BRASIL-JAPÃO: Estado do Paraná fortalece intercâmbio educacional com cidade japonesa de Toyohashi

O Governo do Estado do Paraná vai reforçar a parceria educacional com a cidade japonesa de Toyohashi. O assunto foi tratado no último dia 23, durante audiência da vice-governadora Cida Borghetti com o prefeito da cidade, Sahara Koichi, no Palácio Iguaçu.

 

Vice-governadora Cida Borghetti recebe o prefeito da província japonesa Toyohashi, Sahara Koichi, no Palácio Iguaçu, observado pelo deputado Luiz Nishimori (Foto: Jonas Oliveira/ANPr)

Vice-governadora Cida Borghetti recebe o prefeito da província japonesa Toyohashi, Sahara Koichi, no Palácio Iguaçu, observado pelo deputado Luiz Nishimori (Foto: Jonas Oliveira/ANPr)

 

O Paraná e a cidade de Toyohashi têm um convênio de intercâmbio educacional para a troca de experiências pedagógicas entre os dois países para atender alunos brasileiros de origem japonesa que retornaram ao Brasil nos últimos anos e alunos brasileiros que vivem no Japão.

“Há uma preocupação mútua no bem estar dos descendentes de japoneses que vão morar no Japão ou daqueles que estão regressando depois de um período morando fora. Queremos fortalecer essa parceria para continuar esse atendimento”, afirmou a vice-governadora ao ressaltar as comemorações dos 120 anos de relações diplomáticas entre os países.

O trabalho também se estende aos professores, que são instruídos em como ensinar e superar dificuldades de adaptação. “Em nosso projeto educacional o professor vem conhecer as escolas do Paraná e sanar as dificuldades existentes através de sugestões e exemplos”, explicou o prefeito.

Com o grande número de brasileiros que lá vivem, Toyohashi é a primeira prefeitura japonesa a ter um site inteiramente em português.

O intercâmbio educacional existe há cinco anos e é fruto de uma parceria que envolve a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, a Universidade Federal do Paraná e a Associação Brasileira de Dekasseguis.

O prefeito Toyohashi, que já esteve no Paraná em 2012, também cumpriu agenda na Secretaria de Estado da Educação, na Federação de Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), na empresa Denso do Brasil Ltda, e no Consulado-Geral do Japão em Curitiba.

Também participaram do encontro o deputado federal, Luiz Nishimori, o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, secretários municipais e lideranças da província.

 

Carros – Toyohashi é uma das 35 cidades da Província de Aichi-ken com uma população de 380 mil habitantes. Possui o maior hub de importação de carros em termos de volume. Por meio do Porto de Mikawa Port, a cidade é responsável pela metade dos veículos importados. Carros da Toyota. Mitsubishi, Suzuki, Daimler-Chrysler, Ford, Audi, Porsche e Volkswagem são importados e exportados através da cidade.

 

(do Portal do Governo do Paraná)

Related Post

BRASIL-JAPÃO: ‘Passo o bastão confiante’, diz Sato... Já era de “conhecimento” que o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, retornaria ao Japão no domingo, 9. A “novidade”, que pegou muita ...
KARAOKÊ: Liga Centro- Oeste elege novo presidente   A Liga Centro- Oeste da Canção Japonesa entrou numa nova era e já possui um novo presidente. Shigeyoshi Une foi eleito para o biênio 2014/20...
COMUNIDADE: Nos 60 anos do Bunkyo, Harumi Goya val... Um grande acontecimento merece uma festa à altura. E foi assim que o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) comemor...
EVENTO: Miss Nikkey Brasil 2014 acontece no sábado...   O concurso Miss Nikkey Brasil 2014, que acontece no dia 5 de julho (sábado), às 18h, no palco principal do 17º Festival do Japão, contará co...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *