BRASIL-JAPÃO: Festa deve ter queima de fogos de artifício e apresentação de taikô

Entre os diversos projetos programados para as comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, que serão celebrados em 2015, dois estão sendo coordenadas diretamente pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo com a participação das principais entidades representativas da comunidade nipo-brasileira, entre elas o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão.

Os professores Sergio Adnreucci e Carlos Costa, Luciano Duarte, cônsul Fukushima e Carlos Fukuhara (foto: Jiro Mochizuki)

Os professores Sergio Adnreucci e Carlos Costa, Luciano Duarte, cônsul Fukushima e Carlos Fukuhara (foto: Jiro Mochizuki)

Um deles, o Projeto Carnaval em São Paulo, já foi amplamente divulgado pelo Jornal Nippak. Trata-se do desfile da Escola de Samba do Grupo Especial de São Paulo, Águia de Ouro, que em 2015 levará para o Sambódromo paulistano o enredo “Brasil-Japão – 120 Anos de União”, com direito a um carro alegórico de Nebuta, festival folclórico realizado todos os anos em Aomori. A Águia será a sexta agremiação a desfilar no Anhembi no dia 13 de fevereiro, por volta das 4h55.

O outro evento comemorativo será o Espetáculo de Fogos de Artifício programado inicialmente para o dia 12 de setembro, no Parque do Ibirapuera. O projeto, que ainda encontra-se em fase de estudos, prevê a apresentação de grupos de taikô – a ideia é realizar algo semelhante ao que foi feito em 2008 na Semana Cultural Brasil-Japão, feira comemorativa do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil quando mais de mil tocadores se apresentaram para o príncipe herdeiro Naruhito, no Anhembi.

O ponto alto será o espetáculo de fogos de artifício que deve ocorrer em sincronia com a fonte de água do Parque do Ibirapuera com a ópera Madame Butterfly como trilha. A música pode ser por playback ou com acompanhamento de uma orquestra. A supervisão estará a cargo da estilista japonesa Junko Koshino.

Comunidade nipo-brasileira também prestigiou a conferência (foto: Aldo Shiguti)

Comunidade nipo-brasileira também prestigiou a conferência (foto: Aldo Shiguti)

Comunidade – Os projetos foram anunciados pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, no último dia 4, durante conferência sobre os 120 Anos do Tratado de Amizade realizada na Mostra! Comunicação 2014, evento promovido pela Coordenadoria de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero entre os dias 3 e 7 de novembro, no prédio da instituição (na Av. Paulista).

O encontro, que reuniu diversos representantes nikkeis como o vereador George Hato (PMDB); o consultor Carlos Kendi Fukuhara; o presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa; o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Anselmo Nakatani; Anacleto Hanashiro, vice-presidente do Bunkyo; Reimei Yoshioka, da Assistência Social Dom José Gaspar; Yasuyuki Hirasaki, do Centro Cultural Hiroshima; Roberto Nishio, do Instituo Brasil Japão; e o desembargador Kazuo Watanabe, além do coordenador do Curso de Relações Públicas da FCL, professor Sérgio Andreucci; o gerente de segurança José Luciano Duarte (representando o presidente da Fundação Cásper Líbero, Paulo Camarda) e o coordenador do Curso de Jornalismo da Cásper Líbero, o professor Carlos Costa, representando a direção da faculdade.

Sobre os eventos comemorativos, uma das preocupações da plateia foi quanto a captação de recursos. Segundo o cônsul Fukushima, o projeto será financiado por empresas japonesas, isto é, a comunidade nipo-brasileira não precisará correr atrás de patrocínio. Fukushima revelou ainda que os fogos de artifício serão comprados no Brasil.

Fukushima brindou a platéia com "aula" sobre os dois países (foto: Jiro Mochizuki)

Fukushima brindou a platéia com “aula” sobre os dois países (foto: Jiro Mochizuki)

Aula – Falando para uma plateia formada basicamente por universitários, o cônsul traçou a trajetória das relações Japão-Brasil nesses 120 anos de amizade, desde a chegada do navio Kasato Maru até os dias atuais, como os desafios enfrentados pelo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e sua “ousada política monetária” para revitalizar a economia japonesa.

Com um portunhol fluente, Fukushima conquistou a plateia ao destacar, de maneira bem humorada, os aspectos que marcaram os laços de amizade entre os dois países. Falou, por exemplo, sobre “certos equívocos” cometidos por brasileiros quando se referem ao Japão. “Os japoneses não vestem quimono no dia a dia e também não comem sushi e sashimi diariamente. Apesar de muito saborosos, são pratos caros e a maioria só come uma vez por semana”, explicou o cônsul, que ao final da conferência disse que “é importante informar os jovens brasileiros para que participem das atividades”.

Carlos Costa, por sua vez, também antecipou os projetos da Cásper Líbero para as comemorações dos 120 Anos. Segundo ele, uma das propostas é firmar uma parceria com alguma entidade nipo-brasileira, como a Aliança Cultural Brasil-Japão, para implantar um curso voltado para a Terceira Idade. Outro projeto é a realização de um Festival de Cinema Japonês nas dependências da faculdade.

No próximo mês de março de 2015, entre os dias 14 e 18 acontecerá a 3ª Conferência Mundial da ONU sobre Redução de Risco de Desastres. O encontro será realizado em Sendai, no Japão. E a professora Cilene Victor, da Cásper Líbero, estará entre os especialistas presentes.

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MÚSICA: Ichi Han’nó mistura sanshin com pandeiro, ... Denis conta: “Tudo começou desde pequenos cantávamos no Kaikan de Okinawa de Santo André”. (Foto: Luci Judice Yizima) Toda banda no seu início de ...
COMUNIDADE: Novo Delegado do 1º DP pretende se apr...   O doutor José Sampaio Lopes Filho, com 51 anos de idade, paulistano, formado em Medicina com especialização em Psiquiatria e Ciências Jurídi...
SILVIA IN TOKYO: IDEIAS ORIGINAIS DE CERTIDÕES DE ... DOCUMENTOS FOGEM DOS PADRÕES CONVENCIONAIS E FAZEM SUCESSO   Imagem: konin-todoke.com   Quem disse que os documentos precisam ser...
BOLSA DE ESTUDO: Bolsa MEXT tem inscrição aberta a... Em abril deste ano, cinco pessoas embarcaram ao Japão, contempladas pela Bolsa MEXT. Aqueles que concluíram o ensino médio e também desejam ter a ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *