BRASIL-JAPÃO: USP e Keio realizam evento com exposição e Simpósio Internacional

A Faculdade de Direito da USP (FDUSP) e o Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão (IDCBJ), em parceria com o Japan Brazil Law & Culture Institute (JBLC) – o “espelho” do IDCBJ no Japão – e a Universidade Keio, realizam de 18 a 20 de agosto, no prédio da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo, o Simpósio Internacional de Direito Brasil-Japão. Será a primeira atividade conjunta entre o IDCBJ, fundado em 1981, e o JBLC, que surgiu há apenas dois anos. A programação tem início na terça-feira (18), às 18 horas, com a abertura da exposição do Museu da Faculdade de Direito da USP em comemoração aos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

 

Kazuo Watanabe, o presidente do IDCBJ, Newton Silveira, e o vice, Tuyoci Ohara (a partir da esquerda (Foto: Aldo Shiguti)

Kazuo Watanabe, o presidente do IDCBJ, Newton Silveira, e o presidente do conselho da IDCBJ, Tuyoci Ohara (a partir da esquerda (Foto: Aldo Shiguti)

 

A mostra, que deve ficar em cartaz no Edifício Histórico (Sala Visconde de São Leopoldo – 1º andar) até o final do ano, reúne fotos e registros de nikkeis que passaram pela instituição ao longo destas 12 décadas e que contribuíram para o desenvolvimento do país, em especial do Estado de São Paulo, nas mais diversas áreas, como os políticos Yukishigue Tamura, o primeiro deputado estadual e também o primeiro deputado federal nikkei no mundo, o também ex-deputado estadual e ex-deputado federal João Sussumu Hirata – que se formou em 1940 –; o ex-deputado estadual Ioshifumi Utiyama; e o ex-deputado federal Antonio Morimoto, entre outros.

Entre os ilustres recentes estão o embaixador do Brasil em Seul (Coreia do Sul), Edmundo Sussumu Fujita, que se formou pela Faculdade de Direito da USP em 1972. Serão homenageados ainda os professores Kazuo Watanabe, Roque Komatsu (1937-2012) e Masato Ninomiya.

O objetivo da exposição, explica o presidente do conselho do IDCBJ, Tuyoci Ohara, é mostrar a ligação da Faculdade de Direito da USP e a comunidade nipo-brasileira e, ao mesmo tempo, a importância da instituição para a sociedade brasileira.

 

Desde 1827 – “Poucas pessoas sabem, mas a Faculdade de Direito de São Paulo foi fundada em 11 de agosto de 1827 juntamente com a de Olinda (PE), ou seja, foi a primeira instituição de ensino superior fundada após a Independência do Brasil”, conta o ex-desembargador Kazuo Watanabe, lembrando que são quase 190 anos de história. “A Faculdade de Direito da USP é mais antiga que a Universidade de Keio”, compara Watanabe, que se formou na instituição em 1959.

De lá saíram nove presidentes da República – o último foi Jânio Quadros, além do atual vice-presidente, Michel Temer (PMDB), que, aliás, foi colega de turma do atual presidente do IDCBJ, Newton Silveira. “Sem contar vários governadores de Estado”, explica Watanabe.

A cerimônia de abertura será realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito com as presenças do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda e do embaixador José Alfredo Graça Lima, subsecretário-geral de Política II do Ministério das Relações Exteriores.

No mesmo dia (18), acontece a solenidade de renovação da assinatura do convênio firmado entre a Universidade Keio e a Universidade de São Paulo. O novo acordo será assinado pelo professor da Faculdade de Direito de Keio, Tsukasa Miyajima, e pelo professor titular da Faculdade de Direito da USP, Ignacio Maria Poveda Velasco.

“Na verdade, esse acordo estará sendo ampliado no âmbito de instituições pois o convênio, firmado em 1981, portanto há 35 anos, foi celebrado entre a Faculdade de Direito da USP e a Faculdade de Direito de Keio”, explica Watanabe.

 

Paineis – As atividades do Simpósio Internacional acontecem nos dias 19 (quarta) e 20 (quinta) e serão divididas em seis painéis: ADR – Solução Adequada de Controvérsias; Direito Concorrencial; Cooperação Judicária entre o Brasil e o Japão; Direito Civil e Direito do Consumidor; Fusões e Aquisições e Governança Corporativa e Responsabilidade Social.

Serão nove palestrantes japoneses, além de profisisonais que trabalham em empresas japonesas instaladas no Brasil. Para as apresentações em japonês haverá tradução simultânea.

Segundo Newton Silveira, a proposta do Simpósio é tentar discutir temas e aspectos jurídicos que interessam para as empresas japonesas, como os desafios para o investidor japonês no Brasil, as tendências e questões recentes sobre a governança corporativa no Japão, a responsabilidade criminal da alta direção empresarial e as experiências brasileiras e japonesas no que se refere à revisão contratatual no Direito Civil e no Direito do Consumidor”, explica Silveira, lembrando que, “nas primeiras décadas nossa preocupação era mais voltada para o Direito Civil”. “Agora, com a criação do nosso espelho no Japão, focamos nossas atenções mais para as questões empresariais, até em função dos interesses dos japoneses em investirem novamente no Brasil”, conta Silveira.

(Aldo Shiguti)

 


 

 

Simpósio Internacional de Direito Brasil-Japão

Quando: De 18 a 20 de agosto

Onde: Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco, 95 – Centro – SP)

Informações e inscrições pelos telefones: 11/3170-1133 ou 5042-2541 ou pelo e-mail: inscricoesidcbj@gmail.com

Abertura da Exposição Comemorativa dos 120 Anos: Dia 18, às 18 horas, na Sala Visconde de São Leopoldo (1º andar do prédio Histórico)

Tanto o Simpósio como a Exposição são gratuitas e abertas ao público em geral

 

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Related Post

    50º SENKOKAI – SELETIVA PARA O GUEINOSAI Onde: Grande Auditório do Bunkyo (Rua São Joaquim 381, Liberdade,  São Paulo) Dia 05/04/2015 Horário: 12h Ingresso: Entrada Gratuita Infor...
    CAMPINAS/BRASÍLIA Renato Chibana e Isadora Kataok...   Com um público animado e interessado em conhecer um pouco da cultura japonesa, foi realizado no dia 21 de outubro a “Mostra da Cultura Japon...
    BRASIL-JAPÃO: Luiz Nishimori faz balanço positivo ... O deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR) voltou entusiasmado da 43º Missão Econômica Empresarial e de Amizade Brasil Japão, realizada entre os dias 1...
    CARREIRAS: Fotógrafo nikkei realiza palestra gratu... Nilton Fukuda (foto: divulgação) O curso Tecnológico em Fotografia da Universidade Guarulhos (UnG) realizará na próxima terça-feira (31), às 20h, ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *