BRASIL-JAPÃO: NOVO EMBAIXADOR DO JAPÃO NO BRASIL, AKIRA YAMADA ASSUME CARGO E ENTIDADES PREPARAM RECEPÇÃO EM SP

O novo embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, assumiu esta semana o cargo em Brasília em substituição a Satoru Satoh, que abreviou sua estadia no país por problemas de saúde de sua esposa. Yamada encerrou sua missão como embaixador do Japão no México nesta segunda-feira, 14, para assumir o posto no Brasil.

 

Akira Yamada durante cerimônia de despedida no México. Foto: divulgação/ Embajada del Japon en Mexico

 

Para recepcioná-lo, as entidades nipo-brasileiras do Estado de São Paulo vão organizar uma cerimônia de boas-vindas no próximo dia 25, sexta-feira, a partir das 19h30, no salão nobre do Bunklyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Akira Yamada nasceu em 27 de janeiro de 1958, na província de Fukuoka (Japão), e formou-se em Direito pela Universidade de Tóquio (1980). Em 1981, ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros e ao longo de sua carreira já atuou nas embaixadas do Japão na Espanha, na Argentina, nos Estados Unidos da América e na República do Iraque.

 

Mensagem – Em sua mensagem postada nesta quarta-feira à tarde no site da Embaixada do Japão, Akira Yamada conta que “esta é a primeira vez que assumo um posto no Brasil, apesar de minha primeira visita a este país remontar a 1976”. Ele lembrou a viagem que o presidente Michel Temer fez ao Japão em outubro do ano passado e destacou o fato de  mais de 700 empresas japonesas estarem atuando no país. O novo embaixador destacou também que quer “promover ainda mais o intercâmbio nas áreas cultural, educacional, acadêmica e desportiva, dentre outras”. Estou ciente de que Festivais do Japão são realizados em várias localidades do Brasil. Em abril último, foi inaugurada, em São Paulo, a Japão House pioneira no mundo, que está fazendo muito sucesso. Outrossim, no contexto do sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado, e dos preparativos dos Jogos de Tóquio, em 2020, está em curso a cooperação na área desportiva. É meu desejo promover o entendimento mútuo e o intercâmbio entre nossos dois países, divulgando os encantos do Japão.”, disse Yamada, lembrando que no próximo ano, serão celebrados os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. “Nesse ano de especial significado, quero fortalecer ainda mais a parceria com a comunidade nipo-brasileira”, assinalou.

 

 

 

 


 

 

Leia mensagem do embaixador Akira Yamada na íntegra

 

 

Mensagem do Embaixador

 

August 16, 2017

 

Eu sou Akira Yamada. Cheguei ao Brasil em 15 de agosto de 2017 para assumir o posto de Embaixador do Japão neste país. Minhas cordiais saudações a todos.

Esta é a primeira vez que assumo um posto no Brasil, apesar de minha primeira visita a este país remontar a 1976.  Todavia, desde meu ingresso no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, ao longo de mais de 35 anos de carreira diplomática, vim me dedicando a questões relacionadas ao Brasil e à América Latina.

Em agosto de 2014, o primeiro ministro do Japão Shinzo Abe visitou o Brasil. Como diretor-geral do Departamento de América Latina do Ministério dos Negócios Estrangeiros, não somente tratei dos preparativos daquela visita, como fiz parte da delegação do primeiro ministro no Brasil. Naquela ocasião, os chefes de governo do Japão e do Brasil lançaram a “Parceria Estratégica e Global”. Decorridos três anos, as relações nipo-brasileiras avançaram com vigor em um ampla gama de áreas, o que é motivo de grande satisfação.

Na área política, o presidente Michel Temer fez uma visita oficial ao Japão, em outubro do ano passado, ocasião em que os chefes de governo de ambos os países concordaram em aprofundar ainda mais as relações nipo-brasileiras.  O intercâmbio parlamentar entre nossos países também está a pleno vapor com o envio mútuo de delegações parlamentares. E, na área de segurança e defesa, também vemos progressos persistentes.

Na área econômica, merece destaque o fato de cerca de 700 empresas japonesas estarem atuando no Brasil.  Desejo fortalecer o apoio a essas empresas, sobretudo promovendo a melhoria no ambiente de negócios.  No final deste mês de agosto, será realizada a XX Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, bem como uma série de reuniões bilaterais nas áreas de investimentos, de comércio exterior e de infraestrutura. Espero que esses eventos representem ótimas oportunidades para avanços nas nossas relações econômicas.

Quero também promover ainda mais o intercâmbio nas áreas cultural, educacional, acadêmica e desportiva, dentre outras. Estou ciente de que Festivais do Japão são realizados em várias localidades do Brasil.  Em abril último, foi inaugurada, em São Paulo, a Japão House pioneira no mundo, que está fazendo muito sucesso. Outrossim, no contexto do sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado, e dos preparativos dos Jogos de Tóquio, em 2020, está em curso a cooperação na área desportiva. É meu desejo promover o entendimento mútuo e o intercâmbio entre nossos dois países, divulgando os encantos do Japão.

Desde o meu ingresso no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, venho me dedicando, de diversas formas, para o fortalecimento da parceria e da cooperação com os nipo-descendentes latino-americanos.  Estou ciente de que a consecução do atual relacionamento de amizade e cooperação entre Japão e Brasil é graças aos incansáveis esforços de todos os imigrantes japoneses e seus descendentes, ao longo dos anos. Manifestando minhas mais sinceras reverências a todos da comunidade nipo-brasileira, quero agradecer profundamente a sua colaboração em prol do progresso das relações Japão-Brasil. No próximo ano, serão celebrados os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Nesse ano de especial significado, quero fortalecer ainda mais a parceria com a comunidade nipo-brasileira.

Uma das principais atribuições de nosso corpo diplomático é zelar pela segurança dos cidadãos japoneses no exterior. Quero que a Embaixada, em colaboração com os Consulados-Gerais e Escritórios Consulares nas várias regiões do Brasil, possa bem cumprir essa importante missão.

 Irei me empenhar para que a Embaixada seja uma presença cada vez mais aberta a todos.  Para tanto, peço a todos que dirijam seus questionamentos, opiniões e solicitações à Embaixada, sem cerimônias.

Doravante, a despeito de minhas limitadas forças, irei me dedicar para que Japão e Brasil, JUNTOS, possam avançar ainda mais em sua amizade. Contarei com o apoio e a colaboração de todos.

 

 

 

Related Post

LINS: Boonenkai no Templo Honpa Hongwanji de Lins   Representantes das entidades e dirigentes do Templo (foto: Shigueyuki Yoshikuni)     Como faz todos os anos, aproveitand...
RIO NIKKEI: Que os desejos pedidos no Tanabata se ... Muito concorrido, o Festival de Tanabata da Associação Nikkei do Rio de Janeiro aconteceu em 9 de julho de 2016 na sede da Rua Cosme Velho, 1166, coor...
JAPÃO: Aumenta o número de brasileiros em Fukui po... FUKUI (IPC Digital) -  O governo da província de Fukui anunciou o número de residentes estrangeiros em 18 deste mês. Depois de 9 anos é a primeira vez...
CASCAVEL: III Nipofest atraiu cerca de 30 mil pess... Com números positivos, festa promovida pela ACEC promete ainda mais sucesso para próximas edições   Shishimai, do grupo Ryukyu Koku Matsuri ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *