BRASILIA: Espaço Cultural do STJ inicia programação de 2013 com exposição de pinturas japonesas

 

O Espaço Cultural do STJ abre a temporada de exposições de 2013 com a mostra Hana No Sei (Espírito das Flores), de Konomi Miwa. A artista plástica é embaixatriz do Japão no Brasil e traz obra produzida com técnica de pintura japonesa.

O tema da exposição são as flores. De acordo com o embaixador japonês Akira Miwa, sua esposa frequenta todo fim de semana a Ceasa de Brasília, a qual, além das tradicionais frutas, verduras e legumes, dispõe de grande variedade de flores à venda. Assim, ela começou a pintar uma série de quadros de flor, utilizando técnica que ressalta o objeto em si, muitas vezes não retratando sequer o fundo.

Kakejuku da Embaixatriz do Japão – Konomi Miwa (foto: divulgação)

Essa arte japonesa de pintura é conhecida como kakejiku. É feita sobre o washi, papel japonês. A coloração é feita por meio de colagem de iwaenogu, pigmento de pedra moída, sobre o washi. Depois, a pintura é mergulhada na água e fixada em rolo feito de tecido. Diferentemente de quadros emoldurados, o kakejiku é fácil de guardar e transportar, pelo fato de poder ser enrolado.

A exposição, que conta com 20 aquarelas e 3 kakejiku (pintura em rolo de papel) da artista plástica – embaixatriz tem especial predileção em retratar, em suas obras, as orquídeas. Apesar dessas flores serem encontradas em floriculturas no Japão, a embaixatriz ficou muito impressionada com a imensa variedade de orquídeas aqui no Brasil.

 

Essas flores se caracterizam pelas cores vivas e fortes, fazendo com que seja especialmente difícil retratá-las com elegância e sobriedade sobre as telas. Mesmo assim, a artista veio pintando as suas orquídeas, e tal perseverança fez com que sentisse o resplendor da vida das orquídeas.

Certa feita, quando esteve em Tocantins para pescar, enquanto lanchava sob a sombra de uma grande árvore, a artista-embaixatriz percebeu que aquela árvore estava envolta de orquídeas em mutualismo. Que comovente força vital! Até então, só se atinha às flores propriamente ditas, mas as folhas, as raízes, enfim, todo o conjunto representa a robustez da vida. Dessa contemplação e reverência à vida resultou uma obra. Parecia até estar dialogando com a essência, o Espírito.

O coquetel de abertura da mostra foi  na quarta-feira (20). A mostra é aberta ao público em geral, sem restrição de faixa etária. As visitas podem ser feitas até 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 19h.

 

Fonte: STJ e Embaixada do Japão

 

SERVIÇO

Mostra Hana No Sei (Espírito das Flores), de Konomi Miwa

Quando: 20 a 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 19h

Onde: Espaço Cultural do STJ, que fica no mezanino do prédio dos Plenários, no SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, em Brasília.

Mais informações pelos telefones (61) 3319-8460 ou 3319- 8373.

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

One Comment

  1. Ficamos imensamente felizes de ver aqui, no Jornal Nippak: “Hana No Sei” abrindo a programação das exposições no Espaço Cultural do Superior Tribunal da Justiça em Brasília.
    Admiramos a Expositora-Embaixatriz do Japão KONOMI MIWA, e suas lindas obras!!! Com fascinante domínio cromático, ela dá vida às flores: interpreta formas e sutilezas com olhar de botânica e habilidade de artista.
    Nossos parabéns: desejamos que muitas outras mostras se sucedam!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *