BRASIL-JAPÃO: Príncipe deve se reunir com a comunidade no Bunkyo no dia 28 de outubro

Conforme divulgado pela NHK, a emissora estatal do Japão, o príncipe do Japão Akishino e sua esposa, a princesa Kiko, serão os representantes da família imperial na celebração dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

Akishino, de 49 anos, é o filho mais novo do imperador Akihito e segundo na linha sucessória ao trono do Crisântemo. Ele esteve no Brasil em 1988 por ocasião das comemorações dos 80 anos da imigração japonesa. Já a princesa estará vindo pela primeira vez. No ano passado, o casal esteve no México e na Guatemala.

 

Foto tirada por Massayuki Fukasawa em 2006, durante visita de Akishino ao Paraguai (Massayuki Fukasawa / Nikkey Shimbun)

Foto tirada por Massayuki Fukasawa em 2006, durante visita de Akishino ao Paraguai (Massayuki Fukasawa / Nikkey Shimbun)

 

No Brasil, a agenda oficial ainda não foi divulgada, mas  o Jornal Nippak apurou que no dia 28 de outubro a comitiva japonesa deve começar sua passagem pela capital paulista com uma visita ao Monumento em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa no Brasil, no Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera (zona Sul de São Paulo). Em seguida, o casal deve seguir para o Hospital Santa Cruz.

Após um almoço reservado, Akishino e Kiko seguem para o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), onde cumprem uma série de compromissos. A agenda prevê uma visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e uma audência com cerca de 100 representantes de associações e entidades nikkeis. Em seguida, o príncipe e a princesa  serão recepcionados pela comunidade no Grande Auditório da entidade.

Em agosto, em entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Nippak, a presidente do Bunkyo, Harumi Goya revelou que até lá o Espaço Cultural, que prevê a instalação de um Centro de Gastronomia e Culinária Japonesa no subsolo da entidade – onde anteriormente funcionava o ambulatório do Enkyo, deve ficar “apresentável”.

Ainda de acordo com informações não oficiais obtidas pelo Nikkey Shimbun, Akishino e Kiko devem viajar para a capital paranaense no dia 30 de outubro e no dia 31 devem seguir para as cidades de Londrina e Rolândia, se hospedando em Maringá.

No dia 1 º de novembro, o príncipe e a princesa devem conhecer o Pantanal e no dia 3 de novembro a parada será em Belém (PA). No dia 4 à noite, eles devem seguir para Brasília onde, no dia 5 de novembro, deve ser realizada uma cerimônia oficial com a presença de autoridades dos dois países.

A agenda, ainda sem confirmação, inclui uma passagem pelo Rio de Janeiro, no dia 6 de novembro. O retorno ao Japão está previsto para o dia 8.

Se as expecativas se confimarem, Dilma Rousseff (PT) deve retribuir a visita em dezembro deste ano.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    SÃO BERNARDO DO CAMPO: Toyota reinaugura sede e an... Em cerimônia que celebrou a conclusão da fase inicial do projeto de revitalização da planta de São Bernardo do Campo (SP) – batizado de “São Bernardo ...
    NEGÓCIOS: ‘Nippon Talk 2015’ reúne grandes nomes d... Um evento inovador movimentará as dependências do Nippon Country Club, maior clube relacionado a descendentes de japoneses da América Latina. Trata-se...
    BEISEBOL: Underdogs Vence São Bernardo pela Liga S... Underdogs e São Bernardo fizeram um dos jogos do Play-off (foto: divulgação)   No último dia 14 de julho, no Estádio do Bom Retiro (Mie Ni...
    POLÍTICA: Jamil Ono acompanha posse de Dilma e vê ... Ao acompanhar a cerimônia de posse do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff (PT), no dia 1º de janeiro, no Palácio do Planalto o prefeito de An...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *