BRASIL-JAPÃO: Prefeito de Nagasaki doa bonde para a cidade de Santos

 

Uma comitiva de Nagasaki visitou nesta terça-feira (28), a prefeitura de Santos para celebrar o aniversário de 40 anos de irmanade entre Santos e a cidade japonesa. O grupo, que inclui o prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, quatro vereadores e vice-presidente da Câmara Municipal de Nagasaki foi recebido no salão nobre, no prédio da Prefeitura de Santos pelo prefeito João Paulo Tavares Papa, vereador Sadao Nakai e presidente da Câmara

Municipal de Santos, Manoel Constantino dos Santos. O prefeito de Nagasaki fez uma doação simbólica de um bonde para a Cidade de Santos, já que o bonde só virá daqui a dois anos.

 

Comitiva japonesa foi recepcionada no prédio da Prefeitura pelo prefeito João Paulo Tavares Papa (Foto: Luci Júdice Yizima)

 

Na ocasião, os prefeitos abordaram assuntos como indústria da pesca, cooperação cultural e técnica entre Santos e Nagasaki, e projetos de desenvolvimento da administração municipal. Em seguida foi apresentado um vídeo institucional com projetos de desenvolvimento para a “cidade inteligente” como está sendo denominada a cidade de Santos.

O prefeito santista, João Paulo Taveres Papa destaca a importância da união bilateral entre as duas cidades. “Eu agradeço a presença dos senhores primeiramente, destaco a importância da comunidade japonesa em Santos”, diz. “Tenho um carinho muito especial pela cidade de Nagasaki, pois Santos tem muita coisa em comum. Quero fortalecer e estreitar este relacionamento pela cultura da paz. E também pelo enriquecimento cultural das duas nações”, enfatiza Papa.

Para o prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue que veio pela primeira vez ao Brasil, fala sobre a doação do bonde a cidade de Santos. “A ideia da doação do bonde a cidade de Santos Surgiu um pouco antes da viagem. Sabemos que Santos possui um dos bondes mais antigos do Brasil. Espero estar colaborando para o museu do bonde, estou admirado com a conservação dos bondes e prédios antigos da cidade”, comenta. “O objetivo da minha viagem é acompanhar o time de futebol e fazer relacionamentos. Como é a primeira vez que venho ao Brasil, pois eu tinha conhecimento que o Brasil só tinha café e carnaval. Fiquei surpreso com a riqueza em varias áreas do país.

Quem sabe futuramente não faremos negócios na piscicultura, cooperação cultural?”, finaliza.

 

Prefeito de Nagasaki fez a doação simbólica de um bonde para a cidade de Santos (foto: Luci Judice Yizima)

 

Segundo o vereador santista, Sadao Nakai, espera que a visita dos parlamentares japoneses seja para estreitar laços de amizades. “Além de mostrar a cultura do café e do futebol, temos a oportunidade de mostrar que a cidade de Santos está aberta para oportunidades de investimentos, que Nagasaki possa colaborar com tecnologia, é uma contribuição muito grande para a cidade de Santos”, conclui.

Os visitantes passearam de bonde pelo Centro Histórico da cidade e foi executada uma cerimônia para abertura participam da abertura da exposição de fotos sobre a bomba atômica lançada em Nagasaki em 1945 no Museu do Surf, instalado no Parque Municipal Roberto Mário Santini (emissário submarino). A comitiva conheceu o monumento dos imigrantes japoneses. Também tiveram a oportunidade de conhecer a orla de Santos.

Um time de futebol Sub-16 do município japonês, que acompanha a comitiva, fez amistoso nesta quarta (29), contra o Santos, na Vila Belmiro. No mesmo dia, a comitiva e atletas assistiram ao jogo entre Santos e Bahia. Na quinta (30) os atletas japoneses irão ao Centro de Treinamento profissional do Santos Futebol Clube para um amistoso, oportunidade em que pretendem conhecer o craque Neymar.

 

 

 

(Luci Judice Yizima)

 

 

Escreva um Comentário