BRASIL-JAPÃO: Parlamentares brasileiros fazem balanço positivo de viagem

Líder nas pesquisas de intenções de voto na disputa à Prefeitura de São Paulo nas próximas eleições municipais, o deputado federal Celso Russomano (PRB-SP) disse ao Jornal Nippak que pretende implantar na capital paulista muitos projetos que deram certo no Japão. “Têm muitas coisas interessantes no Japão que podemos trazer para São Paulo para fazer da cidade de São Paulo uma cidade melhor, com mais qualidade de vida e cidadania”, disse Russomano, que destacou, em especial, a questão da mobilidade urbana.

 

Parlamentares tiveram oportunidade de conhecer o shinkansen, trem bala japonês. Foto: arquivo pessoal.

Parlamentares tiveram oportunidade de conhecer o shinkansen, trem bala japonês. Foto: arquivo pessoal.

 

“O Japão é um país surpreendente, Tóquio, então, a segunda maior cidade do mundo [só fica atrás da Cidade do México], é surpreendente por sua organização. Quando você fala em mobilidade, você tem que falar em Tóquio. A estrutura de metrô é maravilhosa pois permite que o cidadão se desloque para qualquer lugar da cidade. Quando se fala em limpeza urbana, coleta de lxo e reciclagem, o trabalho deles também é maravilhoso e quando se fala em segurança pública, o sistema de segurança pública é surpreendente. Os índices de criminalidade diminuem cada vez mais porque a polícia japonesa desenvolve um trabalho comunitário”, destacou Russomano, que voltou com uma impressão “maravilhosa” da viagem de 11 dias àquele país.

Celso Russomano viajou ao Japão em missão oficial a convite do governo japonês através do parte do programa Juntos – Intercâmbio Japão América Latina e Caribe. Inspirado no discurso feito pelo primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe sobre a diplomacia japonesa para a América Latina e Caribe durante a sua visita a São Paulo, em agosto de 2014 – “Progredir juntos, liderar juntos e inspirar juntos” – o programa teve como objetivo aprofundar as relações entre os países e oferecer oportunidade para o intercâmbio de opiniões com autoridades do alto escalão do governo e formadores de opinião do Japão, além de apresentar o Japão atual aos participantes do programa.

 

Viagem foi considerada “muito produtiva” pelos participantes. Foto: arquivo pessoal.

Viagem foi considerada “muito produtiva” pelos participantes. Foto: arquivo pessoal.

 

Participantes – Conforme antecipou com exclusividade o Jornal Nippak, a comitiva brasileira foi formada por cerca de 30 membros, entre políticos e empresários. Os participantes foram divididos em três grupos. O “A”, além de Celso Russomano, foi formado pelos deputados federais Luiz Nishimori (PR-PR), José Rocha (PR-BA), Otávio Leite (PSDB-RJ), Edio Lopes (PMDB-RR), Maria Auxiliadora Seabra Rezende, a Professora Dorinha (DEM-TO), Sandro Alex (PPS-PR),  William Woo (PP-SP) e Marcos Reategui (PSC-AP), além do senador Hélio José (PMDB-DF) e da assessora do senador Jorge Viana (PT-AC),  Lesley Gomes Ishii.

O grupo “B” foi formado por líderes de negócios e o “C” reuniu, entre outros, o deputado estadual do Rio Grande do Sul, Gabriel Vieira de Souza; o vereador por São Paulo, George Hato (PMDB); o deputado estadual de Roraima, Masamy Eda; o deputado estadual do Paraná, Paulo Henrique Coletti Fernandes e o assistente Especial do Goverador Geraldo Alckmin (PSDB), Pedro Henrique Giocondo Guerra.

 

‘Podemos implantar muitas ideias do Japão em São Paulo’, diz Russomano. Foto: Arquivo Pessoal.

‘Podemos implantar muitas ideias do
Japão em São Paulo’, diz Russomano. Foto: Arquivo Pessoal.

 

Comunidade brasileira – A programação incluiu palestras e reuniões com líderes e políticos japoneses, entre eles o vice-ministro de Negócios Estrangeiros, Takashi Uto. Conforme matéria publicada no Jornal Nippak, no dia 22 o grupo foi recebido por Suas Altezas Imperiais, o príncipe Akishino e a princesa Kiko. Durante a audiência, que durou 40 minutos, o príncipe falou sobre a viagem que fez ao Brasil, realizada entre setembro e outubro do ano passado, por ocasião das comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

Woo disse que um dos aspectos que chamou a atenção dos participantes do programa foi o Japão como um todo. “Desde a funcionalidade da sociedade japonesa até os deveres de cada um que vive nessa sociedade, passando pela limpeza, educação e os valores. Muitas pessoas, que foram pela primeira vez, assimilaram esses valores rapidamente”, disse o parlamentar, que na folga ficou emocionado ao  visitar o túmulo de seu bisavô, Kentaro Satou. “Ele foi um grande líder da família e por isso mesmo foi muito emocionante poder prestar essa homenagem”, frisou Woo, que destacou os principais pontos da visita.

“Foi muito bom o debate sobre segurança em toda Ásia envolvendo todos os países vizinhos e a questão das bombas atômicas pela Coreia do Norte. Foi igualmente importante a palestra sobre a economia do Japão atual e a participação do país em seus tratados bilaterais na América Latina com o Peru e o Chile. Também foi muito produtiva a reunião com os líderes estrangeiros, onde constatamos que o principal problema da comunidade brasileira que mora no Japão é a questão da educação dos filhos”, explicou Woo, acrescentando que “também foram muito positivas a oportunidade que tivemos de conhecer o shinkansen e a Casa do Trabalhador da Jica em Yokohama. “Muitos parlamentares ainda não conheciam o tamanho da nossa comunidade no Brasil e sua história”, afirmou.

 

Parceiros – Membro das Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática – CCT – e de Serviços de Infraestrutura (CI), o senador Hélio José destacou a oportunidade de conhecer e aprimorar seus conhecimentos em um país “que tem na tecnologia um grande legado, além da sua inquestionável capacidade de superação”.

Presidente do PR no Paraná, Luiz Nishimori lembrou que “foi a primeira vez que viajamos como convidados do governo japonês”. “O resultado só poderia ser fantástico. Acredito que com esse intercâmbio aumentamos a parceria com o Japão e abrimos essa participação para parlamentares não descendentes de japoneses. Conseguimos reunir pessoas novas, gente que vem para somar e que no futuro certamente serão grandes apoiadores e multiplicadores nas relações bilaterais”, afirmou Nishimori

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

     

     

     

    Related Post

    SISTEMA PENAL: William Woo elogia decisão do STF: ... O deputado federal William Woo (PV-SP) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados no último dia 17 para elogiar a decisão do Supremo Tribunal Federal (S...
    ANDRADINA: Jamil Ono e Márcio Makoto recebem homen... A comunidade nipo-brasileira de Andradina foi destaque no último dia 17 durante as comemorações alusivas ao Dia do Exército. Em solenidade no Comando ...
    VALE DO PARAÍBA: Nishimoto prestigia início das ob... O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve em Paraibuna no último dia 15, para iniciar, oficialmente, as obras de duplicação da rodovia...
    FESTIVAL DAS FLORES: 50º Hanamatsuri espera cerca ... Em comemoração aos 2640 anos do nascimento do Buda Xaquiamuni, a  Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), em conjunto com a Federação ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *