BRASIL-JAPÃO: Governador de Mato Grosso quer cooperação tecnológica do Japão para produzir mais alimentos

Com o objetivo de estreitar as relações entre Mato Grosso e o Japão, o governador Pedro Taques recebeu, no último dia 6, no Palácio Paiaguás, o cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima e o cônsul da Economia, Toshinobu Tsuboi.

No encontro, Taques ressaltou que Mato Grosso e Japão se complementam em muitos aspectos. Para o governador, o país que possui a terceira maior economia do mundo e é considerado um das maiores potências tecnológica pode ajudar Mato Grosso em seu desenvolvimento. Tendo em vista a possibilidade de transferência de tecnologia.

 

Cônsul Noriteru Fukushima foi recebido no Palácio Paiaguás (Foto: divulgação)

Cônsul Noriteru Fukushima foi recebido no Palácio Paiaguás (Foto: divulgação)

 

Uma das áreas apontadas pelo governador durante a reunião foi a do agronegócio, de onde vem a maior parte do PIB do Estado. Para Taques, o Japão, com sua tecnologia e conhecimento pode ajudar Mato Grosso a produzir ainda mais alimentos nas áreas próprias para este fim. Outra questão abordada foi um acordo de cooperação entre o Estado e o Japão na questão ambiental, com vistas a conservação do ecossistema e uso sustentável dos recursos minerais.

O governador aproveitou o encontro para convidar o Japão a estar presente na 25ª Conferência Anprotec, evento até então conhecido como Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. A Conferência será realizada em outubro em Cuiabá. Taques disse que o Estado deseja uma parceria da Unemat com universidades do Japão e uma colaboração tecnológica do país na montagem do primeiro Parque Tecnológico do Estado.

O secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, pediu a colaboração do país na estruturação e capacitação da Defesa Civil do Estado, tendo em vista que o país é considerado um dos mais preparados em caso de imprevistos.

Neste sentido, o governador e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, pediram apoio ao país para a realização de um grande projeto de rodovia que deve possibilitar uma saída da produção pelo Oceano Pacífico, que encurtaria a distância entre o Brasil e a Ásia. Além de tecnologia voltadas à pavimentação de vias urbanas e construção de pontes no sistema de transporte automatizado.

 

Festival – O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho, propôs a promoção e aproximação entre os países através de intercâmbio cultural, artístico e desportivo, com foco na difusão de conteúdo.

O governador garantiu que o Estado vai apoiar novamente o Festival do Japão em Cuiabá, que acontecerá em setembro. Taques disse que deseja incrementar o festival para que tenha a presença de empresários japoneses que possam conhecer o Estado e as possibilidades de negócios entre dois países.

“Temos condições de estreitar ainda mais os nossos laços com a comunidade japonesa, com a Nação Japonesa”, disse o chefe do Executivo.

Noriteru Fukushima ressaltou que Mato Grosso é um parceiro em potencial para o Japão. “Ainda não temos muitas relações econômicas e podemos aumentar isso. Empresas japonesas têm interesses em ter mais tecnologia japonesa sendo usada neste Estado”, disse.

Para ele, é possível aumentar a relação entre Mato Grosso e Japão nas áreas de educação, cultura e esportes. Durante a reunião, Noriteru Fukushima chegou a dizer que uma das metas do governo do Japão era de ter mais pessoas falando japonês no Brasil. Para isso, o governo estaria disposto a mandar mais professores para ensinar a língua.

(Fonte: Site do Governo de MT)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ESPETÁCULO: Bugaku-za apresenta teatro tradicional... Antes de subir ao palco do 18º Festival do Japão (leia na nas páginas 3, 4 e 12), o grupo japonês de arte performática Bugaku-za se apresenta nesta se...
KENDÔ: Roberto Kishikawa recebe homenagem da Socie...   O mestre de kendô, Yoshiaki Kishikawa pai de kenshi Roberto Kishikawa recebe homenagem de comenda Grão-Cruz da Sociedade Brasileira de Educa...
COMUNIDADE: Apesar da chuva, 5º To-Sa Matsuri conf... “Com a gente não tem tempo ruim”. A frase, dita pelo humorista, radialista, ator e roteirista Marcos Aguena, o Japa – que participou pela primeira vez...
VISITA DE SHINZO ABE AO BRASIL: Primeiro-ministro ...   A partir desta sexta-feira (25), o primeiro-ministro Shinzo Abe realiza sua primeira visita oficial à América Latina, envolvendo cinco paíse...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *