brasil-Japão e Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, além do Ciate (Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior) – para tentar sensibilizar o governo japonês a conceder o visto de longa permanência também para os yonseis – descendentes de quarta geração – deve ganhar um reforço de peso.

Defensor do visto para yonsei, deputado Mikio Shimoji vem ao Brasil. Foto: divulgação

Na próxima sexta-feira, 21, deve desembarcar no Brasil o deputado japonês Mikio Shimoji, de 55 anos, atualmente no partido Nihon Ishin No Kai. Natural de Okinawa. Shimoji, que já pernceu à sigla do partido governista japonês – o PLD (Partido Liberal Democrata), que propôs recentemente o visto de “working holiday” para os yonseis – ganhou notoriedade por ser um ferrenho defensor da concessão de visto de trabalho aos yonseis. No Brasil, essa bandeira foi assumida pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) desde que ele assumiu seu terceiro mandato, no início deste ano.

A agenda de Shimoji no Brasil prevê visitas ao Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos (Ireihi) e o Pavilhão Japonês – ambos no Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo – e também ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no prédio do Bunkyo.

Na sede da principal entidade representantiva da comunidade nipo-brasileira, Shimoji deve se reunir com lideranças e políticos da comunidade nikkei, entre eles o deputado federal Walter Ihoshi.

Shimoji também deve participar de um encontro aberto a toda comunidade em geral para discutir o assunto. O evento, que ainda não está confirmado, seria realizado na própria sexta-feira, 21, com início às 19 horas. No sábado, 22, Mikio Shimoji deve seguir para o Rio de Janeiro.

Caso o evento aberto  seja confirmado, o Nippak estará divulgado a informação no Portal (www.portalnikkei.com.br)

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *